Elisângela tem vários cartões de crédito e as faturas nem sempre chegam em tempo. Ela acaba pagando em atraso e quer saber se tem a operadora tem direito de cobrar os juros dela. Veja o que a consultora Georgina Santos, da Ágilis/RH, recomenda a ela.

E você, tem dúvidas sobre como cuidar do seu dinheiro? Manda e-mail pra gente!

Dinheiro
DinheiroFoto: Agência Brasil

O percentual de famílias endividadas no Brasil chegou a 57,3% em novembro deste ano. Segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), houve uma redução do número de endividados em relação a outubro deste ano (57,7%) e a novembro do ano passado (61%).

Do total de endividados, 14,1% disseram estar muito endividados neste mês, índice superior aos 13,4% de novembro do ano passado.

O percentual de inadimplentes, ou seja, de pessoas que estão com dívidas ou contas em atraso, chegou a 23,4% em novembro deste ano, taxa inferior aos 23,8% do mês anterior, mas superior aos 22,7% de novembro do ano passado.

Entre as famílias brasileiras, 9,1% acham que não conseguirão pagar suas dívidas nos próximos meses. Em outubro deste ano, o percentual era de 9,4%, enquanto em novembro do ano passado, a proporção chegava a 8,5%. O tempo médio de atraso nas contas ficou em 63,3 dias.

Dinheiro
DinheiroFoto: Agência Brasil

Estabilizar o orçamento, comprar uma casa, investir na educação e viajar são metas que fazem parte dos planos da maioria das pessoas que sonham com um futuro mais tranquilo e sem preocupações financeiras. Durante tempos de crise e dificuldades, a educação financeira se torna essencial para a estabilidade do orçamento.

Para dar dicas de como evitar a inadimplência e manter as contas em dia, o educador financeiro Arthur Lemos irá ministrar a palestra “Atitudes financeiras inteligentes”, no próximo dia 2 de dezembro, às 14h, no auditório da Concessionária Rota do Atlântico, em Suape. As inscrições podem ser efetuadas, gratuitamente, pelo e-mail rh@rotadoatlantico.com.br.

“O objetivo da palestra é sensibilizar as pessoas a administrarem o dinheiro com consciência e de forma inteligente para realizar mais sonhos, o que não necessariamente é alcançado com a diminuição do consumo, como se espera”, explica Arthur Lemos. Conceitos sobre análise de renda, diagnóstico, sonho, orçamento e poupança, endividamento e inadimplência serão alguns dos assuntos abordados pelo educador financeiro.

Elisângela tem 37 anos e vários cartões de crédito. Se as faturas não chegam pelo correio, ela acaba atrasando o pagamento e pagando tudo com juros. Sem falar na complicação que é gerenciar tanta conta. Confira as dicas da consultora Georgina Santos, da Ágilis/RH.

Boleto pode ser obtido no site da Prefeitura do Recife
Boleto pode ser obtido no site da Prefeitura do RecifeFoto: Foto: Úrsula Freire/Folha de Pernambuco

O prazo para o pagamento da última parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do Recife referente ao exercício fiscal de 2016 vai até esta quinta-feira (10). De acordo com a Secretaria de Finanças do município, o boleto da 10ª parcela pode ser pago em agências bancárias, casas lotéricas ou internet banking.

Para acessar a segunda via do boleto, o contribuinte pode acessar o site da prefeitura www.recife.pe.gov.br, clicando no banner do "IPTU 2016", disponível ao lado direito da página.

Para visualizar o valor a ser pago, é necessário informar o número do sequencial do imóvel. Também é possível verificar se há alguma parcela anterior em aberto. O pagamento de todas as parcelas até o próximo dia 10 garante o desconto no IPTU de 2017 aos contribuintes adimplentes. O desconto pode ser de 10% na parcela única ou de 5% para o pagamento em cotas.

Além do portal, os responsáveis por imóveis residenciais ou comerciais no Recife podem obter informações sobre o IPTU também pelo 0800.081.1255.

Em 2014 dona Eliana perdeu uma fonte de renda importante: o aluguel de um galpão que lhe garantia R$ 5 mil por mês. Para ela, como o Brasil está endividado, tudo bem se manter "no vermelho" também. Para a consultora Georgina Santos, da Ágilis/RH, não existe dívida inegociável. Mas para sair do endividamento, é preciso readequar o orçamento.

Imóveis no Recife
Imóveis no RecifeFoto: Cristiana Dias/Folha de Pernambuco

O contribuinte do Recife que registrou o CPF na Nota Fiscal no município vai poder escolher, durante todo o mês de novembro, o imóvel que receberá o desconto no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em 2017. O valor do abatimento é de até 50% segundoa Prefeitura do Recife (PCR).

De acordo com a PCR, solicitando a NFS-e e informando o CPF/CNPJ, o cidadão acumula pontos para desconto no IPTU do ano seguinte. Para ter direito ao desconto, é preciso estar adimplente com a PCR. O crédito é gerado de notas fiscais de serviços solicitadas até o dia 31 de outubro de 2016. O benefício é regulamentado pela lei 17.408/2008.

O secretário de Finanças do Recife, Ricardo Dantas, destaca que as famílias podem concentrar o desconto num único imóvel, até o máximo de 50% do valor do IPTU, recolhendo normalmente os outros 50%. "Caso o cidadão disponha de créditos superiores a 50% do seu IPTU, ainda há a opção de escolher outros imóveis para usufruir do benefício", ressalta. É possível escolher um imóvel próprio ou ainda uma propriedade em nome de terceiros desde que não haja débitos em atraso com o município.

O imóvel com débitos não regularizados está impedido de ser indicado para abatimento do IPTU, bem como o tomador do serviço que possuir dívida com o município. Porém, se o débito estiver parcelado e com o pagamento em dia, a indicação pode ser feita normalmente.

A NFS-e pode ser solicitada em estabelecimentos como estacionamentos, academias de ginástica, escolas particulares, colégios, faculdades, cursos preparatórios para concursos e vestibulares, cursos de idiomas, lavanderias, barbearias, salões de beleza, clínicas de estética, hotéis, pousadas, motéis, oficinas mecânicas, conserto de eletrodomésticos e computadores, hospitais, clínicas, laboratórios, gráficas, lava-jatos, casas de recepções, festas infantis, pet shops, veterinários e muitos outros serviços.

Saiba como consultar os créditos

1 - Para indicar o imóvel a ser contemplado com o benefício, é preciso acessar o site www.recife.pe.gov.br, onde há um banner “Finanças Atendimento ao Contribuinte”, localizado do lado direito inferior da tela.

2 - Após acessá-lo, é preciso encontrar o botão “Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)”, situado na parte superior, lado esquerdo da página.

3 - Em seguida, basta clicar na área “Não Possui Senha”.

4 - Uma página será aberta e deve-se clicar na opção “Pessoa Física” e preencher os demais itens do cadastro. Se já for cadastrado e quiser saber qual será o desconto sob o imposto, clique em “Consulte seus créditos”.

Na coluna Educação Financeira desta sexta-feira (21), a consultora Georgina Santos responde ao questionamento de uma estudante de 19 anos que está com problemas para pagar o crédito estudantil de uma faculdade privada. Confira o vídeo!

Kamilla, de 26 anos, resolveu comprar um celular e viajar para outro estado. Ela não tinha dinheiro para isso, parcelou as despesas no cartão de crédito. "A minha prioridade seria fazer uma reserva financeira para lidar com esse momento de instabilidade", sugere a consultora Georgina Santos. Veja no vídeo o caminho que a consultora sugere para ajudar Kamilla a sair desta situação.

comece o dia bem informado: