Geral

Erro teria derrubado aeronave

Publicado por Branca Alves, em 3.08.2015 às 09:32

Por Carol Brito
Da Folha de Pernambuco

A poucos dias de completar um ano do acidente aéreo que vitimou o ex-governador Eduardo Campos e mais seis pessoas, as investigações sobre a causa caminham para erro de projeto do modelo da aeronave Cessna. À Folha de Pernambuco, o irmão do ex-governador, o advogado Antônio Campos, revelou que há procedimentos em curso para uma ação contra a Cessna, pois a empresa já teria sido notificada pelas famílias do piloto e co-piloto, embora os advogados deles se neguem a comentar o assunto, bem como seus familiares. Há suspeitas de erro de projeto no modelo Cessna Citation, que em determinadas circunstâncias teria apresentado problemas em mais de uma situação, como descreve Antonio Campos na entrevista que pode ser lida na edição desta segunda-feira (3) da Folha.

O advogado Josemeyr Oliveira, representante das famílias de Marcos Martins e Geraldo Magela, respectivamente piloto e co-piloto da aeronave, afirmou que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) estão abrindo novas investigações sobre o equipamento do avião. Ainda segundo o advogado, os familiares aguardamos resultados.

Os parentes contrataram um perito para cuidar dos levantamentos do projeto da aeronave, a fim de verificar possíveis falhas. No entanto, o representante não quis tratar sobre a possibilidade de um processo contra a fabricante ou sobre as investigações. Oliveira é membro da Academia Brasileira de Direito Aeronáutico e já trabalhou em casos envolvendo acidentes com aeronaves da TAM e da Airfrance.

Antônio acredita que a causa do acidente que vitimou seu irmão foi um erro no projeto do estabilizador horizontal do avião. A falha teria colocado a aeronave em posição Nose Down (nariz para baixo), o que a teria feito se auto-comandar, levando-o a “mergulhar” bruscamente. O advogado relata que há precedentes de problemas idênticos em outras aeronaves da Cessna.

Segundo matérias publicadas na imprensa nacional, na época da tragédia, o risco da manobra é citado no manual do Cesnna Citation 560 XL. Nas instruções, haveria um alerta para a possibilidade de a aeronave ser puxada para baixo quando os flaps (dispositivo para dar sustentação ao avião em baixas altitudes) forem recolhidos em alta velocidade. O relatório da Força Aérea Brasileira sobre o acidente que vitimou Campos confirmou que a aeronave estava como trem de pouso e os flaps recolhidos no momento do acidente. Com o intuito de evitar a falha, a Cessna teria criado um dispositivo para impedir que o nariz do avião seja jogado para o solo quando estiver em velocidade alta.

Procurada pela reportagem, a Cessna Aircraft Company afirmou que trabalha junto às autoridades governamentais de aviação responsáveis por investigações relacionadas ao acidente e não comenta as investigações em andamento.

Além de Campos, do piloto e do co-piloto, morreram no acidente os fotógrafos Alexandre Severo e Marcelo Lyra, o jornalista Carlos Percol e o assessor Pedro Valadares.







Comitiva brasileira participa de Fórum na China

Publicado por Alex Ribeiro, em 2.08.2015 às 17:30

O grupo é formado por membros do governo, da sociedade civil e de partidos da base e oposição (Foto Divulgação)

O governo chinês está realizando durante julho e agosto o segundo Fórum de Políticos Jovens da China e América Latina. Participam do evento delegações do Peru, Venezuela, Mexico, Equador e Brasil. A comitiva brasileira é composta por membros do governo, da sociedade civil, e de partidos da base e oposição, como Flávio Campos (PSB), Arthur Porto (PMDB), Everton Gomes (PDT) e Marcus Barão (Conselheiro Nacional de Juventude).

Durante a abertura do Fórum estavam presentes membros da alta cúpula da diplomacia chinesa, como o Secretário do Comitê Central da Liga da Juventude Comunista e o Conselheiro da Direção Geral da América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores do Governo da China. O Brasil não enviou seu representante oficial.

