Cantando Histórias para Ler o Mundo
Cantando Histórias para Ler o MundoFoto: divulgação

A CAIXA Cultural Recife promove, de 19 a 23 de abril de 2017, a vivência Cantando Histórias para Ler o Mundo, uma oficina-espetáculo que mistura literatura e música a fim de incentivar as habilidades de leitura e escrita. São seis oficinas para escolas, uma para profissionais de áreas como Educação, Arte, Psicologia e Serviço Social, e uma para pais e filhos. A PROGRAMAÇÃO É TODA GRATUITA. 

A atividade foi idealizada pelo artista e pesquisador Joaquim de Paula, que há mais de 20 anos pesquisa e desenvolve projetos pautados na importância da dimensão pedagógica da Literatura, por meio da contação de história, da interação do adulto com a criança e a interação entre as crianças no momento da escuta onde, segundo ele, há o fluir do imaginário e despertar da curiosidade.

Para a vivência, Joaquim de Paula criou uma história interativa baseada em material de domínio público do folclore brasileiro. Os participantes serão convidados a interagir com a narrativa, vivenciando jogos de música e criando textos, personagens e ilustrações para a construção de um livro-objeto coletivo, sempre utilizando a linguagem musical, por meio de instrumentos, canto e falas rítmicas.

A ideia é apresentar a importância do contato das crianças com um mundo além do real. Com o mundo imaginário das histórias, capaz de despertar o interesse pela leitura, assim como, estimular o desenvolvimento cognitivo, social e emocional.

Na oficina para pais e filhos, queremos incentivar a importância do papel do adulto nesse processo infantil de aprender brincando, por meio da literatura.

Para profissionais, várias possibilidades serão apresentadas para que utilizem a contação de história no trabalho e possam desenvolver atividades complementares com música e artes plásticas, contribuindo para o desenvolvimento da criança.

Serviço:
Vivência: Cantando Histórias para Ler o Mundo
Local: CAIXA Cultural Recife
Endereço: Av Alfredo Lisboa, 505 Bairro do Recife
Data: 19 a 23 de abril de 2017
Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Recife:
(81) 3425-1915 / 3425-1906
email: gentearteirape@gmail.com

Datas e horários:

PARA ESCOLAS - Dias 19, 20 e 21 de abril (quarta a sexta) - Manhã (9h às 11h) e tarde (14h às 16h).

PARA PROFISSIONAIS - Dia 22 de abril (sábado) - Das 13h às 19h. Inscrições gratuitas - de 1º a 16 de abril, via e-mail para gentearteirape@gmail.com Favor enviar dados pessoais e um pequeno texto sobre seu currículo e o interesse em participar da atividade. Os selecionados serão informados por email no dia 17 de abril. Número máximo de participantes: 30.

PARA PAIS E FILHOS (crianças de qualquer idade) - Dia 23 de abril (domingo) - às 14h. Serão distribuídas senhas uma hora antes. Número máximo de participantes: 50 (entre adultos e crianças).

comece o dia bem informado: