Cultura+

Ted Bundy: conheça produções que contam a história do serial killer

Theodore matou mais de 30 mulheres nos Estados Unidos durante a década de 1970

Serial killer Ted Bundy ficou conhecido por matar mulheres na década de 1970Serial killer Ted Bundy ficou conhecido por matar mulheres na década de 1970 - Foto: Reprodução

Um dos gêneros que vem ganhando força no Brasil através do cinema, da TV e da literatura é o de crimes reais. Dos mais famosos até os poucos conhecidos, os detalhes dos casos parece intrigar e despertar o interesse do público. Dentro deste tema, uma ramificação que faz bastante sucesso envolve aqueles criminosos que possuem um modus operandi, escolhem suas vítimas a dedo e, na sua maioria, carregam traumas de infância: os assassinos em série.

Das figuras mais comentadas e ficcionalizadas, os crimes de Theodore Robert Bundy são destaque desta sexta-feira (3). Na década de 1970, nos Estados Unidos, o psicólogo e estudante de direito matou mais de 30 mulheres. Ele conseguiu fugir da polícia duas vezes antes de ser condenado à morte, em julho de 1979. O serial killer era descrito como uma pessoa simpática e de boa aparência, optando por atuar em causa própria no tribunal. Os fatos da época já renderam documentários, filme e livro. Confira!

Leia também:
‘This Is Us’: Quarta temporada amplia narrativa sem perder a qualidade
'Netflix Party' possibilita ver séries com amigos a distância
Estreias de terror para maratonar na sexta-feira 13

Quem foi?

Ted Bundy era tido como uma pessoa extremamente sociável e inteligente, embora seu nível de QI possa ser questionado. Quando se formou em psicologia e começou seus estudos na Universidade de Direito de Seattle, acabou sendo reprovado por não comparecer às aulas. Acredita-se que nessa época, por volta de 1973, começou a sequestrar e matar mulheres, mas é possível que haja vítimas anteriores ao ano em que se tem registro, já que muitas delas nunca foram encontradas.

Ele viajou para estados como Colorado, Washington e Florida, cometendo assassinatos sem deixar quase nenhuma pista. Seu modus operandi incluía espancar, mutilar e mover as mulheres para outros locais, quase sempre deixando marcas de mordidas. Alguns corpos não eram possíveis reconhecer.

Na primeira vez que Bundy foi detido, enquanto aguardava a preliminar do julgamento, conseguiu fugir saltando de uma janela. Só foi recapturado seis dias depois. Ted foi considerado culpado por tentativa de sequestro e agressão, com uma pena de até 15 anos. Com o passar do tempo, foram encontradas provas de alguns assassinatos – Caryn Campbell, 23 anos, por exemplo – e acabou sendo transferido para uma prisão no Colorado.

Durante o tempo em que passou preso e aguardando julgamento, Ted conseguiu fugir mais uma vez, de dentro de sua cela, por um buraco que levava ao quarto dos oficiais. O serial killer vestiu um uniforme e saiu pela porta da frente. Livre novamente, matou mais mulheres. Lisa Levy e Margaret Bowman foram atacadas e mortas dentro de uma república de estudantes. Karen Chandler e Katy Kleiner também foram violentadas, mas conseguiram escapar.

Capturado novamente, inicialmente por roubo de carro e cartões de crédito. A polícia só conseguiu identifica-lo quando Ted fez um telefonema para sua namorada, Elizabeth Kendall. Em 1979, conseguiram analisar sua arcada dentária em comparação com a marca deixada nas vítimas, comprovando ser o autor dos crimes.

Theodore foi considerado culpado pelas mortes de Margaret Bowman, Lisa Levy e Kimberly Leach, esta última de 12 anos de idade. Bundy foi condenado à pena de morte em cadeira elétrica. Dias antes da execução, Ted confessou ter matado por volta de 30 mulheres, mas a suspeita é que esse número seja maior. Ele morreu aos 42 anos, na prisão estadual da Florida, em janeiro de 1989.

Documentários

Há dois documentários que contextualizam os crimes de Ted Bundy e suas vítimas. “Conversando com um serial killer: Ted Bundy” estreou na Netflix em janeiro de 2019 e possui 4 episódios com entrevistas do criminoso pouco antes de morrer, além dos advogados, agentes da polícia e imprensa que acompanharam o caso na época.

Já em “Ted Bundy: Falling For A Killer”, da Amazon Prime Video, o viés acontece pelos depoimentos de Elizabeth Kendall, namorada de Theodore, e a filha do casal, Molly. Durante os cinco episódios, a convivência e relacionamento dos dois são postos em outra perspectiva.





Filme e livro

Para conhecer todos os detalhes dessa história, é impossível não passar pelo livro “Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado”, da DarkSide, escrito pela autora Ann Rule, que conheceu o serial killer e ficou próxima dele em determinada fase da vida, antes de saber o que tinha acontecido. Em seu projeto, Rule soma as lembranças pessoais da época e sua apuração como repórter investigativa. Para quem se interessa em conteúdos criminais este livro é leitura obrigatória.

Já no filme “Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal”, estrelando Zac Efron no papel do psicopata, a narrativa tem foco na habilidade de Bundy em defender a si mesmo no primeiro julgamento televisionado dos Estados Unidos, além dos relatos de Elizabeth sobre os anos que passou ao lado do serial killer. O maior atrativo do filme é a atuação de Efron e sua caracterização bizarra. O longa é baseado no livro “The phantom prince: My life with Ted Bundy”, da própria Elizabeth Kendall, e está disponível no catálogo da Netflix.



*Fernando começou a assistir a séries de TV e streaming em 2009 e nunca mais parou. Atualmente ele já maratonou mais de 300 produções, totalizando aproximadamente 7 mil episódios. A série mais assistida - a favorita - é 'Grey's Anatomy', à qual ele reassiste com qualquer pessoa que esteja disposta a começar uma maratona. Acesse o Portal, Podcast e redes sociais do Uma Série de Coisas neste link.

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Como Eriberto de ''Renascer'', Pedro Neschling dá visibilidade a pessoas com deficiência auditiva
novela

Como Eriberto de ''Renascer'', Pedro Neschling dá visibilidade a pessoas com deficiência auditiva

Diretora lança documentário sobre Dorival Caymmi: "Quero contar o que as pessoas não sabem"
FILME

Diretora lança documentário sobre Dorival Caymmi: "Quero contar o que as pessoas não sabem"

Newsletter