PT cobra gratidão e PSB, recursos

Um dias antes de Dilma Rousseff desembarcar em Pernambuco - onde ela perdeu para Marina Silva - a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, anunciava, na plenária do PT, no Teatro Boa Vista, os números da nova Datafolha. A despeito da manutenção do empate técnico, pela primeira vez, a petista aparece na frente de Aécio Neves neste 2º turno: ela com 52% e ele com 48%. A militância vibrou. A ministra elencou obras que tiveram empurrão do Governo Federal. Cuidou, antes, de entregar 1900 unidades do Minha Casa, Minha Vida, em Abreu e Lima, sem a presença de Dilma, uma vez que a legislação eleitoral proíbe. Atender esse volume de famílias tem um impacto. Mas enquanto os petistas cobram gratidão, socialistas reclamam da interrupção de transferências de recursos da União para Via Mangue, Arco Metropolitano e obras da Caxangá. A relação do Governo do Estado e PCR com o Governo Federal azedou. Resta saber como ficará em caso de reeleição da presidente.

Enquanto os petistas cobram gratidão, socialistas reclamam da interrupção de transferências de recursos da União para Via Mangue, Arco Metropolitano e obras da Caxangá

Mal a eleição acabou 
A agenda de Dilma e Lula, em Pernambuco, hoje, pode ter acréscimo no roteiro. Acrescentar Petrolina no script era uma possibilidade. Antes de chegar, o ex-presidente, em entrevista à Rádio Jornal, ontem, deixou em aberto a chance de retornar em 2018. Presidente nacional do PT, Rui Falcão, sapecara: “Se o presidente Lula vier daqui a quatro anos, o povo ficará muito feliz”.

Pontos - O próprio Lula, em palanque em Minas Gerais, chamou Aécio Neves de “filhinho de papai”, além de compará-lo a Fernando Collor, hoje, aliado seu. Dilma já havia introduzido a questão do bafômetro e da irmã do mineiro. A tática dos ataques pessoais deu resultado.

Central...- Militantes da Frente Popular, entre eles, o vereador Carlos Costa, correram a feira de Bonança (distrito de Moreno), para desfazer a tese de que Aécio Neves acabaria com Suape.

...de... - Atribuíram o boato a petistas e petebistas. No comício, em Brasília Teimosa, quando ainda tinha Marina Silva como adversária principal, a própria Dilma recorreu a Suape.

...boatos - “Aqueles que são contra o Pré-sal querem acabar com os estaleiros Atlântico Sul, Vard Promar... acabar com os empregos”, disparara Dilma ainda no 1º turno.

Por perto - Paulo Câmara recebeu convite da campanha de Aécio Neves para participar de atos em Roraima e na Paraíba. Falta só a coordenação confirmar. Governador eleito no Estado, Paulo participará das agendas também na condição de vice-presidente nacional do PSB.

Estimativa 1 - No Recife, o prefeito Geraldo Julio deu, a Marina Silva, no primeiro turno, 63,33% (quase 600 mil votos). Em Pernambuco, ela venceu com 48,5% (2.310.700). No Recife, Paulo Câmara teve 77,83% (672. 157), percentual maior do que o registrado por Eduardo Campos em 2010, que foi de 73,7%.

Estimativa 2 - Em Pernambuco, Paulo obteve 68,08%. Com base nessa demonstraçao de força expressada, pela Frente Popular, nas urnas  no primeiro turno, aliados de Aécio Neves, no Estado, trabalham para que ele tenha cerca de 40% dos votos dos pernambucanos.

No semiárido -Deputado estadual recém-eleito pelo PSOL, Edilson Silva prestigia hoje, a partir das 8h, ato pró-Dilma na ponte Presidente Dutra, que liga Petrolina e Juazeiro. A expectativa é de que 30 mil agricultores marquem presença, a fim de defender a reeleição da petista e o projeto de convivência com o Semiárido, encampado pelos movimentos sociais e articulações da sociedade civil, como a ASA.


Blog

  • BLOG DA FOLHA

Twitter


Cartello