Prévia do PT

PT vira alvo de parte dos manifestantes no Recife

Publicado por Gilberto Prazeres, em 26.06.2013 às 14:54

Se, inicialmente, as manifestações pelas ruas do País possuíam um caráter apartidário, com a ausência da participação das entidades convencionais de nossa política, agora a onda de protestos vai assumindo uma cara mais antipartidária. E o PT, que comanda o Palácio do Planalto há quase 11 anos, tem sido o principal alvo de alguns integrantes desses atos. No Recife, esse quadro se repete. Na praça do Derby, o repórter do Folhape Marcelo Montanini flagrou uma série de cartazes com críticas ao Partido dos Trabalhadores.

No entanto, vale a ressalva de que esse tipo de manifestação pode ser resultado da militância de partidos que hoje estão na oposição. Mas, independente disso, também vale a reflexão.

Fotos: Marcelo Montanini/Folhape







João da Costa pede respeito

Publicado por José Accioly, em 31.05.2012 às 16:09

Por Tatiane Accioly
Especial para o Blog da Folha

Com vários militantes a sua espera, o prefeito João da Costa termina sua coletiva pedindo que respeitem a decisão da prévia. “Espero respeito. Estar aberto ao diálogo não quer dizer mudar de opinião”.

As informações são do editor do Blog da Folha, Valdecarlos Alves.







João da Costa diz que fica

Publicado por José Accioly, em 31.05.2012 às 15:52

(Foto: Valdecarlos Alves/Blog da Folha)

Por Tatiane Accioly
Especial para o Blog da Folha

O prefeito João da Costa diz manter sua candidatura e disputar em outubro a reeleição pelo partido. “Caberá agora a executiva homologar ou não,” declara o prefeito.

“Fizemos uma disputa dura, mas nenhum companheiro que está no nosso partido é adversário do nosso projeto. Minha decisão foi refletida com um conjunto de companheiros. A minha candidatura é a melhor para esse projeto,” declarou João da Costa.

As informações são do editor do Blog da Folha, Valdecarlos Alves.







Prefeito começa coletiva

Publicado por José Accioly, em 31.05.2012 às 15:37

(Foto: Valdecarlos Alves/Blog da Folha)

Por Tatiane Accioly
Especial para o Blog da Folha

O prefeito João da Costa (PT) começou sua coletiva, no diretório municipal, fazendo uma retrospectiva das conversas que teve com o partido desde o ano passado até quando o secretário Maurício Rands lançou sua candidatura.

As informações são do editor do Blog da Folha, Valdecarlos Alves.







Cenário da coletiva

Publicado por José Accioly, em 31.05.2012 às 15:13

O cenário da coletiva do prefeito João da Costa. Dima marca presença mais uma vez. (Foto: Valdecarlos Alves/Blog da Folha)







Movimentação intensa no diretório municipal

Publicado por José Accioly, em 31.05.2012 às 15:05

Militântes esperam o prefeito chegar para a coletiva. (Foto: Valdecarlos Alves/Blog da Folha)

Por Tatiane Accioly
Especial para o Blog da Folha

A movimentação no diretório municipal do PT é grande. Além de inúmeros militantes, já se encontram presente a deputada estadual Tereza Leitão e o ex-secretário de governo Henrique Leite.

As informações são do editor do Blog da Folha, Valdecarlos Alves.







Rands e Jurandir, o chororô petista

Publicado por José Accioly, em 30.05.2012 às 21:54

Por Tatiane Accioly
Especial para o Blog da Folha







João Paulo: “Se for preciso, a nacional vai resolver”

Publicado por José Accioly, em 30.05.2012 às 17:52

(Foto: Valdecarlos Alves/Blog da Folha)

Por Tatiane Accioly
Especial para o Blog da Folha

Despois de o secretário Maurício Rands declarar a desistência de concorrer à prévia do PT, o deputado federal João Paulo falou que não acha possível que ainda ocorram resistências. “Não é possível que com a desistência de Rands ainda vá ter resistência. Agora é com a nacional. A nacional vai resolver isso. Ninguém governa sem a alma do povo. Ninguém governa sem a alma da equipe. Trabalhar na chibata já passou o tempo.”

Para o deputado, a atitude de Rands foi importante para o partido. “Acho importante essa unidade nossa. Foi desperdiçado um instrumento importante e democrático que foi às prévias. O clima que foi gerado nos últimos dias inviabilizou isso”.

As informações são do editor do Blog da Folha, Valdecarlos Alves.







