Geral

Aprovados em concurso da Câmara do Recife realizam protesto

Publicado por Alex Ribeiro, em 21.05.2015 às 23:38

Os aprovados do último concurso da Câmara Municipal do Recife vão protestar, nesta sexta-feira (22), às 10h, contra a demora da Casa em nomear os classificados do certame. A prova foi aplicada em outubro de 2014 e o resultado definitivo saiu em dezembro. Nenhum dos aprovados, das mais diversas áreas, ainda foi nomeado.

O concurso foi homologado no último mês de março. Os aprovados no último concurso já se reuniram com vereadores da comissão do certame mas, segundo eles, nenhum dos encontros surtiu efeito quanto à convocação dos classificados.

Nesta sexta será realizada uma audiência pública sobre a Lei Orçamentária 2016 da Câmara. Os aprovados irão aproveitar a ocasião para chamar a atenção da Casa.







Barbosa critica Dilma por não vetar aumento do fundo partidário

Publicado por Alex Ribeiro, em 20.05.2015 às 22:20

Ex-ministro participou de um congresso em São Paulo, nesta quarta-feira (20) (Foto: Elza Fiúza/ABr)

O ex-ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF) disse nesta quarta feira (20), que a presidente Dilma Rousseff (PT) cometeu um ‘erro político imperdoável’ ao não vetar a lei aprovada pelo Congresso que aumentou os recursos destinados ao Fundo Partidário.

“Há cerca de um mês a presidente da República, em um gesto absolutamente insensato, deixou de vetar uma lei irracional votada pelo Congresso que aumentou o valor do fundo partidário. Essa verba do orçamento que banca as atividades dos partidos, essa verba era algo de duzentos e poucos milhões de reais, que já era uma quantia enorme, foi aumentada para 900 milhões de reais.A presidente da República deveria ter vetado, mas deixou passar, um erro político imperdoável”, disse o ex-presidente da mais alta Corte judicial do País.

Barbosa participou em São Paulo do congresso da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima). Ele disse que “a corrupção pública é muito incentivada pelo modelo de organização da política que foi adotada”.

“A evolução do sistema político brasileiro contribui para isso (a corrupção)”, afirmou o ex-ministro. “Um sistema partidário fragmentado, sistema de partidos políticos destituídos de qualquer ideário, de qualquer conotação ideológica ou o que o valha. A atividade politica se tornou um meio para se atingir outros objetivos que não aquele de atender os interesses da coletividade. E impune”.

Ele afirmou que “o esporte mais praticado pelo Congresso é a vontade de derrotar o Executivo nessa ou naquela proposta”. Segundo Barbosa, o Congresso “em vez de contribuir propositivamente com políticas públicas, usa seu poder muito mais para chantagem, não é participativo” Em sua avaliação, “o Legislativo se acomodou ao presidencialismo de coalizão”.

Ao criticar a ampliação dos recursos destinados ao Fundo Partidário, Joaquim Barbosa foi enfático. “Há hoje coisas inaceitáveis que o brasileiro sequer discute. A ideia de tirar uma parcela, uma fatia importante do orçamento público dedicada aos parlamentares para que possam usar lá em seus currais é algo absolutamente inaceitável.”

“Eu vejo tudo isso com uma involução. O Poder legislativo, que é extremamente importante, está muito preocupado em se perpetuar nos cargos.”

Da platéia que o aplaudiu demoradamente, o ex-ministro ouviu a pergunta. “O sr. vai nos dar o privilégio de se tornar candidato a presidente em 2018?”. Ele disse que “tornar-se presidente de seu país é a honra suprema”.

Em seguida, fez uma ressalva, em meio à ovação. “Mas, em primeiro lugar é preciso ter vontade e até hoje não tive essa vontade, é simples”, disse Barbosa. “Pode ser que daqui a alguns anos, mas essa vontade até hoje não tive, não.”

