Pernambuco

Câmara comemora número de participantes do Todos por PE

Publicado por Alex Ribeiro, em 24.04.2015 às 21:37

Governador participou de mais uma etapa do evento em Palmares, nesta sexta (24)(Foto: Aluisio Moreira/Sei)

O governador Paulo Câmara (PSB) comemorou o número de participantes registrados na Zona da Mata, somados ao do Sertão e do Agreste no Todos Por Pernambuco, neste ano. Ao todo 14.717 pessoas estiveram no evento. Com 15.249 propostas colhidas, a edição é considerada pelos socialistas a maior da história do programa.

“A cada etapa do Todos por Pernambuco eu me convenço mais da importância desse processo e das peculiaridades que cada região do nosso Estado tem. Nós temos ações integradas, que vão acontecer da mesma forma em todas as regiões. Mas o processo de escuta é importante para sabermos exatamente as peculiaridades de cada local e o que está precisando ser trabalhado com mais dedicação, determinação e uma olhar diferente”, destacou Câmara.

No comparativo com o Sertão e o Agreste, a Zona da Mata pernambucana foi responsável pelas duas maiores etapas do Todos Por Pernambuco 2015. Somando as duas regiões de desenvolvimento, Mata Norte e Mata Sul, 3.607 pessoas se cadastraram para participar do evento. Foram recolhidas 3.583 contribuições da população, que serão sistematizadas, e, junto com as propostas do Programa de Governo e do Pernambuco 2035, ajudarão na confecção do Plano Plurianual 2016/2019.

Nesta sexta-feira (24), o Seminário aconteceu em Palmares, Mata Sul, e reuniu 1.977 pessoas, com 1.848 contribuições das oito salas temáticas. A sala de Cidadania, assim como aconteceu em Timbaúba, na Mata Norte (1630 participantes – 1735 propostas), foi a mais concorrida, com 73 propostas debatidas e 571 sugestões recolhidas nos Formulários de Propostas.

O evento deste ano ainda ocorrerá na Região Metropolitana do Recife. Em 2007, 4.530 pessoas participaram da primeira versão do Todos. Em 2011, 12.078 cadastrados deixaram suas propostas para o Governo do Estado.







Priscila vai solicitar audiência com André de Paula sobre Parque da Macaxeira

Publicado por Branca Alves, em 24.04.2015 às 16:50

A deputada estadual Priscila Krause (DEM) vai solicitar uma audiência com o secretário das Cidades de Pernambuco, André de Paula (PSD), com o intuito de discutir o destravamento da Biblioteca Multimídia e a unidade do Expresso Cidadão, dois equipamentos públicos que fazem parte do Parque Urbano da Macaxeira – Fernando Lyra. A solicitação é resultado de uma fiscalização realizada no local, na tarde desta sexta-feira (24).

Para Priscila, as duas intervenções são fundamentais para dinamizar o Parque, projetado com o intuito de promover a cidadania na região da grande Casa Amarela.

“O nosso acompanhamento registra que financeiramente a Secretaria cumpriu com os repasses, mas no canteiro de obras é nítido que faltam muitos serviços, isso é preocupante”, registrou.

Priscila também salientou que a Biblioteca Multimídia será ainda mais útil, pois no entorno do Parque estão localizadas três escolas da rede municipal – a Rozemar de Macedo, a Diácono Abel Gueiros e a Presbítero José Bezerra.

O contrato, firmando entre a Secretaria das Cidades e a Processo Engenharia Ltda., teve seu último aditivo publicado no Diário Oficial do Estado em 20 de janeiro deste ano. Com isso, foi adiada a conclusão dos serviços para 25 de fevereiro deste ano.







Comissão propõe Dia da Trabalhadora Doméstica

Publicado por Alex Ribeiro, em 24.04.2015 às 16:20

Colegiado também organizou uma audiência pública na Alepe para discutir o direito dos trabalhadores (Foto: Rinaldo Marques/Folha de Pernambuco)

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) apresentou Projeto de Lei que estabelece 27 de abril como o Dia Estadual da Trabalhadora Doméstica. A matéria é um incentivo a legitimação da categoria que luta, há dois anos, pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição, conhecida pela PEC das Domésticas.

“A data é oportuna porque coincide com o Dia de Santa Zita – padroeira da profissão -, e com o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. Trazer a data para o calendário oficial de Pernambuco é importante para aproximar da população local uma pauta que está sendo debatida nacionalmente”, afirmou a presidente do colegiado, Simone Santana (PSB).

De acordo com levantamento realizado pelo Sistema de Pesquisa de Emprego e Desemprego, 94% dos profissionais domésticos da Região Metropolitana do Recife são mulheres. Essa parcela abrange 111 mil trabalhadoras, contratadas com ou sem carteira de trabalho, que atuam principalmente em serviços gerais ou como diaristas.

A aprovação da PEC beneficiaria as empregadas domésticas com benefícios como o recolhimento obrigatório do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o seguro desemprego.

Debate

Na segunda-feira (27), a Alepe realiza audiência pública para discutir os direitos das trabalhadoras, às 9h. A sessão atende demanda do Sindicato das Domésticas de Pernambuco e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher presidirá a audiência, que foi solicitada pela deputada Teresa Leitão (PT), membro do colegiado.







São Bento comemora 155 anos com festa neste sábado

Publicado por Branca Alves, em 24.04.2015 às 10:50

Em comemoração aos 155 anos de emancipação de São Bento do Una, a Prefeitura do município realiza, neste sábado (25), dentro da Expoleite, a 2ª Farra da Raspa de Queijo. A festa tem o objetivo de mostrar, além da força da produção de elite e derivados na cidade, como é feito um dos produtos mais consumidos da região.

Na ocasião, todo o processo de fabricação do queijo de manteiga poderá ser visualizado pelo público, na fábrica improvisada no Parque de Exposições Eládio Porfírio de Macedo. Ela terá vidros na frente e nas laterais para que as pessoas possam ver como se faz o queijo até chegar ao subproduto que é a “raspa”.

São Bento do Una integra a região conhecida como bacia leiteira. De lá saem 85% de toda a produção de leite do Estado. A produção anual de leite no Estado de Pernambuco foi de 648,7 milhões de litros no ano de 2007. A programação se completa no dia 30, dia do aniversário da cidade, com desfiles cívicos e do Exército brasileiro, além do tradicional corte do bolo.







PSB se reúne para discutir ações em Goiana

Publicado por Alex Ribeiro, em 22.04.2015 às 20:54

Encontrou ocorreu nesta quarta (22) (Foto: Divulgação/Assessoria)

O diretório municipal do PSB de Goiana se reuniu nesta quarta-feira (22) para discutir intervenções para o local. Entre as principais ações estão as rodovias PE-75, PE-62, a estrada do Cajueiro, melhoria do abastecimento d’água, segurança pública, a Unidade de Pronto Atendimento Especializada (UPA-E), o Hospital Regional e uma Escola em Tejucupapo.

O encontro foi presidido por Aluísio Lessa (PSB). Estiveram presentes o secretário da Casa Civil do Estado, Antonio Figueira, o ex-prefeito da cidade, Edval Soares, o atual vice Carlos de Joca, as vereadoras Paula e Ana de Marcílio, o ex-vereador professor Arnaldo, e os socialistas Isidoro, Pedro Martins, Cláudio Cunha, Hiltinho, Beto Bomba, Lula entre outros.







Contrato de transferência da iluminação pública assinado nesta quarta

Publicado por Branca Alves, em 22.04.2015 às 10:49

Do FolhaPE

Será assinado, na manhã desta quarta-feira (22), na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no bairro de Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife, o acordo de transferência dos ativos da iluminação pública, que tira da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) a missão de trocar e reparar lâmpadas e postes. A responsabilidade vai passar para as prefeituras a partir do dia 22 de junho.

Representantes da Celpe e prefeitos de todos os municípios de Pernambuco participam do encontro. A transferência tem o respaldo da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) desde 2010. Antes da transferência, a Celpe se comprometeu a realizar todos os reparos que o parque elétrico necessita atualmente. Após a transferência, as prefeituras terão que disponibilizar um canal de comunicação para que a população possa solicitar os reparos.







