O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TER/PE), José Fernandes de Lemos, afirmou nesta terça-feira (5), em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM, que está preocupado com a baixa demanda do cadastro biométrico no Recife. Até o momento, apenas 39% dos eleitores da capital de Pernambuco realizaram o procedimento. O prazo final para o recadastramento é 23 de março de 2014. O TRE lembra, ainda, que todos os eleitores são obrigados a passarem pelo recadastramento. Quem não comparecer terá o título cancelado.

“Até ontem (segunda-feira) 39% dos eleitores realizaram o recadastramento. Ainda faltam 702.804 mil pessoas. Nessa proporção, só chegaremos aos 60, 70% dos eleitores recadastrados até março de 2014. Quem não se cadastrar ficará de fora das próximas eleições e terá seu título de eleitor cancelado”, alertou o desembargador.

Atualmente, dez postos de atendimento para realização do cadastro biométrico estão disponíveis para os recifenses. Nos próximos dias, o TRE estará inaugurando outro posto – na Prefeitura da Cidade do Recife. “Nosso sistema tem capacidade para realizar 120 mil atendimentos por mês, ou seja, temos condições de atender a demanda”, enfatizou o desembargador do TRE/PE.

Para se cadastrar, o eleitor precisa comprovar vínculo com a cidade – residência e/ou trabalho, além de apresentar documento com foto. Inicialmente, apenas quem vota no Recife está sendo convocado. Quem mora em Jaboatão, Paulista, Olinda, Camaragibe ou nas demais cidades que ainda não foram convocadas para o recadastramento não precisa agendar.

Depois de agendar o processo – pelo site do TRE ou pelo fone (81) 3194-9400 – o eleitor deve comparecer no local, dia e horário indicado. O processo é rápido e não dura mais que cinco minutos. Ao todo, quatro dedos são cadastrados. A previsão do TRE/PE é cadastrar até as eleições do próximo ano 47 cidades do Estado. “Até 2018 todo estado será contemplado”, garantiu José Fernandes de Lemos.

POSTOS PARA O RECADASTRAMENTO
CAEC Areias
CAEC Arruda
CAEC Cinco Pontas
Câmara de Vereadores do Recife
Expresso Cidadão do Shopping Rio Mar Recife
Fórum Joana Bezerra (Ilha de Joana Bezerra)
Juizado Especial da Imbiribeira
Antigo prédio do TRE-PE na avenida Rui Barbosa (nas Graças)
TRT Cais do Apolo (Recife Antigo)
Teatro da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Prefeitura do Recife (próximo posto)