Rands declara renúncia e chora

Publicado por José Accioly, em 30.05.2012 às 16:56

(Foto: Valdecarlos Alves/Blog da Folha)

Por Tatiane Accioly
Especial para o Blog da Folha

O secretário Maurício Rands (PT) acabou de declarar que está fora da disputa interna do PT para a prefeitura do Recife. O petista disse que abriu mão para apoiar o senador Humberto Costa. “Foi uma longa conversa com os companheiros, nos últimos dias. Fiz isso para evitar um processo traumático”.

Rands elogiou a postura de João Paulo por ter entrado para o grupo nessa nova composição política do partido. Falou também que sua candidatura transbordou com aceitação da militância, transbordando os limites do partido dos trabalhadores. “Fiz uma campanha respeitosa. Tinha uma opção de irmos às prévias, mas acho que temos de pensar na unificação do partido num esforço pós prévias. Fui convencido que o companheiro está mais bem preparado para receber esse bastão”. Declarou o petista chorando e sem conseguir terminar o discurso.

Maurício Rands diz esperar o mesmo gesto do prefeito João da Costa. “Ele tinha sinalizado isso em São Paulo. Espero que esse meu gesto possa jaudar na candidatura de um terceiro. Que é Humberto e que ele possa ajudar a unidade”.

As informações são do editor do Blog da Folha, Valdecarlos Alves.







Começa coletiva de Rands

Publicado por José Accioly, em 30.05.2012 às 16:51

(Foto: Valdecarlos Alves/Blog da Folha)

Por Tatiane Accioly
Especial para o Blog da Folha

Com o auditório do Sindsprev lotado, começa a coletiva do secretário Maurício Rands (PT). Fazem parte da mesa: Múcio Magalhães, Dilson Peixoto, João Paulo, Maurício Rands, Luiz Eustáquio, Jurandir Liberal, Claudio Ferreira e Isaltino Nascimento.

As informações são do editor do Blog da Folha, Valdecarlos Alves.







Leia a resolução Executiva Nacional do PT sobre Recife

Publicado por Valdecarlos Alves, em 27.05.2012 às 09:54

(Foto: Valdecarlos Alves/Blog da Folha)

Resolução da CEN sobre Recife

Reunida com dirigentes municipais do PT de Recife, dirigentes estaduais do partido e com os dois companheiros que disputaram a prévia para escolha do candidato à prefeitura nas eleições de outubro, a Comissão Executiva Nacional considera:

a)  A prévia foi marcada por nítida indefinição a respeito do colégio eleitoral efetivo;

b)  No transcorrer da votação, registraram-se algumas falhas que, no entanto,  não configuram fraude;

c)    Em sentido contrário à nossa tradição, divergências de entendimento entre as partes foram submetidas ao Judiciário, quando deveriam ser dirimidas nas instâncias;

d)  Houve inobservância da resolução do Diretório Nacional sobre o sistema de votação.

Tendo em conta estas considerações, a Comissão Executiva Nacional resolve:

1)    Anular a prévia do último dia 20/05, por ter sido realizada em desacordo com a orientação aprovada na reunião do Diretório Nacional em 18/05 em Porto Alegre/RS;

2)    Convocar nova prévia, para o dia 03/06/2012, sob a coordenação da comissão eleita pela Comissão Executiva Nacional, que atuará em conjunto com dois representantes do Diretório Municipal de Recife e do presidente do Diretório Regional de Pernambuco;

3)    A Comissão será integrada pelos companheiros Paulo Frateschi, Vilson Augusto, Florisvaldo Souza e João Batista da Silva;

4)    A Comissão Executiva Nacional cuidará para que os dois candidatos e seus apoiadores honrem o compromisso, formalizado na reunião, de buscar unidade no transcorrer do processo e, caso não haja acordo, acatem o resultado da prévia e apóiem o vencedor.

São Paulo, 24 de maio de 2012.

Comissão Executiva Nacional do PT







João da Costa reuniu “tropa de choque” pela manhã

Publicado por Valdecarlos Alves, em 26.05.2012 às 15:18

Prefeito visita diversas zonas nesta tarde, mas locais não foram revelados pela sua equipe (Foto: Peu Ricardo/Folha de Pernambuco)

O prefeito João da Costa reuniu sua tropa de choque nesta manhã em seu escritório político, em Campo Grande, para traçar metas de combate e intensificação de agenda política até o próximo dia 3, quando acontecem as novas prévias do PT, onde o gestor voltará a enfrentar o secretário estadual de Governo, Maurício Rands.