(Fonte: Estadão Conteúdo)







FBC propõe colocar a desertificação do semiárido na pauta do País

Publicado por Branca Alves, em 20.05.2015 às 10:45

Senador se mostrou preocupado com o processo de desertificação do semiárido brasileiro (Foto: Divulgação)

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) defendeu a adoção de metas para conter o processo de desertificação do semiárido brasileiro. O socialista considera o problema tão sério que sugeriu que o tema fizesse parte do documento que o Brasil levará à COP 21 – conferência da ONU sobre clima, que será realizada em Paris, em dezembro. As sugestões partiram da participação de Bezerra Coelho na abertura do IV Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação do Semiárido Brasileiro, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Petrolina, no Sertão do São Francisco.

“Esta questão da desertificação tem que ser tratada com mais seriedade, com mais atenção. Temos que ter metas a atingir para incluirmos este tema na construção da proposta brasileira que será apresentada para o mundo, em Paris”, afirmou o senador, que preside a Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional. “O governo brasileiro já está trabalhando nesta proposta, que será finalizada em setembro”, completou. Atualmente, segundo dados da Embrapa, quase metade do semiárido enfrenta um processo de desertificação classificado como acentuado ou severo.

O senador também chamou a atenção para outro dado – o desmatamento na região. Nos últimos anos, segundo a Embrapa, ele consumiu um território do tamanho de Portugal. “Temos que tomar medidas agora para que um bioma inteiro, que é único no mundo, como é o caso da caatinga, não desapareça”, defendeu. O IV Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação do Semiárido Brasileiro segue até a próxima quinta-feira (21).







I Encontro Lafepe Mais reúne colaboradores

Publicado por Alex Ribeiro, em 18.05.2015 às 20:41

Cerca de 130 colaboradores do Laboratório Farmacêutico de Pernambuco Governador Miguel Arraes estiveram reunidos no Hotel Canariu’s, em Gravatá, no último fim de semana. O encontro teve como foco a integração e capacitação das equipes que trabalham nas 41 farmácias da rede, espalhadas por todas as regiões do Estado. O investimento foi planejado visando à qualificação do atendimento ao público.

A programação contemplou a apresentação da nova logomarca da empresa; orientações em Segurança do Trabalho; o compartilhamento das estratégias de gestão das farmácias, incluindo as etapas de reestruturação física e de abastecimento da cesta básica de medicamentos. O grupo também acompanhou palestra do consultor do Sebrae, Antônio Braga, sobre as técnicas de atendimento ao cliente; valorizando o alinhamento com os objetivos da empresa e o engajamento em equipe.

O I Encontro Lafepe Mais foi bem avaliado tanto pela nova gestão do laboratório oficial, quanto pelos colaboradores das farmácias que agradeceram a oportunidade de compartilhar diagnósticos e ações que estão sendo implantadas. A iniciativa faz parte da programação dos 50 anos do Lafepe. O laboratório pernambucano chega a cinco décadas, no dia 27 deste mês. Além da nova logomarca, a empresa também ganhou um selo alusivo à data







Raquel Lyra parabeniza Caruaru pelos seus 158 anos

Publicado por Alex Ribeiro, em 18.05.2015 às 18:00

Discurso foi feito nesta segunda (18), na Alepe (Foto: Roberto Pereira Jr./Divulgação)

Em discurso na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta segunda-feira (18), a deputada Raquel Lyra (PSB) parabenizou o aniversário do município de Caruaru. A cidade está completando 158 anos. Ela também parabenizou os caruaruenses “nascidos lá ou abraçados pela cidade”.

“Caruaru é um polo econômico, cultural, educacional, de saúde, e do comércio, tendo muito mais a conquistar e se desenvolver. Os desafios são grandes, mas Caruaru sempre enche de orgulho os filhos da terra”, destacou a socialista.

A parlamentar também falou da sua relação com o município e o seu povo. “Tenho muita honra em ser Cidadã de Caruaru e de representar este importante município na Assembleia Legislativa. É uma responsabilidade grande, que me dá muito orgulho. Representar Caruaru significa representar toda a sua diversidade e principalmente o seu povo, que com garra e determinação luta diariamente. Muitos nos deixaram a lição do amor e do trabalho por esta terra”, concluiu.







