Blog Indica

Livro relata histórias de combatentes da ditadura

Publicado por Márcio Didier, em 8.11.2014 às 12:12

(Foto: Divulgação)

Um livro dá voz a militantes que combateram a ditadura militar em Pernambuco, para que eles falem do passado e presente. Essa é a proposta do livro Subversivos – 50 anos após o golpe, da jornalista pernambucana Joana Rozowykwiat, que será lançado no próximo sábado (15), durante a Fliporto, em Olinda.

A publicação, editada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), resgata o passado desses personagens e procura identificar os rumos que eles tomaram em tempos de normalidade democrática.

O livro é construído a partir de entrevistas com nove personagens, entre eles o senador Humberto Costa (PT) e o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, que falam dos medos, motivações, expectativas e crenças do passado, mas também sobre como avaliam, com os olhos de hoje, esse período obscuro da história política brasileira.

A proposta da publicação é, a partir das aventuras individuais, das memórias e opiniões dos “subversivos” de outrora, mergulhar nas histórias íntimas da ditadura e investigar os rumos, algumas vezes contraditórios, de parte da esquerda no pós-redemocratização. Uma ótima leitura sobre esse tema.







Logo mais: Orson Lemos na Rádio Folha

Publicado por Branca Alves, em 7.07.2014 às 11:04

O assessor da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), Orson Lemos, é o entrevistado do Folha Política desta segunda-feira (7). Ele abordará as principais dúvidas sobre as eleições e a campanha eleitoral que foi iniciada no último domingo. O programa, comandado por Jota Batista, vai ao ar das 11h ao meio-dia, na Rádio Folha FM 96,7.







Logo mais: André Campos na Rádio Folha

Publicado por Branca Alves, em 4.06.2014 às 10:52

O deputado estadual André Campos (PSB) é o entrevistado do Folha Política desta quarta-feira (4). O socialista é mais um dos que estão quebrando a cabeça para saber quantos votos precisará para ganhar a reeleição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O programa, comandado por Jota Batista, vai ao ar das 11h ao meio-dia, na Rádio Folha FM 96,7.







Logo mais: João Paulo na Rádio Folha

Publicado por admin, em 23.05.2014 às 10:42

O deputado federal João Paulo (PT) é o entrevistado do Folha Política desta sexta-feira (23). O petista, que é pré-candidato ao Senado na chapa encabeçada pelo senador Armando Monteiro Neto (PTB), tem destacado que os principais investimentos realizados em Pernambuco nos últimos anos possuem o DNA do Governo Federal. Posição que é colocada em meio à guerra pela paternidade de obras estruturadoras no Estado entre petistas e socialistas. O programa, comandado por Jota Batista, vai ao ar das 11h ao meio-dia, na Rádio Folha FM 96,7.







Logo mais: Sérgio Leite na Rádio Folha

Publicado por Branca Alves, em 22.05.2014 às 10:57

O deputado estadual Sérgio Leite (PT) é o entrevistado desta quinta-feira (22) do Folha Política. O parlamentar é líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O programa, comandado por Jota Batista, vai ao ar das 11h ao meio-dia, na Rádio Folha FM 96,7.







Logo mais: Raul Jungmann na Rádio Folha

Publicado por admin, em 21.05.2014 às 10:47

O vereador recifense Raul Jungmann (PPS) é o entrevistado desta quarta-feira (21) do Folha Política. O pós-comunista, que recentemente deixou o colegiado que trabalha na confecção do programa de governo do presidenciável Eduardo Campos (PSB), continua questionando dados e ações da gestão do prefeito Geraldo Julio (PSB). Na última, o parlamentar atribuiu o PL que propõe a implantação do Passe Livre para estudantes do 6º ao 9º ano da rede municipal ao movimento estudantil, que vem pressionando o poder público desde o ano passado com esse fim. O programa, comandado por Jota Batista, vai ao ar das 11h ao meio-dia, na Rádio Folha FM 96,7.







Logo mais: André Régis na Rádio Folha

Publicado por admin, em 19.05.2014 às 10:50

O vereador recifense André Régis (PSDB) é o entrevistado desta segunda-feira (19) do Folha Política. O tucano, que tem feito uma posição sistemática na área de educação à gestão do prefeito Geraldo Julio (PSB), se coloca à disposição do seu partido para entrar na disputa pela vaga ao Senado que cabe a Pernambuco no atual pleito. A posição do parlamentar vem na esteira da possibilidade de rompimento entre o PSDB e o PSB, motivada pela possibilidade de candidatura própria dos socialistas em Minas Gerais. O programa, comandado por Jota Batista, vai ao ar das 11h ao meio-dia, na Rádio Folha FM 96,7.







Logo mais: Bezerra Coelho na Rádio Folha

Publicado por admin, em 14.05.2014 às 10:45

O ex-ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB) é o entrevistado desta quarta-feira (14) do Folha Política. O socialista, que é o pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Senado, colocou fogo na debate pré-eleitoral ao dizer que, pela relação história, o PSB poderia apoiar a presidente Dilma Rousseff (PT) num eventual segundo turno contra o senador Aécio Neves (PSDB). A declaração acendeu a luz amarela no ninho tucano que já andava avesso à possibilidade de os socialistas desembarcarem do seu palanque em Minas Gerais para o lançamento de uma candidatura própria por lá. O programa, comandado por Jota Batista, vai ao ar das 11h ao meio-dia, na Rádio Folha FM 96,7.







