De concurseiro para concurseiro

[Ser concurseiro é...]A rotina de uma concursada que continua os estudos

Publicado por Marília Neves, em 4.04.2015 às 18:00

A técnica judiciária do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Adriana Leal, já conseguiu ser nomeada em um concurso público. Mas a concurseira continua em o projeto. Confira as dicas da servidora.







[Dia da Mulher] Conheça Roberta Maranhão: mãe, trabalhadora e concurseira

Publicado por Marília Neves, em 8.03.2015 às 08:59

Ser mãe. Trabalhar em Home Office. Cuidar dos serviços domésticos. E ainda ser concurseira. Essa não é uma rotina fácil, mas Roberta Maranhão, de 36 anos, supera todas as adversidades em busca de seu sonho: se tornar servidora pública. No Dia da Mulher, a design gráfica é mais uma personagem batalhadora, que supera qualquer sacrifício e mostra que é possível sim ultrapassar todas as dificuldades através do foco e da motivação para dar uma vida mais confortável ao seu filho de nove anos de idade.

Como toda mulher, a designer realiza múltiplas tarefas. Ela conta ao Blog dos Concursos como entrou no universo dos concursos públicos. “Passei 14 anos da minha vida na área em que me formei: programação visual. Até que acabei sendo demitida do meu antigo emprego. Comecei a notar que ficava cada vez mais difícil arrumar um trabalho na área privada e, mesmo quando havia vaga, os salários eram muito baixos”, afirmou Roberta. Somado a isso, uma reviravolta em sua vida pessoal também a fez correr atrás desse sonho.

“Passei por alguns problemas pessoais. Quando me separei, passei por dificuldades. Até que resolvi escutar o conselho que um tio sempre me dava: estudar para concurso. Me levantei”, comenta. Em 2013, ela se matriculou em um cursinho e começou uma nova vida cheia de determinação.

De manhã, trabalha em serviços freelancers na sua área, cuida do filho e arruma a casa. A parte da tarde é a que mais se dedica aos livros, apostilas e exercícios. “A condução leva meu filho para o colégio, então tenho como me concentrar mais nos estudos”, explica. À noite, é hora de preparar o jantar e colocá-lo para dormir. Às 21h, o dia ainda não acabou para Maranhão. “Quando ele dorme, recomeço os estudos até a meia noite, mais ou menos”, assegura com expressão decidida. Pela casa inteira, são espalhados esqueminhas de estudos para revisão. “Até meu filho já começou a estudar”, brinca a concurseira.

De 2013 para cá, ela já foi aprovada em alguns concursos. Ainda não foi chamada, mas não desiste. A meta, agora, é passar no certame da Polícia Científica, que ainda deve ser lançado em 2015. “É importante traçar metas, fazer anotações na hora de estudar. Esqueminha de estudos ajudam muito na hora da revisão. Eu também sempre procuro me matricular em algum cursos, pois ajuda a me concentrar”, recomenda Roberta, que mostrou como está a sua Constituição Federal de 1988: toda grifada e com anotações de suas observações. Isso ajuda na memorização. Nesse Dia da Mulher, confira o que essa batalhadora tem a dizer no vídeo abaixo.







Ser concurseiro é…Ter foco!

Publicado por Marília Neves, em 7.03.2015 às 14:00

A concurseira "novata" Danielle Souza fala sobre sua primeira experiência real no estudo para concursos públicos. Antes, a jovem já havia realizado algumas provas, mas nunca havia se dedicado em aprender os assuntos exigidos. Agora, ela mantém o foco rumo à aprovação no certame do IFPE. Confira no vídeo!







Ser Concurseiro é…realizar-se!

Publicado por Marília Neves, em 4.03.2015 às 10:00

O bombeiro Adriano Carlos da Silva é concurseiro há vários anos. Ao longo de sua jornada já foi aprovado em vários concursos públicos. Sua afinidade pela área policial o fez focar nos estudos para esse tipo de certame. E deu certo. Adriano aguarda nomeação no processo seletivo para agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e continua estudando. Agora, para a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Mais um
Ser concurseiro é…Correr atrás de um sonho!







Ser concurseiro é…Correr atrás de um sonho!

Publicado por Marília Neves, em 28.02.2015 às 18:00

A já servidora pública da Universidade Federal de Pernambuco, Taísa Harmony, está em busca de mais um sonho: ser aprovada no concurso público da Secretaria da Fazenda. Mesmo em exercício em cargo público, Taísa não desiste de melhorar de vida!







