Direito Civil

[Videoaula] Dicas de Direito Civil para o TJ

Publicado por Laiziane Soares, em 8.01.2012 às 09:00

Quem nos dá dicas neste domingo é o professor de Direito Civil Augusto Alves. Segundo o mestre, a Fundação Carlos Chagas (FCC) irá espalhar as perguntas sobre a matéria durante todo o programa. Uma das dicas é estudar pelo Código Civil e resolver questões de provas anteriores. Atenção no Art. 104 do Código Civil! Confira outras dicas e bons estudos.

As videoaulas são publicadas aos sábados e domingos.







[Videoaula] Direito Civil “pessoa jurídica”

Publicado por laiziane, em 30.10.2011 às 09:01

Na videoaula deste domingo o professor de direito civil, Arthur Cavalcanti, comenta um dos tópicos previsto no edital para técnico do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). De acordo com o professor, o termo “pessoa jurídica” ainda pode ser chamado de pessoa moral ou pessoa coletiva.

Cavalcanti aborda a pessoa jurídica de direito privado e a pessoa jurídica de direito público. Ele atenta para uma alteração ocorrida em julho deste ano que acrescenta mais uma categoria de pessoa jurídica. Confira o vídeo, saiba mais sobre as divisões e não confunda mais esses termos. Bons estudos.

As videoaulas são publicadas aos sábados e domingos.







[Videoaula] Direito Civil para o TJPE

Publicado por laiziane, em 22.10.2011 às 08:08

Na videoaula deste sábado, é a vez de o professor de direito civil, Arthur Cavalcanti, comentar o conteúdo programático do concurso para o cargo de técnico do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Entre os assuntos da disciplina mais cotados para a prova estão: pessoas jurídicas, nascituro, responsabilidade civil, prescrição e decadência e fato jurídico. Segundo Cavalcanti, a Fundação Carlos Chagas (FCC) não inova muito na elaboração dos exames. Por tanto, uma boa dica para quem está se preparando é resolver questões anteriores.

As videoaulas são publicadas aos sábados e domingos.







[Videoaula] Direito Civil para o TJPE

Publicado por laiziane, em 24.09.2011 às 08:04

Na videoaula deste sábado ,dia 24, a professora de Direito Civil, Ana Cláudia Campos, dá orientações para quem está se preparando para o concurso do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A especialista faz uma lista dos conteúdos do edital do último concurso e baseia um guia de estudo de acordo com o perfil das provas elaboradas pela Fundação Carlos Chagas, organizadora escolhida para elaborar a prova.

Segundo Ana Cláudia, a FCC é uma banca previsível. “Organizando o estudo, resolvendo questões e lendo o Código Civil fica quase impossível errar uma questão de Direito Civil”, adianta a professora. Ela conta ainda que emancipação é o assunto “da moda” da FCC.

Conteúdo baseado no edital do último concurso do TJPE 
– Pessoa natural
 - Direito da personalidade
 - Pessoa jurídica
 - Domicílio
 - Negócio jurídico
 - Prescrição e decadência
 - Responsabilidade civil

As videoaulas são publicadas aos sábados e domingos.

Amanhã tem videoaula sobre Legislação de Trânsito para o concurso da guarda municipal do Recife. Não perca!







[Videoaula] Direito Civil “Prescrição e decadência”

Publicado por laiziane, em 13.08.2011 às 08:16

Prescrição e decadência são os temas desta videoaula com o professor de Direito Civil, Prof. Arthur Cavalcanti, estreante aqui no Blog dos Concursos. Segundo ele, este é um assunto que trata dos prazos para que um direito seja requerido, algo bastante cobrado em provas de concursos públicos que cobram a parte geral do Direito Civil. Com clareza, Cavalcanti conceitua, faz a distinção entre os termos e ainda aborda a utilização prática de cada um.

Bons estudos!

As videoaulas são publicadas aos sábados e domingo.







[Videoaula] Direito Civil “Conceito de Pessoa Física e Jurídica”

Publicado por laiziane, em 17.07.2011 às 12:02

Nesta videoaula, o professor de Direito Civil, Alberto Fernandes, aborda o tema Pessoas dentro da parte geral do Código Civil. Ele dá destaque para o conceito de pessoa natural ou pessoa física e suas características. Com generosidade, o especialista explica os termos personalidade e capacidade e ainda comenta a Lei do Nascituro. O vídeo foi dividido em duas partes para você poder apreender com calma o conteúdo neste final de semana. Uma dica: após assistir, debruce-se nos livros para fixar os conceitos.

Parte I

Parte II

As videoaulas são publicadas às terças e no final de semana.