Em seu discurso na abertura do segundo Forum de Políticos jovens da China e América Latina, o senhor Wang Jialei, da Direção Geral para América Latina e Caribe do Departsmento Internacional do partido comunista Chinês destacou o papel de protagonismo da juventude para o desenvolvimento da China, visão que fundamenta e justifica o investimento feito em iniciativas como o presente forum. Esta visão é compartilhada pelas demais delegações e embaixadas, com a exceção, aparentemente, da embaixada brasileira.

Além dos Fóruns, o governo chinês já realizou outros seis colóquios de Políticos Jovens da América Latina.







PCR festeja aniversário do Jardim Botânico

Publicado por Márcio Didier, em 1.08.2015 às 20:07

Um sábado de festa. Assim foi a comemoração dos 36 anos de fundação do Jardim Botânico do Recife (JBR) e a elevação de categoria, que colocou o espaço entre os cinco melhores do Brasil e o melhor do Norte e Nordeste. O prefeito Geraldo Julio participou das comemorações acompanhado da família.

O anúncio da elevação da categoria “C” para “A” foi feita nos últimos dias pelo Ministério do Meio Ambiente. A medida reconhece a importância do acervo e do trabalho desenvolvido no local visando a preservação da flora brasileira. Para marcar o título, a festa de aniversário  contou com atividade de arte-educação, corte de bolo, lançamento da revista científica Arrudea, apresentação da orquestra de câmara Anjoluz, entre outras atividades.

Geraldo comemorou o fato do JBR estar cada vez com mais visitantes após a requalificação que o espaço recebeu. “O Jardim Botânico era conhecido por poucas pessoas da nossa cidade. Esse convívio com a natureza é muito importante e isto pode ser feito aqui dentro da nossa cidade, principalmente para os jovens e as crianças. Isso desenvolve uma consciência melhor sobre o meio ambiente para o futuro”, destacou.

Ainda durante o ato, o prefeito reforçou o convite para que todo recifense e pessoas moradoras de outras cidades visitem o espaço. “Vir para o Jardim Botânico, passar o dia aqui, trazer a família, é muito importante. O espaço também serve para desenvolver a educação ambiental e isso se reflete na nossa cidade, com o cuidado com o lixo”, acrescentou.

Para conquistar o novo patamar, o Jardim Botânico, equipamento ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife, precisou atender às 16 exigências da resolução 339 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A legislação define regras para criar esse tipo de equipamento e normatiza suas atividades. De acordo com ela, os espaços têm uma função estratégica dentro do programa de conservação da flora nacional, devido a suas coleções de plantas, trabalhos de reflorestamento, ações educativas e pesquisas feitas pelo seu corpo técnico.

“Ainda em 2013 entregamos à população um Jardim Botânico todo requalificado, com jardins, praças, e outros espaços restaurados. Também implementamos um grande programa de educação ambiental que funciona de terça a domingo. Investimos ainda em pesquisa científica com os nossos próprios técnicos. Então, todas estas ações que realizamos aqui fez com que o nosso Jardim fosse elevado à categoria ‘A’”, lembrou a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa.

A reforma completa aconteceu em 2013, quando o espaço ganhou seis novos atrativos (jardins plantas medicinais, bromélias, cactos, palmeiras, flores tropicais e o econúcleo). Com isso, o espaço se tornou um dos mais queridos pela população, chegando a bater recorde de visitação. Desde sua reabertura até agora, mais de 100 mil pessoas por ano foram ao parque passar alguns momentos em conexão com a natureza. Antes, a média anual era de três mil pessoas.