Logo mais: Teresa Leitão na Rádio Folha

Publicado por admin, em 12.05.2014 às 10:45

A presidente estadual do PT, Teresa Leitão, é a entrevistada desta segunda-feira (12) do Folha Política. A dirigente petista, que tem adotado uma postura mais dura na Assembleia Legislativa em relação ao Governo do PSB, é uma das organizadoras da agenda da presidente Dilma Rousseff (PT) em Pernambuco, na próxima terça-feira (13), no município de Cabrobó (Sertão). O programa, comandado por Jota Batista, vai ao ar das 11h ao meio-dia, na Rádio Folha FM 96,7.







Logo mais: Magno Malta na Rádio Folha

Publicado por Branca Alves, em 9.05.2014 às 10:50

O senador Magno Malta (PR-ES) é o entrevistado desta sexta-feira (9) do Folha Política. O parlamentar, que possui postura conservadora, defende, entre outras bandeiras, a redução da maioridade penal no Brasil. O programa, comandado por Jota Batista, vai ao ar das 11h ao meio-dia, na Rádio Folha FM 96,7.







Logo mais: Eduardo Jorge na Rádio Folha

Publicado por admin, em 8.05.2014 às 10:45

O pré-candidato do PV à Presidência da República, Eduardo Jorge, é o entrevistado desta quinta-feira (8) do Folha Política. O verde, que foi secretário no Governo de São Paulo de praticamente todos os governadores nos últimos 20 anos, aporta na capital pernambucana para palestrar sobre sustentabilidade. E ele vai aproveitar a passagem pelo Recife para pedalar em Boa Viagem. O programa, comandado por Jota Batista, vai ao ar das 11h ao meio-dia, na Rádio Folha FM 96,7.







Logo mais: Júnior Matuto na Rádio Folha

Publicado por admin, em 6.05.2014 às 10:50

O prefeito do Paulista, Júnior Matuto (PSB), é o entrevistado desta terça-feira (6) do Folha Política. O gestor prometeu recentemente investir cerca de R$ 100 milhões na infraestrutura do município ao longo de 2014. Ele, no entanto, terá que dividir seu tempo entre a gestão e a corrida eleitoral deste ano. O socialista será o principal apoiador da candidatura do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) à Câmara Federal no Paulista. O programa, comandado por Jota Batista, vai ao ar das 11h ao meio-dia, na Rádio Folha FM 96,7.







A comunicação de campanha em destaque no Blog

Publicado por admin, em 29.04.2014 às 14:45

Professor e cientista político Juliano Domingues assinará os artigos (Foto: Cortesia)

A partir desta terça-feira (29), o Blog da Folha abre espaço para a análise dos diferentes modelos de comunicação utilizados pelos pré-candidatos na corrida presidencial e na sucessão estadual. A seção, que também ficará em destaque no canal “Política” do Folhape – onde o internauta poderá acompanhar tudo o que será produzido ao longo das semanas, com artigos de  Juliano Domingues, professor de Comunicação e Política da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

O foco dos textos é o comportamento de políticos, eleitores, partidos e instituições, suas ações e intenções, o dito e o não dito. A linguagem é jornalística, com conteúdo interpretativo baseado em conceitos e teorias. Fatos ocorridos durante a semana são abordados e contextualizados a partir de ferramentas de análise previstas em campos de pesquisa da comunicação e da ciência política.

A intenção é oferecer ao internauta dados e interpretação que o permitam ir além da notícia.

Formado em Jornalismo pela Unicap, Juliano Domingues passou pela Agência Nordeste de Notícias (AGNE), TV Globo Nordeste, TV Golfinho, TV Asa Branca e TV Cultura. Domingues é, ainda, cientista social, mestre e doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Na UFPE, desenvolve pesquisa na interface entre Ciência Política e Comunicação, mais especificamente sobre políticas públicas e processos de tomada de decisão. Os resultados das suas investigações acadêmicas têm sido apresentados em congressos e conferências no Brasil e no exterior.

Daqui a pouco, estaremos disponibilizando o primeiro dos textos produzidos pelo professor Juliano Domingues. Não percam! O cara entende muito do negócio.







Logo mais: Aluísio Lessa na Rádio Folha

Publicado por admin, em 29.04.2014 às 10:45

O deputado estadual Aluísio Lessa (PSB) é o entrevistado desta terça-feira (29) do Folha Política. O socialista integra o time que tem reforçado a pré-candidatura de Paulo Câmara (PSB) ao Governo do Estados nos diferentes municípios pernambucanos. Com inserção nas Matas Norte e Sul, o parlamentar defende a continuidade do projeto iniciado pelo ex-governador e atual presidenciável Eduardo Campos. O programa, comandado por Jota Batista, vai ao ar das 11h ao meio-dia, na Rádio Folha FM 96,7.







Logo mais: Priscila Krause na Rádio Folha

Publicado por Branca Alves, em 28.04.2014 às 11:00

A vereadora do Recife Priscila Krause (DEM) é a entrevistada desta segunda-feira (28) do Folha Política. A democrata tem posição contrária ao ingresso do partido na Frente Popular de Pernambuco. Além disso, ela deixa claro que não fará parte do “pacote” e que seguirá fazendo oposição o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB). O programa, comandado por Jota Batista, vai ao ar das 11h ao meio-dia, na Rádio Folha FM 96,7.