Ser concurseiro é… Não desistir

Publicado por Marília Neves, em 4.09.2014 às 10:00

O concurseiro Ranzelis Santos, do Curso Nobre, tem 40 anos e luta para conquistar uma vaga no serviço público. Aprovado no concurso público da Prefeitura de Ipojuca, enquanto aguarda convocação, ele continua os estudos. Agora, o objetivo é a Guarda Municipal do Recife (GMR).







Ser concurseiro é… Persistir

Publicado por Marília Neves, em 3.09.2014 às 10:00

José Cristiano da Silva, 35 anos, supera todas as dificuldades comuns dos concurseiros de plantão. O desafio, para ele, é maior, devido a deficiência visual. Mesmo assim, José, que já é concursado da Prefeitura do Recife e é formado no curso técnico de Radiologia, quer melhorar sua qualidade de vida. O concurso da Defensoria Pública da União, cujo lançamento está previsto para o mês de setembro, é seu objetivo.







Ser concurseiro é…Ultrapassar dificuldades

Publicado por Marília Neves, em 2.09.2014 às 10:00

Raíssa Jordão tem 23 anos. Ela é publicitária e vai fazer concurso público para a Câmara de Vereadores do Recife, cargo de consultor legislativo. Um dos aspectos determinantes para que a jovem largasse o emprego para se dedicar exclusivamente aos estudos é a estabilidade financeira proporcionada pela função. Confira o vídeo.







Ser concurseiro é…Ultrapassar barreiras!

Publicado por Marília Neves, em 1.09.2014 às 10:00

Alex Felipe Correia, de 22 anos, vai fazer concurso público para a área de saúde. Habitante da cidade de Pombos, no interior do Estado, Alex acorda de madrugada para conseguir dar conta de estudar, assistir às aulas no Espaço Heber Vieira e trabalhar. Como muitos concurseiros sabem, essa rotina não é nada fácil. Mas, Alex afirma que não vai desistir dos seus objetivos! Confira o vídeo.

 







Marta Maia também fala o que é ser concurseira!

Publicado por Marília Neves, em 27.07.2014 às 09:55

Mais uma concurseira relata a vida de concurseiros e conta para o Blog dos Concursos o que é necessário para se manter nesse caminho. Confira!







Ser concurseiro é…ser persistente!

Publicado por Marília Neves, em 26.07.2014 às 18:00

Para o concurseiro Johnson Mastroiani, o segredo de todo concurseiro é a persistência. Escute o que é "ser concurseiro" na opinião dele.

 







Fã das festas juninas, concurseira promete não perder foco durante feriadão

Publicado por Marília Neves, em 23.06.2014 às 12:03

Fã do São João nordestino, comemorado no dia 24 de junho, Thalyta Brito, de 24 anos, encontrou uma solução para não perder nem as festas juninas, nem o foco nos estudos. Confira o que a aluna do Espaço Heber Vieira vai fazer nesse feriadão junino.







Concurseiro vai administrar tempo entre estudos e diversão neste São João

Publicado por Marília Neves, em 22.06.2014 às 17:00

Nas festas juninas, concurseiros precisam administrar o tempo entre estudos e diversão. O aluno do Espaço Heber Vieira, Cloudinaldo Araújo da Silva, de 39 anos, é formado em Química Industrial e vai fazer concurso para o INSS. O edital deste certame ainda não foi publicado, mas ele já deu um passo à frente dos concorrentes e começou os estudos antecipados. Confira os planos de Cloudinaldo para o São João, comemorado no dia 24 de junho.

Confira também:
Concurseira fala como vai passar o São João







Concurseiro vai administrar tempo entre estudos e diversão neste São João

Publicado por Marília Neves, em 22.06.2014 às 17:00

Nas festas juninas, concurseiros precisam administrar o tempo entre estudos e diversão. O aluno do Espaço Heber Vieira, Cloudinaldo Araújo da Silva, de 39 anos, é formado em Química Industrial e vai fazer concurso para o INSS. O edital deste certame ainda não foi publicado, mas ele já deu um passo à frente dos concorrentes e começou os estudos antecipados. Confira os planos de Cloudinaldo para o São João.

Confira também:
Concurseira fala como vai passar o São João







Concurseira fala como vai passar o São João

Publicado por Marília Neves, em 22.06.2014 às 12:00

Giordana Catharina é enfermeira e vai prestar concurso para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) das Universidades Federais na Paraíba, em Alagoas e, também, em Petrolina (PE). Confira as dicas de Giordana para o São João no vídeo abaixo. Bons estudos, concurseiro!