Comissão especial irá fiscalizar obras do PAC

Publicado por Alex Ribeiro, em 15.04.2015 às 22:29

Uma comissão especial foi criada pelo deputado estadual Miguel Coelho (PSB) para investigar a situação das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Pernambuco. O colegiado foi aprovado em votação, nesta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa do Estado (Alepe) e terá 90 dias para apresentar um diagnóstico sobre as intervenções no estado.

O grupo inicia os trabalhos na próxima semana, quando será definida uma agenda de visitas aos canteiros de obras do PAC em vários pontos do estado. “Também vamos ouvir os representantes do Governo Federal para justificar os motivos dos atrasos e cobrar maior celeridade. Pernambuco é um dos estados com mais obras do PAC, mas não podemos permitir que sejam abandonadas ou desmobilizadas”, explica Miguel.

Após ouvir os representantes do Governo Federal e concluir as visitas, será realizado um relatório sobre o andamento das intervenções e os impactos causados pelos atrasos. O parecer será apresentado à sociedade e, em seguida, enviado para os ministérios responsáveis por cada obra.

Criado em 2007, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) realiza intervenções voltadas para abastecimento de água, mobilidade urbana, habitação, infraestrutura, energia, saúde, saneamento entre outras áreas. Com mais de 40 mil empreendimentos no Brasil, o programa é responsável por obras como a transposição do Rio São Francisco e a ferrovia Transnordestina.

A comissão será composta por cinco membros: Miguel Coelho coordenará o colegiado e Diogo Moraes (PSB) será responsável pela relatoria dos trabalhos. Também integram a comissão os deputados Aluísio Lessa (PSB), Silvio Costa Filho (PTB) e Teresa Leitão (PT).







Governo do Estado adere ao Sistema Alepe Legis

Publicado por Alex Ribeiro, em 13.04.2015 às 22:20

O Governo do Estado irá aderir, a partir desta terça-feira (14), ao Sistema Alepe Legis, portal da Assembleia Legislativa de Pernambuco que reúne todas as leis estaduais sancionadas ou promulgadas desde 1988. O objetivo é dar mais transparência às normas estaduais. A parceria foi formalizada nesta segunda (13), com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchoa (PDT) e do governador Paulo Câmara (PSB).

O sistema foi lançado em novembro de 2012 e é atualizado periodicamente por servidores da Casa. O Alepe Legis permite pesquisar a legislação por tipo (se é lei complementar, ordinária ou emenda constitucional, por exemplo), número, ano, palavra-chave, assuntos, temas e iniciativa, entre outros critérios.

De acordo com Paulo Câmara, a parceria é mais uma prova da sintonia entre os poderes em favor dos pernambucanos. “O Executivo poderá, agora, ajudar na regulamentação e revisão das leis. Só tenho a agradecer ao Legislativo por conseguirmos manter esse permanente diálogo”, disse o socialista.

A partir da adesão, uma equipe do Governo do Estado receberá uma senha para alimentar o portal com os decretos do Poder Executivo. O portal continuará hospedado na página da Assembleia, no endereço http://legis.alepe.pe.gov.br.







Senado realiza audiência pública em Petrolina

Publicado por Alex Ribeiro, em 10.04.2015 às 22:00

Evento ocorreu nesta sexta (10) (Foto: Alexandre Justino/Divulgação)


O senado Federal realizou uma audiência pública no município de Petrolina, nesta sexta-feira (10) e discutiu alguns encaminhamentos para o município, como a redução da vazão da barragem de Sobradinho, e obras emergenciais para garantir águas às plantações. A agenda foi solicitada pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), coordenada pela senadora Ana Amélia (PP/RS), presidente da comissão de Reforma Agrária e Agricultura e contou com a participação do presidente da CODEVASF, Elmo Vaz, do presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Guillo, do secretário estadual de Agricultura, Nilton Mota, e prefeitos da região, deputados estaduais e federais.

Cerca de 200 pessoas, entre trabalhadores rurais, colonos e produtores compareceram ao auditório do Sest/Senate. As propostas definidas na audiência serão encaminhadas ao Governo Federal.

“Temos urgência nestas ações, nos próximos meses a fruticultura irrigada pode entrar em colapso, arriscando as lavouras e milhares de empregos”, afirmou Bezerra Coelho.

No Vale do São Francisco, os pequenos agricultores (de propriedades de 5 até 20 hectares) somam 94% do total de 120 mil hectares plantados. A região abriga uma cadeia produtiva que movimenta em torno de R$ 2 bilhões. São cerca de 30 mil hectares em produção de frutas, atividade responsável por mais de 200 mil oportunidades de trabalho e pela exportação de 90% da produção brasileira de uva e manga.







Reunião em Petrolina sobre a Transnordestina

Publicado por Branca Alves, em 10.04.2015 às 10:45

De acordo com o socialista, a obra foi realizada com recursos do Governo do Estado em convênio com a Prefeitura Municipal, mas está, atualmente, paralisada (Foto: Divulgação)

O deputado governista Aluisio Lessa (PSB), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), convocou uma audiência pública na próxima quinta-feira (16), na Câmara de Vereadores de Petrolina, para discutir o trecho da Rodovia Perimetral Avenida Transnordestina, localizada na Zona Oeste de Petrolina.

Além de verificar a situação da rodovia, os parlamentares definirão responsabilidades pela sua manutenção. De acordo com o socialista, a obra foi realizada com recursos do Governo do Estado em convênio com a Prefeitura Municipal, mas está, atualmente, paralisada.

Além do secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, foram convidados o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Pernambuco (DER), Carlos Augusto Barros Estima, e o gestor do DER de Petrolina, Marcos Nóbrega de Oliveira, além dos vereadores da cidade, representantes da Prefeitura e a população em geral.







Governo do Estado investirá 64,4 milhões em duplicação da PE-160

Publicado por Alex Ribeiro, em 9.04.2015 às 16:50

O Governo do Estado irá investir em R$ 64,4 milhões na retomada da restauração e duplicação de um trecho de 12 quilômetros da PE-160, que liga Santa Cruz do Capibaribe ao distrito de Pão de Açúcar. A autorização da intervenção foi feita pelo governador Paulo Câmara (PSB). A previsão de entrega da obra é de 18 meses.

“A duplicação é uma necessidade da região, pois vai oferecer mais condições para desenvolver esse importante polo de confecções. Sabemos que Pernambuco tem que se desenvolver por inteiro, aproveitando o potencial de cada região”, argumentou Paulo Câmara, que está no Agreste do Estado para marcar presente no evento Todos Por Pernambuco.

De acordo com o socialista, apesar da crise financeira do País, o Estado vai continuar trabalhando para transformar a vida dos pernambucanos.

“O Brasil está vivendo momentos difíceis, mas nós estamos determinados a vencer todos os desafios nos próximos quatro anos, fazendo com que Pernambuco continue no rumo certo, no rumo das transformações”, disse.







Deputado de Petrolina quer ações contra a seca na região

Publicado por Alex Ribeiro, em 7.04.2015 às 21:10

(Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco)

Nascido em Petrolina, o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) afirmou que a realização da primeira plenária da Assembleia Itinerante no município é importante para discutir a questão da seca que assola a região. Em entrevista à Rádio Folha FM, 96,7, nesta terça-feira (7), o socialista a crise hídrica e a energética que se podem se instalar no País também são outras preocupações para o Sertão.

“É preciso colaborar e garantir que os 240 mil empregos que são gerados em função da fruticultura daquela região continuem. E o lago de sobradinho, principal represa da região, está com 17% da capacidade total. Enquanto que na mesma época em 2014, tinha 40 por centro. É preocupante”, declarou o parlamentar.

O socialista também enumerou outras intervenções que podem ser feitas na região. “Devemos discutir as políticas publicas que vão dar acesso a programas, como dentro da Secretária de Agricultura e Reforma Agrária do Estado. Também ações de perfurações de poços e instalação e recuperação de barreiros e barragens. E ainda discutir orçamentos e garantir que existam recursos para os investimentos (na região)”, relatou.







Nova etapa do Seminário Todos por Pernambuco começa quinta

Publicado por Alex Ribeiro, em 7.04.2015 às 16:15

O Seminário Todos por Pernambuco terá o terceiro ciclo iniciado na próxima quinta-feira (9). O evento ocorrerá no Agreste do Estado e começara no município de Surubim, na sexta (10) seguirá para Garanhuns e no sábado (11) para Caruaru. No encontro serão disponibilizados oito temas para discussão nas salas temáticas.

Sete temas serão comuns nos três municípios: educação, saúde, segurança, água, infraestrutura, cidadania e desenvolvimento econômico. Em Surubim, também haverá discussão sobre habitabilidade e o espaço público. Em Garanhuns, ocorrerá uma sala temática sobre desenvolvimento rural. Já em Caruaru, será discutida a mobilidade urbana. As sugestões da população serão analisadas e incorporadas ao Plano de Governo.

“Nossa expectativa é que a população participe desse processo de construir coletivamente as prioridades do Governo para a região”, afirma o secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral.

As sugestões serão elencadas, consolidadas e, em seguida, colocadas entre as ações do Plano Plurianual do Estado para os próximos quatro anos. A partir das 8h em cada município, são realizadas as inscrições e o credenciamento da população para participação no seminário. Os interessados também podem dar suas contribuições pelo endereço eletrônico www.todosporpe.pe.gov.br.

A abertura do evento está marcada para as 8h30, com a participação do governador Paulo Câmara (PSB). Logo depois, são realizadas as salas temáticas. À tarde, durante plenária, são apresentadas as principais propostas discutidas nas salas e o encerramento do Seminário.

As duas primeiras rodada do Todos por Pernambuco, realizadas em março no Sertão do Estado, registraram 6,5 mil participantes e coletaram 6,6 mil propostas. A ação percorreu os municípios de Araripina, Petrolina, Salgueiro, Floresta, Afogados da Ingazeira e Arcoverde. Segundo os organizadores, Educação e Cultura foi o tema mais procurado nos dois primeiros ciclos do Seminário.

A rodada de encerramento do Todos por Pernambuco será realizada na Zona da Mata – em Timbaúba (no dia 23) e em Palmares (no dia 24) – e na Região Metropolitana do Recife. Na capital, o seminário será realizado no dia 29.







Matuto encontra parlamentares em Brasília para destravar recursos

Publicado por Branca Alves, em 7.04.2015 às 15:45

(Foto: Hesíodo Góes/Divulgação)

O prefeito do Paulista, no Grande Recife, Junior Matuto (PSB), aproveitou sua passagem em Brasília, onde participa do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, para ter encontros com ministros e parlamentares do Estado, com o objetivo de destravar recursos conveniados com o município.

O socialista participa nesta quarta (8) e quinta-feira (9) do encontro. O evento é realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e aborda assuntos de interesse comum entre os municípios brasileiros.







Deputado pede punição a torcedores que provocam violência nos estádios

Publicado por Alex Ribeiro, em 6.04.2015 às 22:30

Presidente da Comissão de Esporte e Lazer da Assembleia Legislativa do Estado (Alepe), o deputado Beto Accioly (SD) lamentou os atos de violência ocorridos antes e depois da partida entre Sport e Santa Cruz no domingo (5). Em entrevista à Rádio Folha FM, 96,7, nesta segunda-feira (6), o parlamentar disse que quando os envolvidos forem realmente punidos os episódios de agressões tendem a diminuir.

“Esse assunto eu já tinha conversado com o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (Evandro Carvalho). Ninguém é punido. Se tiver punição severa vai diminuir. A gente não pode culpar o presidente de uma instituição. Eles não têm controle, não podem tratar como torcedores organizados. São desorganizados”, disse Accioly.

Segundo o parlamentar, o fim das torcidas organizadas e a proibição de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol não são a solução para o fim da violência. “É preciso ir mais fundo. Não é fácil, mas tem que ser feito algo. As famílias estão deixando de ir ao estádio de futebol. É preciso mirar os CPFs e não os CNPJs”, afirmou.

Accioly prometeu realizar várias audiências públicas na Alepe para tratar sobre o assunto. “Também irei conversar com o governador Paulo Câmara (PSB) na quinta (9), em Surubim, para tratar sobre essa questão”, declarou o parlamentar.