Pernambuco

Adeus a Ariano deixa política em segundo plano

Publicado por Branca Alves, em 24.07.2014 às 20:45

No Morada da Paz, muita gente quis dar o último adeus ao escritor (Foto: Peu Ricardo/Folha de Pernambuco)

O corpo do escritor, poeta e dramaturgo Ariano Suassuna, que morreu no Recife, aos 87 anos, foi sepultado no fim da tarde desta quinta-feira (24), no cemitério Morada da Paz, em Paulista. O dia foi marcado por diversas homenagens, tanto de figuras políticas e autoridades, quanto do povo, uma das paixões de Ariano.

Apesar de uma presença em peso de políticos, a exemplo da presidente Dilma Rousseff (PT), que veio de Brasília para o Recife para o velório, e do ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República do PSB, Eduardo Campos, adversários na disputa de 5 de outubro, a política ficou em segundo plano.

Dilma chegou ao Palácio do Campo das Princesas e foi cumprimentar a família de Ariano. Sentou-se ao lado da viúva Zélia Suassuna e, pouco antes de deixar o local, onde permaneceu por cerca de 30 minutos, cumprimentou Eduardo Campos. Dilma esteve acompanhada dos postulantes da coligação Pernambuco Vai Mais Longe, encabeçada pelo senador licenciado Armando Monteiro Neto (PTB).

Adversários na disputa eleitoral, Dilma e Eduardo Campos se cumprimentam durante velório de Ariano Suassuna (Foto: Peu Ricardo/Folha de Pernambuco)

Campos acompanhou o velório, o cortejo em carro do Corpo de Bombeiros e o sepultamento de Ariano Suassuna. Entre os nomes que marcaram presença, o governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PSB), o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa (PDT), o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, além dos candidatos ao Governo do Estado e ao Senado pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB) e Fernando Bezerra Coelho (PSB), respectivamente.

No Morada da Paz, muita gente quis dar o último adeus ao escritor que recebeu honras militares no local. Antes do sepultamento, violinos entoavam canções, entre elas a famosa “Madeira que cupim não rói”, muito ouvida durante a campanha de 2006 de Eduardo Campos. Mas houve quem quis homenageá-lo lembrando seu time de coração, o Sport Clube do Recife, e alguns presentes puxaram o “Cazá, Cazá”.

Netos de Ariano falaram em nome da família. Um deles proclamou dois poemas do escritor e uma neta lembrou o quanto Ariano gostava do “povo real”. Entre os que acompanhavam o ato, ouviu-se “Viva o grande socialista brasileiro!”.







Governador decreta luto de três dias em Pernambuco

Publicado por Branca Alves, em 23.07.2014 às 19:30

Governador lembrou da importância do escritor para o País (Foto: Felipe Ribeiro/Folha de Pernambuco)

Por Geison Macedo
Com informações de Carol Brito, da Folha de Pernambuco

Após a confirmação da morte do escritor paraibano Ariano Suassuna, vários políticos foram ao Real Hospital Português (RHP) para prestar condolências aos familiares. Nomes como o governador de Pernambuco, João Lyra Neto, o ex-governador Eduardo Campos e o senador Jarbas Vasconcelos estiveram na unidade de saúde, nesta quarta-feira, e lamentaram a perda de Ariano. João Lyra decretou luto oficial de três dias no Estado.

Em conversa com a imprensa, o líder do Executivo Estadual lembrou da importância do escritor para o País. “Pernambuco e Brasil perdem uma das suas maiores figuras que participam da cultura brasileira. Como governador, quero levar meus sentimentos de muita tristeza, mas também de alegria por ter o privilégio de ter convivido com Ariano”, declarou João. O governador enfatizou também a participação de Suassuna na política, citando o cargo de presidente de honra do PSB e na presença em várias campanhas eleitorais do partido.