Evangélicos voltam a enfrentar Edilson na Alepe

Publicado por Márcio Didier, em 18.05.2015 às 16:56

(Foto: Alepe/Divulgação)

A “guerra santa” voltou a ser travada na tarde desta segunda-feira (18) na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Aproveitado o pronunciamento do deputado estadual Edilson Silva (PSOL) sobre a Arena da Copa, Cleiton Collins (PP) pediu aparte e cobrou do colega uma posição sobre a decisão do PSOL de expulsar o deputado federal Cabo Daciolo (RJ) por descumprir reiteradamente o programa e o estatuto do partido.

Líder da greve dos bombeiros do Rio em 2011, Daciolo foi eleito deputado federal com quase 50 mil votos e provocou polêmica ao anunciar que iria protocolar Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para alterar o texto da Constituição de “todo poder emana do Povo” para “todo poder emana de Deus”. Também defendeu os policiais militares acusados de envolvimento com o sumiço, tortura e morte do pedreiro Amarildo de Souza em 2013.

Ao apartear Edilson, Collins afirmou que Cabo Daciolo deveria ser readmitido no partido. Recebeu o apoio de outros dois integrantes da bancada evangélica da Casa: Presbítero Adalto (PSB) e Joel da Harpa (PROS).

Em sua resposta, Edilson avaliou que o PSOL é um partido democrático. Acrescentou que o assunto foi “totalmente desvirtuado”. Por fim, afirmou que se sentia “desrespeitado” pois estava tratando de outro assunto na tribuna.






Comentários Desligados

Armando tenta fortalecer relações Brasil-China

Publicado por Alex Ribeiro, em 18.05.2015 às 16:15

(Foto: Divulgação/Assessoria)

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Armando Monteiro Neto, estará presente no jantar oferecido pelo Conselho Empresarial Brasil-China, nesta segunda-feira (18), em Brasília, ao Ministro do Comércio da China, Gao Hucheng, que integra a delegação oficial do país asiático em visita ao Brasil, acompanhando o primeiro-ministro chinês. Armando foi o único ministro convidado para o encontro.

Monteiro promove também, nesta terça-feira (19), no Mdic, a assinatura de um memorando de entendimento entre a Apex
(Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o grupo chinês BYD – que vai investir R$ 150 milhões para produzir células fotovoltaicas e painéis solares em Campinas (SP).

A nova fábrica deve ser inaugurada em janeiro de 2016 e a produção pode chegar a 400 MW/ ano, com a criação de 200 empregos. A empresa faz parte do Grupo BYD, gigante chinês que emprega 180 mil pessoas em 15 unidades instaladas em várias partes do mundo.







Briga familiar leva Vicente André Gomes à delegacia

Publicado por Branca Alves, em 16.05.2015 às 18:53

Presidente da Câmara, Vicente André Gomes (Foto: Úrsula Freire/Folha de Pernambuco)

Por Marília Melo
Da Folha de Pernambuco

O Presidente da Câmara dos Vereadores do Recife, Vicente André Gomes, foi acusado por agredir verbal e fisicamente, sua prima, a professora Maria Rosa Wavrik Gomes de Barros. O desentendimento aconteceu na manhã deste sábado (16), por causa de uma herança de um imóvel. Duas casas localizadas no bairro de Casa Amarela são o motivo da discórdia familiar.

A herança foi deixada por Carmem André Gomes, tia de Vicente e de Maria Rosa, que morreu em julho de 2011. Desde então, existe uma disputa entre a família com o objetivo de posse da casa. Segundo Maria Rosa, o testamento foi contestado por Vicente André na justiça, mas foi decidido que ela tem a posse da casa, onde há uns quatro anos funcionava o Educandário São José, atualmente inativo. Entretanto, Vicente André Gomes afirma que a posse do imóvel ainda está em trâmite judicial e que não houve nenhuma decisão até o momento.

Maria Rosa (Foto: Úrsula Freire/Folha de Pernambuco)

Maria Rosa disse que foi ao imóvel para vender alguns pertences da família. “A casa foi passada em testamento para mim. Eles chegaram me agredindo verbalmente e depois partiram para agressão física me puxando e apertando meu pescoço”, disse, referindo-se aos primos Vicente André Gomes e Ricardo Leite.

O presidente da Câmara nega a agressão. “Não agredi Maria Rosa, isso é uma tática para me prejudicar, já que sou uma figura pública, sou um médico, jamais faria isso”, afirmou o vereador. Os depoimentos foram colhidos na Delegacia de Santo Amaro, no Recife.







PE é o 11º em transparência

Publicado por Branca Alves, em 16.05.2015 às 13:20

Por Monica Crisostomo
Da Folha de Pernambuco, com Agências

A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou, ontem, um levantamento de caráter nacional com o índice que mede a transparência pública em estados e municípios brasileiros. É a Escala Brasil Transparente (EBT), metodologia criada pela CGU para avaliar o grau de cumprimento às normas de Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011). A ação faz parte das comemorações pelos três anos da vigência da lei, comemorada hoje.

A lei – sancionada em novembro de 2011, mas em vigor desde maio de 2012 – garante acesso a documentos públicos de órgãos federais, estaduais, distritais e municipais dos três Poderes. O sigilo de documentos só será justificável em casos de proteção da segurança do Estado e de informações de caráter pessoal. A lei ainda obriga todo órgão público municipal, estadual e federal a responder pedidos de informação sobre os serviços prestados a qualquer cidadão.

No total, foram analisados 492 municípios com até 50 mil habitantes, incluindo todas capitais, além dos 26 estados e do Distrito Federal. Todos os entes avaliados receberam uma nota de 0 a 10 pontos, calculada pela soma de dois critérios: regulamentação da Lei de Acesso à Informação (25%) e efetiva existência e atuação do Serviço de Informação ao Cidadão (75%). A ideia da metodologia é refletir sobre o cenário de transparência em todo o Brasil.

A criação de uma nota gerou um ranking nacional. Segundo a escala, os estados do Ceará e de São Paulo são os mais transparentes do País, ambos com nota máxima. Em seguida aparecem Paraná, Sergipe, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, com notas 9,72; 9,31; 9,17 e 9,17, respectivamente. Em contrapartida, Amapá e Rio Grande do Norte figuram no final da lista com notas zero. Pernambuco surge na 11ª posição, com 8,61.

No âmbito municipal, Apiúna (SC) e São Paulo (SP) foram as cidades que receberam nota dez. De acordo com o levantamento, 63% dos municípios avaliados tiraram nota zero e cerca de 23%, entre um e dois. Apenas sete municípios, tiraram notas entre nove e dez (1,4%), sendo cinco da região sul. No caso das capitais, os três mais transparentes foram São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Brasília (DF), com notas 10; 9,31; e 8,89, respectivamente. Macapá (PA), Porto Velho (RO) e São Luís (MA) não pontuaram. Recife, ficou em 4º lugar, com 8,75.







Transparência em órgão público precisa melhorar, diz ministro-chefe da CGU

Publicado por Branca Alves, em 15.05.2015 às 14:09

O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Simão, disse nesta sexta-feira (15) que, apesar de avanços, a Lei de Acesso à Informação ainda não está consolidada no País. Neste sábado, 16, a lei completa três anos em vigor.

Depois de pesquisar a efetividade de aplicação das normas da lei em 492 municípios com até 50 mil habitantes, incluindo todas as capitais do País, a CGU verificou que menos de 10% dos municípios pesquisados regulamentaram as normas. Entre os Estados, 21 e o Distrito Federal já têm regulamentação vigente.

Apesar de a CGU não ter papel de fiscalizar a lei, Simão lembrou que o diagnóstico pode ajudar em ações do Ministério Público Federal e de tribunais de contas. “O descumprimento pode caracterizar ato de improbidade administrativa”, comentou, durante apresentação de ranking de transparência.

“Corrupção não é só uma questão de caráter, é também questão de oportunidade. Na medida em que nós aperfeiçoamos a lei, e a transparência é uma ferramenta essencial para isso, nós inibimos a corrupção”, disse.

O relatório apontou que os Estados de São Paulo e Ceará são os que possuem maior transparência pública de informações em todo o País. Os menos transparentes são Amapá e Rio Grande do Norte. A CGU não analisou quais são as razões dessa baixa transparência.

A lei – sancionada em novembro de 2011, mas em vigor desde maio de 2012 – garante o acesso a documentos públicos de órgãos federais, estaduais, distritais e municipais dos três Poderes. O sigilo de documentos só será justificável em casos de proteção da segurança do Estado e de informações de caráter pessoal. A lei ainda obriga todo órgão público municipal, estadual e federal a responder pedidos de informação sobre os serviços prestados a qualquer cidadão.

(Fonte: Estadão Conteúdo)







Para André Régis, antiga oposição era melhor que a atual

Publicado por Alex Ribeiro, em 13.05.2015 às 17:00

Vereador afirma que se sentia a vontade com a antiga bancada de oposição da Câmara (Cleiton Lima/Folha de Pernambuco)

Apesar do aumento da bancada de oposição na Câmara, o vereador André Régis (PSDB) afirmou que não se sente integrante do novo bloco formado por membros do PT, PTB, PDT e da dissidente do PSB, Marília Arraes. Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, nesta quarta-feira (13), o parlamentar relatou “não tem identidade” com o novo grupo e que se sentia mais a vontade com a composição dos últimos dois anos composta pelos atuais deputados Raul Jungmann (PPS) e Priscila Krause (DEM).

“Houve uma mudança no perfil da Câmara. Eu confesso, para mim a composição anterior era melhor. Era menor e era mais combatível. Ela tinha uma lógica com Raul e com Priscila. Eu acho que a gente tinha um time pequeno e que tinha uma unidade”, declarou o tucano.

André Régis também confessou que teria dificuldade de estar na oposição se antes defendesse o governo, como é o caso da própria nova bancada.

“Antigamente tudo era bom na cidade, agora tudo é ruim. Da mesma forma o inverso. A gente pauta o nosso trabalho de acordo com o que a gente coleta, de acordo com o que a gente analisa, dos estudos que a gente produz, das produções que nós tomamos para impulsionar a máquina administrativa independentemente de sermos do governo ou da oposição”, disse.

A tucana Aline Mariano, que também fazia parte da oposição da Câmara, acabou assumindo o cargo de secretária de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas na Prefeitura do Recife. Seu suplente, Wanderson Florêncio (PSDB) assumiu uma posição governista na Câmara.







Dilma evita a TV e homenageia mães pelas redes sociais

Publicado por Alex Ribeiro, em 10.05.2015 às 20:00

A presidente Dilma Rousseff (PT) usou novamente as redes sociais para fazer uma homenagem ao Dia das Mães comemorado neste domingo (10). Com a popularidade em baixa, Dilma tem evitado fazer pronunciamentos na TV.

No Twitter, Dilma colocou uma foto antiga, em que aparece criança no colo da mãe. “Neste domingo especial, com sabor de infância e amor maternal, quero fazer homenagem à minha mãe, Dilma Jane Rousseff. Obrigada por tudo!”, escreveu a presidente. As duas moram juntas no Palácio do Alvorada.

Na rede social, ela também homenageou a filha, Paula, que é mãe do seu neto, Gabriel, estendendo assim o seu cumprimento a todas as mães. “Mãe é quem cuida, quem acolhe e quem protege os seus pequeninos, mesmo quando crescem, diante da roda da vida. Esse amor permanece para sempre”, disse.

A mensagem foi reproduzida no Facebook oficial da presidente, sem a foto, mas com os versos de um poema de Mário Quintana: “São três letras apenas / As desse nome bendito / Três letrinhas nada mais… E nelas cabe o infinito…”.

Dilma tem evitado aparecer em cadeia nacional de rádio e televisão depois de o seu pronunciamento em março, no Dias das Mulheres, ter gerado uma onda de manifestações por todo País que ficou conhecido como “panelaços”. Por conta disso, ela cancelou a fala que fazia todo ano em 1º de maio.