Pessoas como Márcio Gomes, presidente do grupo escoteiro Chico Science, que realiza trabalho ambiental junto ao Jardim Botânico e reúne grupos de crianças para conhecer o local. “Hoje em dia nós temos que pensar na questão ambiental todos os momentos. Em tudo que a gente faz. O meio ambiente não é só mato e floresta. O meio ambiente está dentro da gente. Espaços como estes precisam ser multiplicados e cuidados, para que as próximas gerações tenham este tipo de consciência”, pontuou







Ministro afirmou que os responsáveis pela ação mexeram em valores "intocáveis" da democracia (Foto: José Accioly/Blog da Folha)

O ministro Jaques Wagner (Defesa) criticou neste sábado (1º) a avaliação inicial da Polícia Civil de São Paulo sobre o ataque à sede do Instituto Lula com uma bomba de fabricação caseira e classificou a ação de “terrorismo”. Rebatendo a suspeita dos agentes de que se tratava de um ato de “baderneiros” e não de um crime político, Wagner afirmou que os responsáveis pela ação mexeram em valores “intocáveis” da democracia.

“Eu acho que [o ataque] é grave e acho que foi pobre a afirmação da Polícia Civil de São Paulo porque não se trata de ter sido alguém organizado ou não”, afirmou o ministro em Salvador, antes de reunião do diretório do PT da Bahia, Estado que governou entre 2007 e 2014.

“Está se criando um clima no país em que alguém se acha no direito, seja ele quem for, pode ser um cidadão comum, de chutar as costas do prefeito de Maricá (RJ) ou de botar uma bomba explicitamente no local de trabalho de um [ex-presidente]“, acrescentou. “Isso é inadmissível para qualquer um, porque o terrorismo é a pior forma de se trabalhar as diferenças.”

Segundo ele, “não se trata de ser um baderneiro”. “O baderneiro não jogou a bomba para o alto, jogou no Instituto Lula”, disse.

Sem citar nomes, Wagner se referiu aos grupos que defendem o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) como responsáveis por incentivar ações similares.

“A tentativa de quebra da regra da naturalidade da democracia é que eventualmente embala loucos como esse que jogou a bomba. Porque outros, sem serem loucos iguais [ao que arremessou o artefato], [o] embalam.”

O ministro está na Bahia acompanhado do presidente nacional do PT, Rui Falcão, que também criticou a avaliação da Polícia Civil e chamou o episódio de “ato de violência contra a maior liderança que o país já produziu”.

Bomba

O artefato com material inflamável e pregos foi arremessado por ocupantes de um carro sedã escuro às 22h18 de quinta-feira (30), na sede do Instituto Lula, no Ipiranga, zona sul de São Paulo. A bomba provocou danos no portão da garagem.

Os estragos foram percebidos pelos primeiros funcionários a chegar ao trabalho no instituto, às 8h de sexta-feira (31).
Nas redes sociais, a presidente Dilma Rousseff creditou o ato à intolerância.

O Instituto Lula foi criado em 2011, com o término do segundo mandado do ex-presidente Lula, em substituição ao Instituto da Cidadania, onde o petista debatia propostas políticas antes de ser eleito, e cuida do acervo histórico do ex-presidente.

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo determinou a abertura de uma investigação e a realização de uma perícia pela Polícia Civil.







Comitiva do Amazonas vêm a Pernambuco conhecer o Pacto pela Vida

Publicado por Alex Ribeiro, em 31.07.2015 às 16:40

O Governo do Estado do Amazonas enviou uma equipe de três pessoas para, durante uma semana, conhecer de perto o Plano Estadual de Segurança Pública de Pernambuco, o Pacto Pela Vida. A comitiva amazonense, chefiada pelo secretário executivo de Assistência Social, Guilherme Sette, passou a semana analisando as ações realizadas pelo Pacto pela Vida. A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) ficou responsável pelo acompanhamento da equipe do Norte do País.

De acordo com Guilherme Sette, o Governo do Amazonas está em fase de planejamento para criar um programa de combate à violência letal e que, nesta fase de pesquisas, identificou em Pernambuco um caso exitoso. “Estamos fazendo o nosso benchmarking e visitaremos todos os Estados que consideramos que são bons exemplos. Aqui, em Pernambuco, o Modelo de Gestão por Resultados usado no Pacto Pela Vida foi o que mais nos chamou atenção positivamente”, afirmou.

