Brasil

RIO DE JANEIRO

Prefeitura montará UPP do Crack

13/01/2012 01:12 -

RIO DE JANEIRO (AE) - A Prefeitura do Rio de Janeiro deve montar uma base, inspirada no modelo da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), em uma das cracolândias da cidade para dar assistência social, socorro médico e encaminhar para tratamento os usuários da droga. O projeto, que está sendo chamado de “UPP do Crack”, visa conter a expansão das áreas do consumo do entorpecente com postos de atendimento aos dependentes químicos.

“É similar à UPP porque a ação será permanente e em conjunto com as secretarias de Segurança Pública e de Saúde. O usuário receberá o primeiro atendimento médico no local e poderá ser encaminhado para o tratamento”, explicou o secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem. No Rio, crianças e adolescentes podem ser internados compulsoriamente.

Segundo o secretário, ao contrário de São Paulo, onde as cracolândias ocupam as ruas da cidade, no Rio, os usuários ainda estão confinados nas favelas ainda não ocupadas pela polícia. Para garantir a segurança da equipe, a Secretaria de Segurança Pública do Rio é que definirá em qual comunidade será instalada a primeira “UPP do Crack”. A implantação do projeto terá verba do Plano de Enfrentamento ao Uso do Crack do Ministério da Saúde. O Rio será o primeiro estado a receber o programa.
 



Cartello