Da Folha de Pernambuco

Se as eleições municipais em Caruaru fossem hoje, o prefeito José Queiroz (PDT) poderia não ser reeleito, de acordo com a pesquisa de intenção de voto, realizada pelo Instituto Exatta. A principal concorrente do pedetista, a ex-deputada estadual Miriam Lacerda (DEM), aparece em primeiro lugar. Segundo o levantamento, feito com 400 eleitores, entre os dias 9 e 11 deste mês, a democrata tem 43% da preferência dos caruaruenses, enquanto José Queiroz aparece com 31%, uma diferença de 12 pontos percentuais na pesquisa estimulada. No mesmo cenário, o vereador Diogo Cantarelli, nome cotado pelo PSDB, teria 6% dos votos. Já o pré-candidato do PSOL, Fábio José, foi lembrando por 1% dos entrevistados. O percentual de pessoas que não quiseram ou não souberam opinar somou 19%.

O quadro atual é completamente diferente do resultado constatado na pesquisa realizada pelo mesmo instituto, em janeiro passado. À época, o prefeito tinha 35% das intenções, enquanto Miriam aparecia com 31%. No mesmo levantamento, Diogo Cantarelli tinha 3% e Fábio José não apareceu na pesquisa. Dos caruaruenses pesquisados, 13% não apontaram preferência e 6% não souberam dizer ou não votariam em nenhum dos pré-candidatos. Em ambas as sondagens, a margem de erro é de 4,9 pontos percentuais.

Neste cenário, as áreas em que a democrata tem vantagem é nos bairros Boa Vista (45%) e Kennedy (40%). José Queiroz tem mais preferência nas comunidades de Indianópolis (43%) e Vassoural (34%). Neste último local, Miriam aparece empatada com o pedetista.
CENÁRIO 2
A ex-deputada continua na vantagem quando é inserido o nome do secretário de Meio Ambiente do Recife, Marcelo Rodrigues (PV), na disputa majoritária em Caruaru – o nome de Diogo Canterelli não é colocado na lista. Neste cenário, a ex-deputada tem 45% das intenções de voto e José Queiroz aparece com 34%. O representante do PSOL, Fábio José, foi lembrado por 1%, enquanto Marcelo Rodrigues não recebeu votação. O número de entrevistados que não quiseram ou não souberam responder foi de 21%.

Neste cenário, o nome de Miriam sai na frente também nos bairros de Boa Vista (45%) e Kennedy (43%). Em Vassoural, a democrata também é mais simpática aos eleitores (38%). José Queiroz sai na frente em Indianópolis e empata com Miriam no bairro Maurício de Nassau (41%).

O prefeito José Queiroz só está na frente de Miriam Lacerda na pesquisa espontânea. Neste cenário, o pedetista foi lembrado por 20% dos eleitores entrevistados. A ex-deputada recebeu 18% das intenções. Em terceiro lugar, aparece o nome do ex-prefeito e deputado estadual Tony Gel (DEM), que é marido de Miriam. Ele tem a preferência de 4% dos sondados, enquanto o quarto colocado, o vereador Lício Cavalcanti (PCdoB), tem somente 1% dos eleitores. A maioria dos pesquisados (57%) não citou nenhum dos nomes.

Para o pesquisador João Matos, responsável pela sondagem do Instituto Exatta, o levantamento revela a falta de ações do prefeito nos últimos meses, o que acarreta no crescimento obtido pela oposição. “O José Queiroz tem uma estabilidade, um teto que não passa dos 35%, e a oposição está se movimentando. Ele deixou a oposição ultrapassar”, opinou.