Língua Portuguesa

[PMPE] Resposta de questão sobre crase

Publicado em 13.05.2016 às 16:17

Quem está se preparando para o concurso de soldado da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) pode conferir mais uma videoaula aqui no Blog dos Concursos. Na manhã desa sexta-feira (13), o professor de Língua Portuguesa, Tiago Xavier, do Nuce, explicou quando deve-se usar a crase. Uma questão sobre o tema foi disponibilizada. Confira, agora, a resposta da questão abaixo.

Questão 01 – Da mesma forma que em “direito à saúde”, a crase é obrigatória em:

A) Finalmente o juiz absolveu à ré.
B) Ele fez jus à uma aposentadoria.
C) Ela tem direito à plano de saúde.
D) A música é uma homenagem à vida.
E) Todos merecem ter acesso à bens culturais

Confira o vídeo com a resposta.

Confira aula com dicas de crase aqui.

Como funciona

O Blog dos Concursos iniciou uma nova temporada de videoaulas. Construímos uma parceria com vários professores especialistas na preparação para concursos públicos locais e nacionais e preparamos um conjunto de aulas, com o objetivo de ajudar o concurseiro a se preparar para as provas. O concurso da PMPE ocorre no dia 29 de maio e, para ajudar os 123 mil inscritos, unimos aula explicativa, com dicas sobre determinados assuntos, com a resolução de uma questão. 

Aulas anteriores

[PMPE] Aula sobre acentuação para o concurso da PMPE
[PMPE] Resposta da questão 01 de acentuação
[PMPE] Carlos Pamila explica conteúdo de Geografia
Resolução de questão 01 de geografia para concurso da PM
Nova temporada de videoaulas traz curso de testes para PMPE
[PMPE] Veja resposta da 2ª questão sobre probabilidade
[PMPE]Confira resposta de questão de probabilidade

 

 

 


[PMPE] Professor dá aula sobre crase

Publicado em 13.05.2016 às 09:06

Continuando o curso de testes preparatório para a prova do concurso público da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), o professor Tiago Xavier, do Nuce, dá dicas sobre crase. Confira abaixo a explicação do professor. Em seguida, tente responder a questão abaixo. A resposta sai ainda nesta sexta-feira (13).

 

Questão 01 - Da mesma forma que em “direito à saúde”, a crase é obrigatória em:

A) Finalmente o juiz absolveu à ré.
B) Ele fez jus à uma aposentadoria.
C) Ela tem direito à plano de saúde.
D) A música é uma homenagem à vida.
E) Todos merecem ter acesso à bens culturais


[PMPE] Resposta da questão 01 de acentuação

Publicado em 11.05.2016 às 20:16

O professor  de Língua Portuguesa, Tiago Xavier, do Nuce, responde a primeira questão sobre acentuação. A aula explicativa sobre o assunto, que faz parte do curso de testes preparatório para a PMPE, entrou no ar na última terça-feira (11). Confira a resposta do quesito abaixo no vídeo. 

Questão 01 – Sobre ACENTUAÇÃO, analise as afirmativas abaixo:

I.    "A origem do topônimo Garanhuns é muito controversa, havendo várias versões." – quanto às palavras acentuadas, tem-se: a primeira se acentua por ser proparoxítona e a segunda, por ser paroxítona terminada em hiato. 

II.    "e anhu ou anhum (anum, pássaro preto), espécies que habitavam o vale do rio Mundaú " – a última palavra deste trecho é acentuada pelo fato de o "u" formar ditongo tônico.
III.     "Dicionário Corográfico, Histórico e Estatístico de Pernambuco" – em relação à tonicidade dos termos sublinhados, esta recai na antepenúltima sílaba. IV. "…derivados de guirá ou guará (ave vermelha pernalta, aquática)…" – as duas primeiras palavras sublinhadas são acentuadas pela mesma regra gramatical. Quanto à terceira, a tonicidade recai na penúltima sílaba.

Está CORRETO, apenas, o que se afirma em:

A) III.
B) II e III.
C) II e IV.
D) II.
E) I, III e IV.

Resposta

Leia Mais
[PMPE] Aula sobre acentuação para o concurso da PMPE


O professor  de Língua Portuguesa, Tiago Xavier, do Nuce, também participa do curso de testes voltado para concurso público para soldado da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Na aula desta terça-feira (10), ele fala sobre acentuação gráfica.

Confira explicação abaixo e, em seguida, tente realizar a questão selecionada pelo educador. Nesta quarta-feira (11), sai a resposta.Fiquem ligados no Blog dos Concursos.