O gerente geral do Núcleo de Gestão por Resultados da Secretaria de Defesa Social, Ryan Amorim, acompanhou os amazonenses que, durante os cinco dias, participaram de quatro câmaras setoriais (Prevenção Social, Enfrentamento ao Crack, Defesa Social e a do Pacto Pela Vida), conheceram o Governo Presente e o Programa Atitude.

“Fomos muito bem recebidos aqui em Pernambuco. Conseguimos realmente nos aprofundar na matéria e, em contato com os gestores que trabalham no Núcleo de Gestão por Resultados, aprendemos detalhes do funcionamento como, por exemplo, criar indicadores de desempenho”, explicou Sette.

Desde o início do ano, a Seplag já recebeu a visita de seis comitivas interessadas em conhecer o Modelo de Gestão. Entre elas, representantes do governo de Honduras e dos Estados de Tocantins e Maranhão.







Regulamentação das cinquentinhas passa a ser responsabilidade do Detran

Publicado por Branca Alves, em 31.07.2015 às 13:00

Por Tiago André Santos, da Folha de Pernambuco

Foram publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (31) as alterações no Código de Transito Brasileiro (CTB) que mexem diretamente com os proprietários de motos de até cinquenta cilindradas, as chamadas cinquentinhas. A Lei de Nº 13.154 de 30 de julho altera o inciso XVII do artigo 24 do CBT, onde relaciona as competências dos municípios, retirando do texto a palavra “ciclomotores” das obrigações de registrar e licenciar esse tipo de transporte. Com isso, caberá aos órgãos de trânsito estaduais, os Detrans, a atividade de emplacar os veículos de duas rodas.

A nova redação do Código deve acabar com a polêmica e a falta de controle e fiscalização pelos usuários de cinquentinhas. “A partir de hoje um ciclomotor só poderá sair da revendedora licenciado e emplacado. Já questão da condução, o código já previa o uso do capacete e da habilitação, mas agora os órgãos de trânsito poderão notificar qualquer tipo de infração, fiscalizar, apreender e localizar o proprietário”, explicou o presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco, Charles Ribeiro.

Com relação as cinquentinhas que já estão rodando, o gestor esclareceu que o Estado ainda deverá elaborar uma regulamentação para convocar os donos dos veículos para realizar o emplacamento. Atualmente, a taxa de licenciamento é de R$128 mais R$395 do seguro DPVAT. “O Detran-PE está preparado desde o início do ano para o emplacamento dos ciclomotores. Hoje Já são 983 veículos que já circulam com a placa em Pernambuco”, disse Charles.

Ainda segundo o presidente do órgão, inicialmente quem terá que se adequar são as revendedoras, que deverão ter o cadastro na Base de Índice Nacional (BIN) e o registro na Secretaria da Fazenda para emitir a nota fiscal.







Instituto Internacional de Estatística terá primeiro presidente brasileiro

Publicado por Branca Alves, em 31.07.2015 às 11:03

Pedro Luís do Nascimento Silva, pesquisador da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, vai presidir o Instituto Internacional de Estatística (Foto: Divulgação)

Agência Brasil (Rio de Janeiro) – Pela primeira vez, desde que foi fundado em 1885, o Instituto Internacional de Estatística (International Statistical Institute – ISI) terá um brasileiro na presidência. A instituição é a mais antiga e considerada a mais importante associação internacional de estatísticos. O pesquisador da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Pedro Luís do Nascimento Silva, vai assumir nesta sexta-feira (31) a presidência em uma cerimônia, às 16h, no encerramento do 60º Congresso Mundial de Estatísticas, que reuniu especialistas em estatísticas, nesta semana, no Riocentro, zona oeste do Rio de Janeiro.

O Instituto, que começou com 81 membros, atualmente tem cerca de 5 mil integrantes e 2 mil membros eleitos de 140 países. O mandato é de dois anos e a instituição não tem tradição de reeleição. “Não há vedação à recondução, mas a tradição é que há tanta gente em condição de ser líder, que não há o costume em propor a permanência de qualquer pessoa por mais de dois anos”, explicou Pedro Luís do Nascimento Silva, em entrevista à Agência Brasil.

Os planos do futuro presidente à frente do ISI já estão traçados, um deles é levar energia nova à instituição com o engajamento de sócios e membros mais jovens. Na avaliação de Pedro Luís, a organização tem enfrentado um processo de envelhecimento, que classificou de comum a muitas associações científicas, já que as gerações mais jovens têm sentido menos necessidade de se associar e participar de instituições científicas tradicionais.

“É um dos desafios que nós temos que enfrentar e ao qual eu pretendo dedicar bastante atenção nos próximos anos. Um programa para recrutar, engajar e envolver membros jovens que possam trazer suas ideias e contribuições para ampliar o que a associação já produz e torná-la ainda mais atraente para essas gerações jovens que, de alguma maneira, têm encontrado outros caminhos de se conectar uns com outros ao redor do planeta”, apontou.

Outra área que ele quer desenvolver é capacitar pesquisadores para trabalhar com estatística da melhor maneira possível, em particular, em países menos desenvolvidos. O pesquisador explicou que o mundo vive em uma era em que a informação é abundante e variada. “Ela cobre uma multidão de temas que a gente até há pouco tempo não conseguia saber muito. Agora, tornou-se mais barato coletar informações de certos tipos, mas isto gera imensos desafios, porque essas informações são de volume grande, chegam a nós com muita velocidade e nem sempre da melhor qualidade. Tem muitos erros, até pela velocidade com que são capturadas e tratadas”, indicou.  Leia Mais







Atualizada às 16h21

No dia da posse do novo superintendente da Sudene, João Paulo (PT), o juiz federal Roberto Wanderley Nogueira determinou a desocupação imediata de todo o prédio da Autarquia. O motivo seriam os riscos gerados por problemas na estrutura do edifício e no seu sistema de prevenção e combate a incêndios. Um prazo de cinco dias foi concedido para que o local seja desocupado.

Questionado sobre a determinação da Justiça Federal, João Paulo disse que ainda não tem condições de se pronunciar, pois acabou de assumir o cargo. “Ainda nem esquentei a cadeira”, brincou o novo superintendente.

A decisão do magistrado atende, em parte, limitar pedida pela Amatra VI – Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região. No local, funcionam 15 órgãos públicos, dentre as quais, 23 varas trabalhistas da Capital.

A entidade argumentou que o prédio “se encontra em condição precária, improvisada, insalubre e insegura”, fundamentando sua alegação com a apresentação de laudos da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos/Secretaria Executiva de Defesa Civil – SEDC, e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.

Além disso, a associação requereu que fossem adotadas “medidas indispensáveis à segurança do imóvel em que trabalham seus associados, incluindo-se a obtenção de atestado de regularidade contra incêndios (…) e a determinação de que a ré não se utilize do prédio em questão até que as referidas medidas de segurança sejam tomadas”.

Entre as recomendações que devem ser seguidas, a retomada dos serviços de reforço estrutural iniciado nos pilares e o atendimento das normas de segurança da edificação, no que diz respeito à proteção contra incêndio.

O juiz federal tentou conciliação entre as partes e, por fim, acompanhado de um perito, visitou o edifício e constatou a situação. O magistrado determinou, ainda, a publicação do edital, afixando-se cópias nas entradas do prédio objeto da ação.

Os outros órgãos que possuem salas no prédio, como o IBGE, o Ministério da Saúde e a CODEVASF, entre outros, foram citados para que também participassem do processo.

Confira, abaixo, a liminar na íntegra:

Liminar Concedendo a Desocupação da Sudene







Paulo destaca estímulo à inovação na Campus Party

Publicado por Alex Ribeiro, em 23.07.2015 às 22:30

O governador Paulo Câmara (PSB) esteve presente na abertura da 4ª edição Campus Party Recife, nesta quinta-feira (23). Além de participar da abertura oficial do evento, o socialista visitou a arena onde participantes e campuseiros desenvolvem projetos e trocam conhecimento.

“Ter a oportunidade, mais uma vez, de ver no nosso Estado a discussão de temas como esses que os jovens tratam aqui é uma coisa única. Dessa forma, vamos fazer com que Pernambuco, o Nordeste e o Brasil se desenvolvam, alcancem cada vez mais o nível de evolução, de produtividade e de conectividade que precisamos para estarmos no patamar que o Brasil merece, sendo um dos países mais promissores do mundo”, avaliou o socialista.

De acordo com Câmara, a Campus Party mostra que a tecnologia e a inovação têm extrapolado as universidades e as escolas. Segundo ele, as pessoas tem oportunidade de mostrar seu talento neste tipo de evento.

“São avanços que apontam para o futuro que queremos, onde a inovação e a produtividade estejam presentes no dia a dia de todos”. disse.

Apoio

Além de ser um dos principais patrocinadores do evento, com aporte de R$ 1,2 milhão e cessão do Centro de Convenções, o Governo do Estado marca presença na Campus Party com a participação das secretarias de Educação (Seduc) e também de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec). Participando pelo segundo ano do evento, a Sectec promove uma iniciativa voltada para Startups. Trata-se da primeira edição da Maratona de Negócios, que tem por objetivo impulsionar as indústrias de TI, especialmente por estimular a criação de aplicativos e serviços úteis, convertendo as ideias desenvolvidas em negócios operantes.

Inclusão Digital

A Secretaria de Educação inscreveu 500 alunos de Escolas Regulares e de Referência nas oficinas de inclusão digital. Além disso, 50 alunos de Escolas Técnicas estaduais participam da feira como campuseiros, ou seja, ficam acampados na feira até este domingo (26). O grupo de estudantes participa de cursos como Rede de Computadores, Web Integral, Info Subsequente, Técnico em Informática, Técnico em Rede de Computadores, Manutenção e Suporte em Informática, Programação e Multimídia.

A feira

A Campus Party em Recife tem o mesmo tema da edição nacional, que faz uma homenagem aos 150 anos do livro “Da Terra à Lua”, do escritor Júlio Verne. Em 2015, o número de barracas passou de 809 para 1.570, e o tamanho físico ocupado saiu de 12 mil para 27 mil metros quadrados. O incremento na edição deste ano é fruto do sucesso da versão passada, que recebeu o maior público desde que uma edição especial do evento passou a ser realizada na capital pernambucana, alcançando a marca de 4 mil campuseiros nos cinco dias de feira – o dobro da edição realizada em 2013.







IPCA-15 acumulado nos últimos 12 meses é o maior desde dezembro de 2013

Publicado por Branca Alves, em 22.07.2015 às 11:05

Agência Brasil (Rio de Janeiro) – A prévia da inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) teve variação de 0,59% em julho, desacelerando 0,40 ponto percentual em relação ao mês anterior. Em junho, o índice foi 0,99%. O IPCA-15 dos primeiros sete meses do ano fechou com alta acumulada de 6,9%, com a inflação dos últimos doze meses acumulando alta de 9,25%.

Os dados do IPCA-15 foram divulgados nesta quarta-feira (22), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A variação de 0,59% de julho deste ano foi o índice mais elevado desde julho de 2008, quando atingiu 0,63%.

O índice havia sido 0,17 e 6,9%, relativo ao acumulado do ano, ficou acima dos 4,17% do mesmo período do ano anterior. Já o índice de 9,25%, referente ao acumulado dos últimos 12 meses, superou a taxa de 8,8% do período anterior. O índice foi o mais elevado resultado em 12 meses desde dezembro de 2003. Em 2003, o índice de 12 meses atingiu 9,86%.







ProUni Recife oferece bolsas ainda neste semestre

Publicado por Alex Ribeiro, em 20.07.2015 às 19:10

Anúncio foi feito nesta segunda-feira (20) (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

O prefeito Geraldo Julio (PSB) anunciou, nesta segunda-feira (20), o calendário do ProUni Recife, que oferece aos recifenses 283 bolsas integrais em 40 diferentes cursos de graduação regulares para o semestre letivo 2015.2 em oito instituições de ensino. A iniciativa foi um compromisso registrado no Programa de Governo do gestor e as inscrições serão iniciadas no próximo sábado (25), seguindo até o dia 31 deste mês.

“Nós teremos agora um conjunto de jovens que não teria acesso à universidade, não teriam acesso a um diploma de curso superior. Foi um compromisso do programa de governo, que virou projeto e agora se transforma em realidade já a partir do próximo sábado”, avaliou Geraldo Julio.

Os resultados da primeira chamada do processo seletivo serão divulgados no dia 3 de agosto. Já as matrículas da primeira chamada nas Instituições de Ensino Superior (IES) serão realizadas de 4 a 6 de agosto. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site www.prouni.recife.pe.gov.br.

Os requisitos para ser beneficiado pelo programa são: ser brasileiro, residente e domiciliado no município do Recife, não portador de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de dois salários mínimos; ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; ter realizado Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com média mínima de 450 pontos e não zerar a prova de redação; comprovar residência no município do Recife por, no mínimo, três anos, contados da data de inscrição do Programa; não possuir diploma de graduação nem se encontrar matriculado em outro curso de ensino superior.

Mais informações sobre o Prouni Recife também podem ser obtidas pelo e-mail prouniatende@recife.pe.gov.br e pelo telefone (81) 3355-2569.







Mendonça afirma que crise política deve piorar no segundo semestre

Publicado por Alex Ribeiro, em 20.07.2015 às 18:30

Democrata também criticou o empréstimo do Governo Federal a países como Venezuela, Bolívia e Cuba (Foto: Marina Mahmood/Folha de Pernambuco)

Líder do DEM na Câmara, o deputado federal Mendonça Filho afirmou que espera ainda mais dificuldades no segundo semestre no âmbito político. Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, nesta segunda-feira (20), o democrata voltou a tecer inúmeras críticas contra a gestão da presidente Dilma Rousseff (PT). “Se a gente tem uma crise política essa crise se transforma cada dia mais em uma crise institucional”, disse.

“A gente tem uma crise política no Congresso Nacional com vários fatos que foram acompanhados por todos e que agravaram com a relação tensa entre o parlamento, o Congresso Nacional e a presidente Dilma. E com o pano de fundo desse quadro geral, tem a situação ética, moral e a crise gerada pelo petrolão, que é um escândalo de proporções gigantescas e que atinge o coração do petismo da presidente Dilma”, relatou Mendonça.

Ele também voltou a criticar o empréstimo que a presidente fez a países como Venezuela, Bolívia e a Cuba. “Enquanto aqui falta tudo”, bradou, criticando ainda o apoio do governo com o bolivarianismo.

“Falta infraestrutura, transporte, falta porto, falta complemento no sistema aeroportuário, faltam estradas. A gente tem que investigar como o BNDES foi utilizado para alimentar essa ação sistêmica do petismo vinculado ao bolivarianismo, que são os amigos do PT na América Latina”, disse.

Em sua opinião, a CPI dos Fundos de Pensão será de grande contribuição par ao País. “Esse é o caminho, porque não dá para viver numa situação onde as pessoas querem a apuração desses fatos todos e o Governo faz cara de paisagem, como se anda existisse”, concluiu Mendonça.







#CunhaNaCadeia fica entre os assuntos mais falados nas redes sociais

Publicado por Alex Ribeiro, em 17.07.2015 às 21:30

Depois de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara ser citado como destinatário de propina de US$ 5 milhões no esquema da Petrobras e anunciar seu rompimento com o governo, a hashtag #CunhaNaCadeia é uma das mais comentadas das redes sociais nesta sexta-feira, 17, e se manteve entre os assuntos mais falados no Twitter durante o pronunciamento do parlamentar, que falou sobre os projetos e trabalhos da Casa no primeiro semestre.

Mesmo depois do pronunciamento do presidente da Câmara, que foi ao ar às 20h25, a hashtag #CunhaNaCadeia se manteve no segundo lugar no trending topics mundial do Twitter e no primeiro lugar no Brasil. A maioria dos comentários eram críticas ao político, lembrando da denúncia de que ele teria recebido propina de US$ 5 milhões.