A reunião com a coordenação de campanha do petista contou com a participação do secretário de Governo e Turismo da PCR, André Campos, da deputada estadual Teresa Leitão, do deputado federal Fernando Ferro, do ex-presidente estadual do partido, Jorge Perez, entre outros. Hoje à tarde, João da Costa terá mais quatro reuniões em lugares não revelados. O Blog da Folha apurou que as visitas às bases serão nas 5ª. 9ª e 1ª zonas eleitorais.







Carro de som convoca militantes do prefeito pelas ruas

Publicado por Valdecarlos Alves, em 26.05.2012 às 10:56

Petista corre contra o tempo para vencer mais uma vez as prévias (Foto: Peu Ricardo/Folha de PE)

Uma corrida contra o tempo. É assim que o secretário estadual de Governo Maurício Rands e o prefeito João da Costa estão vendo os dias que antecedem a nova prévia do PT. Enquanto o primeiro posava para foto ao lado do ex-presidente Lula, em São Paulo, um carro de som circulava no final da tarde desta sexta-feira (25) por ruas da Zona Norte anunciando um ato do gestor no Clube Português, realizado à noite.

Panfletagem pró João da Costa

Segundo o Blog da Folha apurou, um locutor anunciava aos quatro ventos: “Hoje (ontem) é dia de festa no Clube Português, a partir das sete da noite. Vamos abraçar o nosso prefeito João da Costa”. Além de convocar moradores simpatizantes e militantes, o serviço publicitário ainda convocava filiados a votarem no próximo dia 3, quando acontecem novas prévias do partido. Tudo isso aconteceu no Largo de Dona Regina, em Nova Descoberta.







Prefeito ironiza foto de Rands com Lula

Publicado por Valdecarlos Alves, em 26.05.2012 às 09:31

João da Costa participou de plenária nesta sexta-feira, um dia após cancelamento da prévia(Foto: Peu Ricardo/Folha de Pernambuco)

Por Geraldo Lélis
Do FolhaPE

O prefeito João da Costa foi saudado com euforia pelos militantes que se fizeram presente na noite desta sexta-feira (25) no Clube Português, no bairro das Graças. E repetiu o que o deputado federal João Paulo já havia comentado na mesma sexta-feira (25) sobre a visita feita pelo secretário estadual de governo Maurício Rands, de que o símbolo petista não irá interferir na definição do candidato do partido à Prefeitura do Recife. “João Paulo me ajudou bastante quando ele foi perguntado. Ele mesmo reconheceu que aquela foto foi um factóide”, afirmou antes de pedir que seus eleitores saíssem em busca de novos votos.

Em um discurso de retomada da campanha de prévia do PT, ele disse que não se abateu com a anulação da votação ocorrida no último domingo (20) e prometeu que vai seguir lutando com a base da militância. “Vamos vestir vermelho e só vamos tirar depois de comemorar essa vitória histórica”, bradou ao fim do seu pronunciamento.

Dois “vitoriosos” e um derrotado
João da Costa: ‘Venci o grupo dos titânicos’

Rands: ‘Temos que desarmar os espíritos’
Rands poderá apoiar João, mas quem acredita?

Ele também reclamou das alterações na lista de filiados que tinham condição de votar na prévia e disse que só vai aceitar uma lista em que estejam todos os aptos a votar. João se queixou de que as pessoas que compareciam às sessões de votação com a camisa que representava sua candidatura eram impedidas de votar. “Eu nem vou falar mais aqui de lista, porque a gente sabe o que aconteceu no domingo. Se tinha a camisa com o número 20, era uma dificuldade danada para votar. Diziam: ‘seu nome não está aqui. Vá para outro lugar’. Aí a gente dizia: ‘companheiro troque de camisa. Venha com outra’. Quando chegava, diziam: ‘pode entrar, pode votar’”, reclamou.

A plenária durou por cerca de duas horas e contou ainda com a presença do presidente municipal do PT, Oscar Barreto, do deputado federal Fernando Ferro, da deputada estadual Tereza Leitão, do vereador Jairo Brito e do secretário de Turismo do Recife André Campos, além de centenas de militantes.







Panfletagem pró João da Costa

Publicado por José Accioly, em 25.05.2012 às 16:30

(Panfleto de divulgação)

Por Tatiane Accioly
Especial para o Blog da Folha

Veja o panfleto que os militantes do prefeito João da Costa (PT) estão distribuindo nas ruas do Recife.