Cotidiano

Folha de Pernambuco


Saúde

Saúde

Acompanhe aqui matérias especiais sobre alimentos, terapias alternativas, prevenção e tratamento de doenças, além de dicas de qualidade de vida.
 

PREVENÇÃO

Teste rápido para HIV durante as festividades de São Pedro

Interessados precisam apenas apresentar um documento oficial com foto

29/06/2012 07:59 - Do FolhaPE, com informações de assessoria

O serviço de testagem rápida para identificação do HIV voltará a ser oferecido nesta sexta-feira (29) e sábado (30), no Sítio Trindade, em Casa Amarela, zona norte do Recife. O teste será realizado das 18h às 0h nos estandes, que devem atender uma média de 150 pessoas por dia.

Para realizar o exame, os interessados precisam apenas apresentar um documento oficial com foto. Eles serão submetidos a um rápido questionário e, em seguida, farão o exame, que consiste apenas na retirada de uma gota de sangue da ponta do dedo. O resultado sai em 30 minutos.

Cerca de 15 profissionais da rede municipal de saúde estarão à disposição do público. Entre eles, psicólogos, bioquímicos, técnicos de enfermagem, aconselhadores, agentes de prevenção e auxiliares de serviços gerais. Se constatado algum caso positivo do vírus, os pacientes serão encaminhados para as unidades de saúde de referência no tratamento.

Ainda durante a testagem, as pessoas contarão com uma apresentação de cordel que os clientes poderão assistir dentro do próprio estande. O tema da exibição é uma alusão sobre prevenção e outras orientações a cerca do HIV.

Os estandes montados pela Secretaria de Saúde do Recife para a realização de testagem rápida de HIV nos polos de festa pela cidade tem tido de grande movimentação. Só nos dias 22, 23 e 24 de junho, mais de 750 exames foram feitos. É um número acima do esperado, de acordo com a Coordenação de DST/Aids e Hepatites Virais da Capital.
 


  • BLOG DA FOLHA

Cartello