Alguns internautas afirmavam que os criadores da hashtag eram petistas. Outros registraram manifestações de panelaços durante a o pronunciamento de Cunha. Durante parte da noite, #CunhaNaCadeia chegou a ocupar o primeiro lugar.

(Fonte: Estadão Conteúdo)







Geraldo acompanha missa em homenagem à padroeira do Recife

Publicado por Alex Ribeiro, em 16.07.2015 às 20:00

Celebração foi presidida pelo arcebispo Dom Fernando Saburido(Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

O prefeito Geraldo Julio (PSB) participou, nesta quinta-feira (16), da missa campal em homenagem à padroeira do Recife, Nossa Senhora do Carmo. A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano do Recife, Dom Fernando Saburido. A solenidade ocorreu no Pátio do Carmo, em frente à Basílica que homenageia a santa, no bairro de Santo Antônio. O socialista estava acompanhado da primeira-dama, Cristina Melo, e do vice-governador Raul Henry (PMDB).

“Hoje, mesmo em um dia de chuva, veio muita gente expressando sua fé, fazendo agradecimentos e pedindo bênçãos. Estamos passando por um ano muito difícil no país e neste momento as preces e a fé são muito importantes”, definiu Geraldo.

De acordo com o gestor, a Prefeitura do Recife dedica um apoio importante à Festa de Nossa Senhora do Carmo. “É uma manifestação que envolve muita gente na cidade. Muitas pessoas que têm fé em Nossa Senhora do Carmo. E estamos atuando com toda uma infraestrutura necessária para que tudo ocorra com muita paz e a população circule com tranquilidade”, acrescentou.

A Prefeitura do Recife atuou na festa com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), que destacou 80 agentes de trânsito para o trabalho de fiscalização e operação de tráfego, com o objetivo de proporcionar mobilidade no entorno do bairro de Santo Antônio, onde fica a Basílica do Carmo. Já a Guarda Municipal do Recife (GMR) estava com um efetivo de 20 agentes no combate à poluição sonora e à depredação ao patrimônio público.







Barbosa defende veto ao aumento salarial do Judiciário

Publicado por Alex Ribeiro, em 13.07.2015 às 16:30

Agência Brasil (Brasília) – O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, reforçou a opinião da presidenta Dilma Rousseff e indicou que o reajuste médio de 59,49% para servidores do Poder Judiciário deve ser vetado pelo governo.

“O reajuste [aprovado no Senado] não está compatível com o reajuste fiscal. Isso deve ser motivo para o veto. A presidenta se manifestou sobre isso na viagem”, disse Barbosa em entrevista nesta segunda-feira (13), em Brasília.

Durante viagem à Itália, no último fim de semana, Dilma comentou a inviabilidade de concessão de um reajuste como este. “Estamos avaliando, porque é impossível o Brasil sustentar um reajuste daquelas proporções. Tem certas… certos valores, certas quantidades de recursos que algumas leis exigem, que são impraticáveis. O país não pode fazer face a isso.”

De acordo com o Ministério do Planejamento, o aumento para 117,5 mil servidores ativos e inativos do Judiciário custaria R$ 1,5 bilhão este ano, R$ 5,3 bilhões, em 2016 e R$ 8,4 bilhões, em 2017, até atingir R$ 10,5 bilhões anuais a partir de 2018.

A presidenta trata do reajuste do Judiciário enquanto negocia com servidores do Poder Executivo. “Com o Executivo estamos em negociação. Estamos trabalhando, seguindo um cronograma para apresentar ao Congresso, até o final de agosto, o reajuste do Executivo”, disse Barbosa.

A proposta do governo é aumento de 21,3%, divididos em quatro parcelas até 2019. Os trabalhadores pedem, para o ano que vem, reajuste de 27,3% para repor perdas salariais desde 2010. Eles pedem ainda que o reajuste seja negociado anualmente.