Na história

Contra Real e Barcelona, Pelé marcou gols e enfrentou Di Stéfano e Cruyff

Rei do futebol completa 80 anos nesta sexta-feira (23) e não vestiu nenhuma dessas duas camisas, mas construiu parte de sua trajetória no Santos com excursões ao exterior

Pelé vestindo a camisa do SantosPelé vestindo a camisa do Santos - Foto: Divulgação/Santos FC

Barcelona (ESP) e Real Madrid (ESP) se enfrentam neste sábado (24) por LaLiga, no Camp Nou, em mais um capítulo da rica rivalidade do clássico espanhol.

Pelé, que completa 80 anos nesta sexta-feira (23), não vestiu nenhuma dessas duas camisas, mas construiu parte de sua trajetória no Santos com excursões ao exterior. E na primeira vez que viajou à Europa com o clube, teve a oportunidade de enfrentar o Real de Di Stéfano, além de golear o Barça na Catalunha.

Foi em 1959 que o time da Vila Belmiro estreou no continente europeu. Campeão do mundo com a seleção brasileira no ano anterior, Pelé, apesar dos 18 anos, era o grande chamariz da turnê alvinegra. A equipe comandada pelo técnico Lula fez seu primeiro jogo no dia 23 de maio e realizou sua última partida em 5 de julho. Nesse período de 43 dias, o Santos disputou 22 jogos -média de aproximadamente um a cada 48 horas.
 



Os santistas enfrentaram combinados locais, seleções nacionais e alguns dos mais tradicionais clubes da Europa, como a Inter de Milão (ITA). Na final do Troféu Naranja, em Valência, o Santos goleou os italianos por 7 a 1, e Pelé marcou quatro.

Mas o jogo cercado de mais expectativa da excursão foi o embate com o Real Madrid de Alfredo Di Stéfano. A partida era uma espécie de tira-teima para eleger o melhor time do mundo e foi disputada duas semanas após a quarta conquista consecutiva dos espanhóis na Champions League, então chamada de Copa dos Campeões.

No dia 17 de junho de 1959, o Santos entrou em campo de uniforme branco com: Lalá; Pavão e Dalmo; Getúlio, Ramiro e Zito; Dorval, Álvaro, Pagão, Pelé e Pepe.

"Eu sou do Paraná, nunca tinha ouvido falar em Real Madrid. Percebi que era um jogo diferente porque entramos no estádio e as luzes estavam todas apagadas. Perfilamos no meio do campo, mas ninguém via ninguém. Quando acenderam os refletores, os dois times estavam de branco. Eles tiveram que usar a roupa de treino", conta Carlos Pierin, o Lalá, goleiro do Santos na excursão.

O paranaense aproveitou a lesão de Laércio, o titular da meta santista, ainda no início da viagem, e assumiu a posição até o fim da turnê. Pelé abriu o placar aos 10 minutos de jogo, em chute de fora da área. O gol do camisa 10 parece ter despertado o Real, que jogou de uniforme azul.

Embora fosse um amistoso, o que estava em jogo era o reinado simbólico do futebol mundial. E as arquibancadas do Santiago Bernabéu acabaram por exacerbar o caráter competitivo do campo.

"Eu jogava na ponta esquerda, na beirada do campo, próximo ao alambrado. Segundo os torcedores espanhóis, o bandeirinha teria errado em um lance e jogaram uma garrafa nele, mas acertou na minha cabeça. Me fez um galo na parte de trás, fui medicado e continuei jogando", diz Pepe.

Mateos, aos 36 minutos do primeiro tempo, já havia marcado três vezes para virar a partida e colocar os espanhóis na frente. No início da etapa final, Pelé invadiu a área e foi derrubado por Santamaría. Pepe foi para a cobrança e diminuiu, mas Puskás, que substituiu Mateos, saiu do banco de reservas para anotar o quarto.

"Eu tive uma atuação muito boa, mas o Mateos, centroavante deles, foi muito feliz. Quando substituíram o Mateos, pensei: agora vai amenizar um pouco. Aí entrou o Puskás. Saía o diabo e entrava o demônio", recorda Lalá, que lamenta o fato de Pelé não ter tido uma jornada das mais inspiradas em Madri.

Coutinho ainda descontou e recolocou o Santos no jogo, porém Gento fez o quinto e deu números finais à partida.
"Até hoje não me conformo com aquela derrota. Éramos, na época, os dois melhores times do mundo. O Real Madrid ganhou e nunca mais quis jogar com o Santos. A bronca é essa, que eles nunca mais deram chance. Eu sempre brinco, quando encontro o pessoal [do Real]: 'Agora podem jogar, eu já parei'", brincou Pelé, em depoimento ao livro "Primeiro Tempo", publicado em 2011.

Doze dias depois de perder para o Real, o Santos foi à Catalunha enfrentar o Barcelona, então campeão espanhol. Lula escalou a equipe com: Lalá, Getúlio, Pavão e Mourão; Ramiro e Zito; Dorval, Jair Rosa Pinto, Coutinho, Pelé e Pepe.
Dorval e Pelé, com dois gols cada um, e Coutinho marcaram na goleada de 5 a 1 dos santistas sobre o Barça -Evaristo de Macedo descontou para os catalães.

Neste jogo, os donos da casa foram reforçados por dois jogadores do Espanyol (Bartolí e Recamán), o seu rival local.
"O Barcelona tinha no ataque Koczis e Czibor, dois dos magiares da Hungria. Foi uma das grandes atuações minhas pelo Santos. Os caras jogaram em cima o tempo todo", lembra Lalá.

Pelé enfrentaria o Barcelona outras três vezes na carreira, e perdeu todas. A última delas em 1974, contra um Barça emblemático, capitaneado pelo astro holandês Johan Cruyff. A essa altura, o Santos já era global. Havia jogado na África, na Oceania e na América do Norte, além de novas visitas à Europa levado por seu principal garoto-propaganda.

Na última viagem de Pelé ao continente europeu com a camisa do Santos, o time paulista participou da disputa do Troféu Ramón de Carranza. Na estreia, diante do Espanyol (ESP), perdeu por 2 a 0. No dia 1º de setembro de 1974, a equipe alvinegra entrou em campo para enfrentar o Barça na cidade de Cádiz com: Wilson; Vicente, Marinho, Carlos Alberto e Wilson Campos; Léo e Mifflin; Mazinho, Clayton, Pelé e Edu.

O holandês Neeskens, companheiro de Johan Cruyff na seleção vice-campeã mundial daquele ano, abriu o placar. Asensi, pouco antes do intervalo, anotou o 2 a 0. Na etapa final, Neeskens e Asensi marcaram novamente e ampliaram a vantagem para 4 a 0. Já nos instantes finais, Pelé cavou um pênalti e ele mesmo cobrou para descontar, em seu último gol na Europa pelo clube.

"Posso ser um novo Di Stéfano, mas não posso ser um novo Pelé. Ele é o único que ultrapassa os limites da lógica", disse Cruyff, certa vez, sobre o Rei. No dia 2 de outubro, o camisa 10 fez a sua última partida o Santos. Diante da Ponte Preta, na Vila Belmiro, o time alvinegro venceu por 2 a 0 e Pelé ajoelhou no campo, em sinal de adeus ao clube e ao futebol brasileiro.

De certa forma, a trajetória de 15 anos de turnês pelo mundo pode ser contada a partir do Real Madrid de Di Stéfano, que o recebeu para um tira-teima mundial, e encerrou com o Barcelona de Cruyff, em sua despedida dos grandes palcos antes da aventura americana com o Cosmos.

Sorte da Espanha, que, pelo menos por duas gerações, pôde contemplá-lo de perto em seus gramados.

Veja também

Por fratura na fíbula do joelho esquerdo, Zé Roberto vira baixa por até seis semanas no Sport
Sport

Por fratura na fíbula do joelho esquerdo, Zé Roberto vira baixa por até seis semanas no Sport

Brasil conquista vaga olímpica no C2 500 metros da canoagem velocidade
Jogos olímpicos

Brasil conquista vaga olímpica no C2 500 metros da canoagem velocidade

Newsletter