Ariano Suassuna, em coma, respira com ajuda de aparelhos

Publicado por Branca Alves, em 22.07.2014 às 12:47

Escritor sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) na noite da última segunda-feira (Foto: Hesíodo Góes/Folha de Pernambuco)

Por Renato Contente
Da Folha de Pernambuco

O escritor paraibano Ariano Suassuna, 87 anos, continua internado no Real Hospital Português, área central do Recife, em estado grave, mas estável. Após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) na noite da última segunda-feira (21), o dramaturgo passou por uma cirurgia e está em quadro de coma, respirando com a ajuda de aparelhos, de acordo com nota divulgada às 11h desta terça (22) pela assessoria de imprensa do hospital.

Confira abaixo a nota na íntegra:

“O paciente Ariano Suassuna permanece internado na UTI Neurológica do Real Hospital Português. Está em coma, respirando com ajuda de aparelhos. O quadro clínico é considerado grave, mas estável. Ariano foi submetido, na noite desta última segunda-feira (21/07), a um procedimento cirúrgico com colocação de dois drenos para controlar a pressão intracraniana, provocada por um AVC hemorrágico. Não há previsão de alta da UTI.”







Paulista lança campanha de prestação de contas

Publicado por Branca Alves, em 21.07.2014 às 15:30

A Prefeitura do Paulista, no Grande Recife, começou uma campanha de prestação de contas com o objetivo de divulgar as ações e obras realizadas em todo o município ao longo dos 18 meses de gestão do prefeito Junior Matuto (PSB). Iniciada em 16 de julho, a campanha “Tá Trabalhando” vai se estender até o dia 31 deste mês nas televisões e rádios, e até 15 de agosto, em mídia exterior.

Com o intuito de reforçar o tema e salientar a atuação da Prefeitura do Paulista, a frase “Tá Trabalhando” acompanha as obras e ações escolhidas para sintetizar o trabalho da gestão.

A Dois Comunicação iniciou o planejamento da ação após avaliar pesquisa de opinião aplicada em maio, que apontava um desconhecimento da população em relação ao trabalho realizado pela gestão municipal.

O material ressalta pontos nas áreas da saúde, educação, mercado de trabalho e infraestrutura. Na saúde, por exemplo, traz a reforma de 13 unidades de saúde; construção de 8 novas unidades, com destaque para o Posto de Saúde de Maria Farinha e a USF de Jardim Paulista Alto; as ações para equipar a saúde e o processo de contratação de 179 profissionais de saúde para ampliar e melhorar o atendimento nos postos da cidade.

Campanha em mídia exterior vai se estender até 15 de agosto (Foto: Divulgação)







Audiência pública volta a debater o Novo Recife

Publicado por Branca Alves, em 17.07.2014 às 22:30

(Foto: Peu Ricardo/Folha de Pernambuco)

A audiência pública promovida pela Prefeitura do Recife (PCR) para apresentar as oito premissas que vão orientar a discussão sobre o redesenho do projeto Novo Recife, nesta quinta-feira (17), no auditório da Fafire, no bairro da Boa Vista, foi marcada por conflito de ideias entre os presentes. O encontro contou com a participação de gestores municipais, entidades envolvidas no debate urbanístico, além de membros do Movimento Ocupe Estelita.

A gestão municipal espera contar com a participação da população que, a partir de hoje, pode enviar contribuições escritas e/ou desenhadas à PCR nos próximos 15 dias. A ideia da Prefeitura é que, com as contribuições em mãos, as diretrizes sejam apresentadas ao Consórcio Novo Recife. Em seguida, o Consórcio deve alterar o projeto original de acordo com as diretrizes. Uma nova audiência pública deve ser marcada para que o projeto consolidado seja apresentado à população.

As contribuições escritas e ou desenhadas devem ser encaminhadas para diretrizesantoniovaz@recife.pe.gov.br.

A audiência pública foi iniciada com uma apresentação do panorama em que o Cais José Estelita está inserido. Em seguida, as instituições envolvidas na negociação usaram a palavra, a exemplo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), além do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

O Ministério Público Federal, também presente, alegou que não havia sido comunicado oficialmente da audiência. Segundo o secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Antônio Alexandre, o edital foi publicado no dia 15 de julho. Para um dos membros do Ocupe Estelita, Leonardo Cisneiros, o tempo, entretanto, foi insuficiente para que as pessoas pudessem se preparar para a discussão.