Questão 01 – Sobre ACENTUAÇÃO, analise as afirmativas abaixo:

I.    "A origem do topônimo Garanhuns é muito controversa, havendo várias versões." – quanto às palavras acentuadas, tem-se: a primeira se acentua por ser proparoxítona e a segunda, por ser paroxítona terminada em hiato. 

II.    "e anhu ou anhum (anum, pássaro preto), espécies que habitavam o vale do rio Mundaú " – a última palavra deste trecho é acentuada pelo fato de o "u" formar ditongo tônico.
III.     "Dicionário Corográfico, Histórico e Estatístico de Pernambuco" – em relação à tonicidade dos termos sublinhados, esta recai na antepenúltima sílaba. IV. "…derivados de guirá ou guará (ave vermelha pernalta, aquática)…" – as duas primeiras palavras sublinhadas são acentuadas pela mesma regra gramatical. Quanto à terceira, a tonicidade recai na penúltima sílaba.

Está CORRETO, apenas, o que se afirma em:

A) III.
B) II e III.
C) II e IV.
D) II.
E) I, III e IV.


[Português Mastigado] Revião + Exercícios

Publicado em 7.03.2015 às 10:40

A professora Fabiana Ferreira, de Língua Portuguesa, dá continuidade ao seu curso no Blog dos Concursos. Confira a videoaula.


[Reveja] Português Mastigado: Pontuação!

Publicado em 23.02.2015 às 15:34

Reveja última videoaula do curso Português Mastigado no Blog dos Concursos. A professora de Língua Portuguesa, Fabiana Ferreira, continua com a explicação sobre Pontuação. Confira no vídeo.

Saiba Mais
Português Mastigado: videoaula sobre Pontuação
[Reveja] Português Mastigado: videos + esqueminhas


[Aula IV] Português Mastigado: Pontuação!

Publicado em 21.02.2015 às 10:00

Nesta aula, a professora de Língua Portuguesa, Fabiana Ferreira, continua com a explicação sobre Pontuação iniciada no último final de semana! Confira no vídeo.


Português Mastigado: videoaula sobre Pontuação

Publicado em 15.02.2015 às 12:59

A professora de Português, Fabiana Ferreira, dá dicas sobre Pontuação na vídeoaula da semana. Este é o terceiro vídeo do curso Português Mastigado, promovido pela educadora em parceria com o Blog dos Concursos.

[Reveja] Português Mastigado: videos + esqueminhas

 


[Reveja] Português Mastigado: videos + esqueminhas

Publicado em 10.02.2015 às 18:19

Atualizado às 14h26 de 13/02/2015

A professora Fabiana Ferreira dá continuidade ao curso Português Mastigado no domingo de Carnaval (15). Enquanto isso, você pode rever as duas últimas videoaulas exclusivas produzidas pelo Blog dos Concursos em parceria com a especialista. Além dos vídeos, há esqueminhas de estudos, prontos para impressão e para serem anexados ao seu fichário de estudos! Boa revisão!

Aula I – Concordância Verbal

Aula II – Verbos Impessoais


Português Mastigado II: video + esqueminha

Publicado em 7.02.2015 às 10:00

A professora Fabiana Ferreira dá continuidade ao curso Português Mastigado, com videoaulas exclusivas para o Blog dos Concursos. Dessa vez, o tema é "Verbos Impessoais". Confira no vídeo abaixo!

Saiba Mais
Português Mastigado: videoaula + esqueminha de estudos

 

 


Reveja videoaula com a professora Fabiana Ferreira, que iniciou o curso de Português Mastigado no último sábado (31), no Blog dos Concursos.


Atualizado às 21h32 do dia 02/02/2015

A professora Fabiana Ferreira inicia curso de Português Mastigado, com dicas e bizus da disciplina que é coringa em qualquer prova de concurso público. Na primeira aula, o tema é Concordância Verbal. Confira vídeo abaixo e esqueminha de estudos, pronto para imprimir!

 


Heber Vieira resolve questões para prova da PF

Publicado em 6.12.2014 às 10:00

Concurso para agente da Polícia Federal (PF) está chegando. As provas objetivas estão marcadas para o dia 21 de dezembro em todas as capitais do País e no Distrito Federal. Confira mais uma dica de Língua Portuguesa para o certame.

 


Professor de Português, Heber Vieira, da dicas para a prova do concurso público da Secretaria de Educação do Recife e resolve três questões da UPENet, banca examinadora do certame. Confira no vídeo abaixo.

 


Atualizado às 17h07

Professor de Português da dicas para a prova do concurso público da Secretaria de Educação do Recife e resolve três questões da UPENet, banca examinadora do certame. Confira no vídeo que vai ao ar neste sábado (29), às 10h. Não percam, concurseiros!