Apesar de não ser praxe, Dilma já foi à TV para homenagear as mães. O ano era 2012, quando a sua popularidade estava em alta e o País não atravessava a atual crise política e econômica. Na época, ela aproveitou a data para lançar o programa Brasil Carinhoso, que prometia tirar da miséria absoluta todas as famílias brasileiras com crianças de até 6 anos de idade.

“Dilmãe”

Em outra postagem no Facebook, a equipe da presidente também aproveitou a data para dizer que muitos internautas “identificam na presidenta um cuidado maternal” e a chamam “carinhosamente” de “Dilmãe”. Segundo o texto, “Dilma se empenha diariamente para que a vida dos brasileiros seja cada vez melhor”.

(Fonte: Estadão Conteúdo)







OAB promove audiência pública para enfrentamento à corrupção

Publicado por Alex Ribeiro, em 10.05.2015 às 16:02

Nesta segunda-feira (11), às 9h, a Ordem de Advogados do Brasil – seccional Pernambuco (OAB-PE) promove audiência pública para tratar do “enfrentamento à corrupção e à impunidade, por um Brasil melhor”. O evento, que terá espaço no auditório da Seccional pernambucana (Rua do Imperador Pedro II, 235 – Santo Antônio) também está sendo organizado pela Advocacia Geral da União, Controladoria Geral da União, Conselho Nacional de Justiça, Conselho Nacional do Ministério Público e Ministério da Justiça.

Representantes de várias instituições estarão presentes. Todos responsáveis por propor, elaborar e incentivar a adoção de medidas institucionais voltadas à agilização de processos judiciais, procedimentos administrativos e demais procedimentos apuratórios relacionados à prática de ilícitos contra o patrimônio público.







Para evitar exposição, Dilma cancela viagem ao Rio

Publicado por Alex Ribeiro, em 7.05.2015 às 18:46

Na tentativa de evitar exposições a manifestações, novos panelaços e mais constrangimentos, a presidente Dilma Rousseff (PT) cancelou a ida à cerimônia de comemoração dos 70 anos do fim da segunda guerra mundial, que será realizada nesta sexta-feira (8), no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. O Palácio do Planalto nega que este seja o motivo do cancelamento e justifica que a presidente quer dar prosseguimento, ainda na sexta, à reunião sobre infraestrutura porque tem pressa em anunciar o pacote para o setor. No entanto, pelo menos duas manifestações estavam sendo convocadas para o Aterro e havia preocupações com a proporção que elas poderiam tomar, apesar de todo o sistema de segurança que estava sendo preparado para isolar a presidente.

Para demonstrar que a presidente considera este um momento importante e prestigia os que lutaram, de última hora, o cerimonial da Presidência está montando, com a ajuda das Forças Armadas, uma outra solenidade para homenagear os que lutaram na guerra, com a realização de condecoração a alguns pracinhas. A solenidade foi marcada para às 15 horas, no Planalto, longe de qualquer possibilidade de ser submetida a constrangimentos ou manifestações.

(Fonte: Estadão Conteúdo)







Lula Cabral se reúne com Câmara e discute segurança no Cabo

Publicado por Márcio Didier, em 7.05.2015 às 15:07

(Foto: Divulgação)

O deputado estadual Lula Cabral (PSB) se reuniu nesta quinta-feira (7) com o governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas, para discutir o cenário político não só nacional, como também do Estado e, no Cabo de Santo Agostinho, município em que o parlamentar tem a sua base eleitoral.

Ex-prefeito do Cabo por duas vezes, Cabral mostrou-se preocupado com a violência na cidade e recebeu do chefe do Executivo estadual garantias de que o 18º BPM não irá deixar o território do Cabo, conforme rumores que circularam no município.

Ainda durante o encontro, também foi confirmada a destinação de recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) para a pavimentação  da estrada que liga a praia de Gaibu a Suape.

O deputado acrescentou que a Paulo Câmara que destinará todas as suas emendas para o  Cabo e que estas serão enviadas à prefeitura, apesar de Cabral não estar aliado ao prefeito Vado da Farmácia. “Não importa se o prefeito seja ou não aliado, o meu compromisso é com o Município e com o seu povo”.