Durante a audiência pública, alguns princípios de confusão foram observados. Houve discussão entre aqueles que não conseguiram entrar, pois o auditório estava lotado, além de discussões acaloradas protagonizadas por defensores e contrários ao projeto.

De acordo com o secretário, a expectativa é de que o resultado final seja divulgado, respeitando o diálogo entre a população e o projeto Novo Recife. Apesar da mobilização da Prefeitura, não há, entretanto, garantias legais de que as propostas sejam viabilizadas.

Cisneiros afirmou que é imprescindível a atuação do Conselho da Cidade e do Ministério Público, caso a proposta apresentada esteja em dissonância com as prerrogativas defendidas pelos movimentos sociais e entidades de classe que vêm discutindo o tema.







Governador inaugura Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru

Publicado por Maurício Júnior, em 14.06.2014 às 16:30

Nova unidade de saúde recebeu o nome de Mestre Vitalino, responsável por difundir a cultura nordestina no Brasil e no Mundo (Foto: Paulo Sérgio Sales/SEI)

O governador João Lyra Neto inaugurou, na manha deste sábado (14), o Hospital Mestre Vitalino Pereira dos Santos, localizado em Caruaru, no Agreste pernambucano. A solenidade contou com as presenças do ministro da Saúde, Arthur Chioro, e da secretária estadual de Saúde, Ana Maria Albuquerque. Ao todo, foram investidos R$ 102 milhões na construção e compra de equipamentos para a unidade, que tem mais de 47 mil metros quadrados, e fica localizada às margens do quilômetro 61,5 da BR-104, no bairro Luiz Gonzaga.

Com perfil de emergência para média e alta complexidade, o Mestre Vitalino iniciará o atendimento à população com cerca de 30% de sua capacidade e seguirá um cronograma específico de implantação e ampliação dos serviços. Inicialmente, a unidade abrirá as portas com atendimento de emergência e ambulatório de clínica médica. A expectativa é que, nos três primeiros meses, os dois serviços realizem uma média mensal de 1.000 e 1.400 atendimentos, respectivamente. A UTI de adultos (40 leitos) e a enfermaria de clínica médica (31 leitos) também começarão a funcionar imediatamente. Os exames de patologia clínica, raio-x, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, tomografia, fisioterapia motora, anatomia patológica e ecocardiograma também estarão disponíveis aos usuários do SUS.







Ônibus da Saúde de Vertentes vai parar no Janga

Publicado por admin, em 10.06.2014 às 19:28

Veículo estava parado em uma rua do bairro do município metropolitano (Foto: Cortesia)

Cerca de 169 quilômetros separam o município de Vertentes, no Agreste pernambucano, do bairro do Janga, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Mas talvez tenha uma coisa que possa unir esses pontos tão distantes: “a prestação de serviço” da cidade agrestina. Um leitor do Blog da Folha nos encaminhou uma foto que registra a passagem de um ônibus da Secretaria de Saúde vertentense pelo município metropolitano. Curiosamente, o veículo carrega – como se vê na imagem ampliada – que o trabalho da pasta continua. Mesmo longe de onde deveria ser? A população de Vertentes, com certeza, gostaria de uma resposta para essa pergunta.







Justiça suspende ação da Prefeitura de Caruaru no Rio Ipojuca

Publicado por admin, em 6.06.2014 às 17:58

A 2ª. Vara da Fazenda Pública da Comarca de Caruaru concedeu liminar obrigando a Prefeitura de Caruaru a suspender de forma imediata as obras que vem implementando no trecho do Rio Ipojuca que corta o município. A administração do prefeito José Queiroz (PDT) também deverá remover os resíduos provenientes de construções realizadas no entorno do caudal. A decisão, que ainda cabe recurso, sugere da mesma forma a apresentação de projeto de restauração do rio, além de um planejamento de aterro para resíduos da construção civil em suas proximidades.

Confira, abaixo, a íntegra da decisão:

DECISÃO LIMINAR
               R.h.
               Cuida-se de pleito liminar antecipatório da tutela de mérito, com o objetivo de compelir o município de Caruaru a suspender imediatamente as obras realizadas no Rio Ipojuca, remoção dos resíduos de construção, apresentação de projeto de restauração do “status quo” e apresentação de projeto de aterro de resíduos da construção civil.
               Argumenta o autor, em síntese, que o município de Caruaru vem desrespeitando sistematicamente normas e princípios relativos à proteção ambiental, ao depositar resíduos da construção civil e efetuar construção às margens do Rio Ipojuca, considerado uma APP.
               Instado a manifestar-se, o demandado apresentou petição, conforme fls. 76 e seguintes.
               Decido.
               Inicialmente, observo que o autor cumpriu os requisitos previstos no art. 5º, V, a e b, da Lei 7.347/85.
               São requisitos essenciais para a concessão da medida requerida, nos termos do art. 12 da Lei 7.347/85 e art. 273 do CPC: 1) prova inequívoca da verossimilhança das alegações, traduzida em um juízo de probabilidade de êxito futuro do pedido inicial formulado pelo autor, com base na veracidade dos elementos coligidos e do bom direito; 2) reversibilidade da medida, ou seja, só se concede a antecipação da tutela de mérito se os efeitos gerados pela decisão liminar puderem ser revertidos na sentença; 3) requisitos alternativos, consistentes em: a) fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação; b) ou abuso de direito de defesa ou manifesto propósito protelatório do réu; c) ou incontrovérsia do pedido, ainda que parcialmente.
               Quanto à prova inequívoca conducente à verossimilhança das alegações trazidas pelo autor, observo que os documentos juntados pelo suplicante provam a existência de construção às margens do Rio Ipojuca, com remoção da vegetação por máquinas, inclusive com depósito de materiais de construção.
               Os documentos de fls. 47 e seguintes são a prova inequívoca dos fatos alegados pelo autor. Ressalto também que o próprio município admitiu a construção noticiada na exordial, conforme petição que repousa às fls. 76 e seguintes dos autos, alegando que está construindo uma praça no local.
               Analisando o caso dos autos, percebe-se que a obra em questão não se reveste da legalidade exigida. Vejamos.
               O Rio Ipojuca, conforme estabelece o Código Florestal, é uma área de preservação permanente, denominada de APP, segundo a redação do art. 3º, II. Transcrevo:
               Art. 3o  Para os efeitos desta Lei, entende-se por:
               II – Área de Preservação Permanente – APP: área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas;
               Mais adiante, a mesma lei estabelece no art. 4º:
               Art. 4o  Considera-se Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas, para os efeitos desta Lei: I – as faixas marginais de qualquer curso d’água natural, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de: I – as faixas marginais de qualquer curso d’água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de:      (Incluído pela Lei nº 12.727, de 2012).  a) 30 (trinta) metros, para os cursos d’água de menos de 10 (dez) metros de largura; b) 50 (cinquenta) metros, para os cursos d’água que tenham de 10 (dez) a 50 (cinquenta) metros de largura; c) 100 (cem) metros, para os cursos d’água que tenham de 50 (cinquenta) a 200 (duzentos) metros de largura; d) 200 (duzentos) metros, para os cursos d’água que tenham de 200 (duzentos) a 600 (seiscentos) metros de largura; e) 500 (quinhentos) metros, para os cursos d’água que tenham largura superior a 600 (seiscentos) metros. Leia Mais






Vice-prefeita do Cabo rompe com Vado da Farmácia

Publicado por Tauan Saturnino, em 4.06.2014 às 17:43

Edna Gomes questiona capacidade administrativa do prefeito do Cabo de Santo Agostinho (Reprodução: Internet)

Especial para o Blog da Folha

A vice-prefeita do Cabo de Santo Agostinho, Edna Gomes (PSD), anunciou, nesta quarta-feira (4), seu rompimento com o prefeito do município Vado da Farmácia (PSB). Edna Gomes afirmou que o prefeito é omisso em relação à cidade e que deixa de administrar o município para se divertir em shows de brega. “Infelizmente a grande ação do prefeito hoje, se resume a dar dinheiro nos bares e nos campos de pelada”, declarou.

