Os eleitores do Recife poderão começar a fazer o cadastramento para votar pelo sistema biométrico, que reconhece a pessoa por meio da impressão digital, a partir da próxima sexta-feira (30). Inicialmente, estarão disponíveis à população quatro locais para o cadastramento: a Central de Atendimento ao Eleitor, no Forte das Cinco Pontas (Centro do Recife); o Cartório do Arruda (Zona Norte); o Cartório de Areias (Zona Oeste); e o novo posto de atendimento do Shopping Rio Mar, no bairro do Pina, na Zona Sul da Capital.

Apesar da possibilidade de o cadastro ser feito até abril de 2014, a orientação do TRE-PE é a de que os eleitores não deixem para comparecer de última hora. Para se adiantar, é preciso realizar um agendamento prévio, pelo telefone 3205-9400 ou pelo site www.tre-pe.jus.br, a partir da terça-feira (27). “É importante que eleitor vá agendar o dia e a hora, para ele ser atendido sem problemas na hora marcada”, alertou Orson Lemos, assessor da Corregedoria do TRE-PE, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7.

A previsão é que o atendimento a cada eleitor leve 15 minutos. Em março do próximo ano, outros postos para o cadastramento serão inaugurados, segundo o TRE-PE. Dos atuais 32 equipamentos biométricos, a expectativa  é chegar a 200 para o próximo ano.

Para realizar o novo cadastro, os eleitores precisam levar um documento de identificação com foto, como RG, carteira de trabalho e reservista, além do comprovante de residência, que pode ser uma conta de água, de luz ou um carnê de pagamento.