A vice-prefeita também acusa Vado da Farmácia de não utilizar os recursos do Fundo Estadual de apoio aos Municípios (FEM) para as finalidades preestabelecidas pelo gestor. De acordo com Edna Gomes, as licitações praticadas pelo prefeito também são suspeitas e mereceriam uma auditoria por parte do Tribunal de Contas do Estado.

“A modalidade mais praticada de licitação é a dispensa. Os contratos são aditados e majorados de forma absurda, não justificada por qualquer serviço. As ruas que seriam pavimentadas com os recursos do FEM estão do mesmo jeito, embora conste na Prestação de Contas apresentadas ao Governo do Estado como pavimentadas. Um verdadeiro crime. Sou vice-prefeita do Município e não do prefeito Vado. Não posso concordar com esse caos e abandono a que está submetido essa cidade. As autoridades, o Ministério Público, o Tribunal de Contas, precisam tomar as providências. O povo não merece esse descaso”, afirmou.

Edna Gomes também reclamou das invasões em regiões de preservação ambiental e criticou o gasto do município em festejos. “Hoje as invasões proliferam na Cidade com a permissão e anuência do Prefeito, inclusive de áreas verdes, o que configura crime de responsabilidade. A cidade chafurda e o governo vai gastar mais de 2 milhões em festas. Isso é um absurdo. Uma irresponsabilidade, que demonstra a falta de compromisso do gestor”, reclamou.







Detran-PE submeterá resultado de pregão à PGE

Publicado por admin, em 2.06.2014 às 18:53

Equipamento fora adquirido com valor acima do mercado (Foto: Reprodução)

Três dias após a Folha de Pernambuco publicar detalhes do processo licitatório 054/2014, realizado pelo Detran para a aquisição  de equipamentos para inspeção visual e captura de imagens, que apontavam para um provável sobrepreço, o órgão informou que submeterá o resultado do pregão eletrônico à avaliação da Procuradoria Geral do Estado (PGE), inclusive, com o envio de cópia para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e para a Controladoria da Fazenda Estadual. Conforme comunicado da autarquia, somente após a apreciação dessas entidades, o certame será cancelado ou validado.

No entanto, o Detran-PE assegurou que acredita na lisura do processo licitatório, destacando que o certame cumpriu o que está determinado na legislação que rege as licitações no Brasil.

Mais cedo, a bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco ingressou com pedido de informação junto ao Governo do Estado para obter respostas do Detran-PE sobre o processo licitatório 054/2014. O líder do bloco, deputado Sérgio Leite (PT), afirmou que os números apresentados pela Folha precisam ser detalhados pela autarquia.

A proposta apresentada, por meio de pregão eletrônico, pela empresa Zig & Franz e Serviços LTDA, de nome fantasia Taurustech, apresentou preço de R$ 16 mil para aquisição de 400 câmeras digitais, além de outros valores para a  instalação de softwares e equipamentos nos computadores do Detran-PE, além de treinamento para os vistoriadores. Conforme apurado pela reportagem, o preço médio do equipamento adquirido pelo órgão pernambucano (M-SPECTOR™ M12™ Cordless Lithium-Ion Digital Inspection Camera)  se aproxima da casa dos R$ 800,00, variando de acordo com a cotação do dólar.

Segue, abaixo, a nota de esclarecimento do Detran-PE:

Nota de esclarecimento

O DETRAN-PE informa que dará continuidade ao processo licitatório 054/2014 na modalidade Pregão Eletrônico de Registro de Preços e que, assim que obtiver a informação sobre o resultado do certame, submeterá o processo a apreciação da Procuradoria Geral do Estado (PGE) com cópia para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e para a Controladoria da Fazenda Estadual. Após as análises desses órgãos fiscalizadores, o DETRAN-PE definirá o rumo do processo. O Órgão Estadual de Trânsito de Pernambuco está convicto de que o processo licitatório 054/2014 cumpre o que determina a Lei 8666/93 (Lei das Licitações). Contudo, o DETRAN-PE está pronto a seguir as diretrizes da PGE e dos demais mecanismos de controle na gestão dos contratos estaduais, corrigindo qualquer vício que, porventura, possa vir a ser identificado no referido processo licitatório.

Diretoria Presidente do DETRAN-PE







Estado participa de conferência de migrantes em SP

Publicado por Branca Alves, em 31.05.2014 às 12:45

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), por meio da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), participar até este domingo (1º), em São Paulo, da 1ª Conferência Nacional de Migrantes e Refugiados – a COMIGRAR.

O encontro tem por objetivo discutir a situação dos migrantes no Brasil e a implantação de políticas públicas para esse público e contará com a presença de outros representantes do Governo do Estado, como a Secretaria Estadual da Mulher, o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, a Secretaria de Defesa Social e o Ministério Público.

Também participam integrantes da sociedade civil. Migrantes africanos, um da Guiné Bissau e outro do Senegal; povos ciganos, de matriz africanas e entidades de atenção à criança e ao adolescente.

No encontro serão discutidas 61 propostas retiradas da etapa estadual, realizada no Recife. As propostas estão divididas em cinco eixos: igualdade de tratamento e acesso a serviços e direitos; inserção social, econômica e produtiva; cidadania cultura e reconhecimento da diversidade; abordagem de violações de direitos e meios de prevenção e proteção; e participação social cidadã, transparência e dados.







Pregão eletrônico do Detran sob suspeita

Publicado por Branca Alves, em 30.05.2014 às 08:25

Por Gilberto Prazeres
Do Blog da Folha 

A contratação da empresa Zig & Franz e Serviços LTDA, de nome fantasia Taurustech, pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), apresenta números que podem ser alvos de questionamentos. O contrato número 054/2014, firmado após o pregão eletrônico do último dia 23, visa à aquisição de equipamentos para inspeção visual e captura de imagens. O contrato, no valor de R$ 6,89 milhões, estabelece que o órgão desembolse o montante em uma única parcela para a aquisição de um lote composto de 400 câmeras digitais (fotográficas/filmadoras), instalação de softwares e equipamentos nos seus computadores, além de treinamento para os vistoriadores. As câmeras foram orçadas inicialmente pelo Detran em R$ 19 mil, cada. No pregão, o preço unitário caiu para R$ 16 mil. Mesmo com essa redução, o valor está muitas vezes acima do oferecido no mercado especializado.

Os preços praticados para esse tipo de câmaras digitais variam entre R$ 1.299,99 mil e R$ 8.5 mil em lojas físicas ou virtuais – com venda pela internet, conforme as especificações técnicas do produto. Porém, o equipamento sugerido na contratação nº 054/2014, um M-SPECTOR™ M12™ Cordless Lithium-Ion Digital Inspection Camera, – que vem sendo utilizado pelo Detran desde 2011 -, pode ser adquirido por US$ 199 em lojas virtuais de outros países, como a Free Shipping. Levando em consideração a cotação do dólar comercial de ontem(R$ 2,22), mais a carga tributária (60% de alfândega, 6% de IOF e 15% do imposto de importação), a unidade desse produto fica em torno dos R$ 800. Ou seja, se as 400 câmeras fossem adquiridas da Shipping, custariam em torno de R$ 320 mil, uma economia de mais de R$ 6 milhões.

Pregão realizado pelo Detran de Goiás, em 2012, para aquisição de um modelo semelhante ao contratado pela unidade pernambucana do órgão resultou no valor unitário de R$ 1.502,67. Ou seja, quase 11 vezes menor do que a transação pernambucana. A empresa que realizou o serviço foi a Suprimais Suprimentos para Informática LTDA, situada no próprio estado contratante.

Também chama a atenção no processo do Detran de Pernambuco a participação de apenas uma empresa no pregão. Somente a Taurustech atendeu aos requisitos especificados no edital para a apresentação de proposta. Fato que levou a I S Costa e Silva Comércio e Serviços-ME a ingressar com um pedido de impugnação do processo, três dias antes de sua realização. Solicitação que foi negada pelo pregoeiro, que ignorou as 23 páginas contendo fundamentos do pedido. A Folha tentou contato com representantes da empresa, mas eles não se posicionaram.

A reportagem obteve uma cópia do documento que sugere o direcionamento do pregão, uma vez que o seu edital não teria respeitado os princípios da economicidade e da razoabilidade da Constituição Federal. Pelo documento, o Detran teria privilegiado a Taurustech por realizar, conjuntamente, a venda dos equipamentos, a instalação dos softwares e o treinamento dos vistoriadores. Processos que poderiam ser empreendidos separadamente.







Lyra anuncia expansão do Porto Digital para Caruaru

Publicado por Tauan Saturnino, em 29.05.2014 às 21:00

Governador deseja reproduzir experiência do Porto Digital com o Armazém da Criatividade em Caruaru (Foto: Peu Ricardo)

Especial para o Blog da Folha

O governador de Pernambuco, João Lyra (PSB,) anunciou nesta quinta-feira (29) a instalação do Armazém da Criatividade em Caruaru, Agreste do estado. A iniciativa visa reproduzir na cidade a experiência do Porto Digital, um dos maiores polos de tecnologia da informação do país, localizado no Recife. Uma das metas estabelecidas por Lyra para os oito meses de mandato foi a expansão do polo de desenvolvimento de softwares para o interior do estado.

“Com o Armazém da Criatividade, ofereceremos a experiência do Porto Digital aos jovens do interior com formação técnica ou superior, que poderão empreender, inspirados num modelo de desenvolvimento econômico local voltado para o conhecimento, criatividade e inovação. Com isso, reafirmamos o nosso compromisso com a estratégia de redução das desigualdades subregionais, através de ações de impacto para o desenvolvimento da nova economia no interior do nosso Estado. A unidade de Caruaru será a primeira unidade e brevemente expandiremos a experiência do Porto Digital para todo o Agreste e Sertão”, comemorou.

O Armazém da Criatividade será instalado num galpão, ao lado do museu da antiga Fábrica Caroá. Na área de tecnologia da informação, a unidade terá como foco as partes de moda, gráfica, animação e games. Já no tocante à economia criativa, a atuação será voltada para design gráfico, design de moda e editorial de moda.







TJPE determina volta de vereadores indiciados na Operação Ponto Final 2

Publicado por Tauan Saturnino, em 29.05.2014 às 17:44

Especial para o Blog da Folha

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) publicou em seu site a decisão que determina o retorno de outros cinco vereadores indiciados pela Operação Ponto Final 2. Após a Câmara de Caruaru ser notificada oficialmente da decisão, devem reassumir o mandato os vereadores Val de Cachoeira Seca (DEM), Val das Rendeiras (Pros), Evandro Silva (PMDB), Neto (PMN) e Pastor Jadiel Nascimento (Pros). Com isso, voltam para a suplência os atuais vereadores Pastor Carlos (PRB), Rodrigues da Ceaca (PRTB), Tenente Tibúrcio (PMN), Duda do Vassoural (DEM) e Joel da Gráfica.







Tropas encerram Operação Pernambuco nesta quinta

Publicado por Branca Alves, em 29.05.2014 às 16:09

As tropas do Exército brasileiro e da Força Nacional deixarão Pernambuco nesta quinta-feira (29), data limite para a Operação Pernambuco, deflagrada no último dia 18. Em reunião em Brasília, o governador do Estado, João Lyra Neto (PSB), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, avaliaram que a situação do Estado já voltou à normalidade, mas ressaltaram que, caso seja necessária, a presença das tropas federais poderá ser solicitada novamente.

Lyra frisou ainda que o Exército retornará a Pernambuco, já a partir do dia 1º de junho, em virtude da Copa do Mundo. Desta forma, um contingente ainda maior de militares estará no Estado durante o período do Mundial.

“Terminou o período de Garantia da Lei e da Ordem das tropas federais em Pernambuco, em função da paralisação da Polícia Militar, há duas semanas. É importante dizer que durante o mês de junho, haverá um contingente ainda maior das Forças Armadas em Pernambuco, por conta da Copa do Mundo. Desta forma, a população poderá ficar tranquila, porque a situação de normalidade foi restabelecida, e também porque, conforme foi combinado com o Ministério da Justiça e o Ministério da Defesa, o Governo de Pernambuco poderá, em caso de emergência, convocar em novo momento a Força Nacional e o Exército brasileiro, para os quais prestamos nosso agradecimento pela contribuição e parceria nesses últimos dias”, afirmou o governador.