Raquel Lyra durante assinatura do termo de posse
Raquel Lyra durante assinatura do termo de posseFoto: Roberto Pereira Jr./Folha de Pernambuco

Do Blog do Mário Flávio

Após oito anos de gestão, o prefeito José Queiroz (PDT) repassou o comando da prefeitura de Caruaru para a prefeita Raquel Lyra (PSDB). Queiroz não discursou e houve apenas a pose para foto oficial dos dois governos.

Após a passagem de governo, a tucana discursou para uma multidão, que aguardava ela e a comitiva. As falas dela foram parecidas com o discurso na Câmara de Caruaru.

Na Casa Legislativa, a tucana disse que irá construir um futuro melhor para a população do município.

“Podemos mudar o mundo através da nossa mudança. Ela começa em nossa casa. É hora de arregaçar as mangas e trabalhar. Juntos, vamos construir uma nova Caruaru. Queremos uma Caruaru mais livre e mais responsável. Vamos unir o centro, a periferia e a zona rural”, afirmou.

Quando terminou a fala da prefeita houve a queima de fogos. Nesta segunda-feira (02) a tucana realiza a posse dos secretários e anuncia os nomes dos presidentes do Caruaruprev e Destra.

Michelle Collins presidiu a sessão de posse por ter sido a vereadora bem mais votada em 2016
Michelle Collins presidiu a sessão de posse por ter sido a vereadora bem mais votada em 2016Foto: Leo Motta/ Folha de Pernambuco

Pertencente a Bancada Evangélica da Câmara Municipal, Michelle Collins (PP) presidiu a sessão de posse dos novos legisladores neste domingo (1º). Em seu discurso, ela falou várias vezes sobre Deus e até chegou a dizer que ele foi o responsável pela escolha dos vereadores na Casa.
No plenário, o vereador Ivan Moraes (Psol) rebateu o discurso da vereadora e gritou dizendo que "foi o povo" que ajudou na vitória dos legisladores.

Com ideias bastante diferentes, os dois devem realizar vários embates na atual legislatura. Ivan Moraes Filho é militante dos Direitos Humanos.

Com informações de Carol Brito, da Folha de Pernambuco

Jorge Federal é vereador de Olinda pelo PR
Jorge Federal é vereador de Olinda pelo PRFoto: Nathália Bormann/Arquivo Folha

O prefeito Professor Lupércio (SD) sofreu a sua primeira derrota ainda no primeiro dia de gestão. O vereador Jorge Federal (PR), que faz parte da Oposição, venceu a disputa para presidência da Câmara de Vereadores em eleição ocorrida neste domingo (1º) com nove votos a favor e oito contra.

Nos bastidores, comentava-se que Lupércio estaria apoiando a reeleição de Marcelo Soares (PCdoB) ao quinto mandato na Casa. Outro ponto que pesa contra o prefeito, é que seu partido não conseguiu eleger ninguém para a Câmara Municipal.

Em conversa com o Blog da Folha, Jorge Federal afirmou que conduzirá os trabalhos na presidência da Casa, com a maior imparcialidade possível.

“Na verdade eu vou ser uma pessoa que vai conduzir os trabalhos e vou cobrar do prefeito para conduzir a cidade, as promessas de campanha. Serei vigilante aos procedimentos, principalmente os de educação”, relatou Federal.

Além de Jorge Federal, a Mesa Diretora da Casa é composta por Algério (PSB), como primeiro secretário, Marcio Barbosa (PCdoB) como primeiro vice-presidente, Jesuíno (PSDB), como segundo vice-presidente, e Saulo Holanda (PTC) como segundo secretário.

Leia também:
Com direto a pregação de pastor, Lupércio toma posse em Olinda

Miguel Coelho tomou posse como Prefeito de Petrolina neste domingo (1º)
Miguel Coelho tomou posse como Prefeito de Petrolina neste domingo (1º)Foto: Ivaldo Reges/ Divulgação

A primeira medida tomada pelo novo prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), será o anúncio de um investimento de quatro milhões de reais na Zona Rural do município nesta segunda-feira (2). O recurso foi obtido em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Vale de São Francisco (Codevasf) e irá ajudar no abastecimento de água tanto para a população local.

Em discurso, durante a posse neste domingo (1º), Miguel citou algumas áreas que devem ser prioridades em sua gestão.

“Da porta de casa para dentro, emprego, renda, educação para crianças e jovens. De casa para fora, transporte público de qualidade, segurança, saúde bem cuidada, escolas adequadas e todas as oportunidades sendo bem aproveitadas. Essa é a casa cheia que quero ver e é por ela que iremos trabalhar a partir se hoje”, relatou.

Elias Gomes e Anderson Ferreira durante transmissão de posse em Jaboatão dos Guararapes
Elias Gomes e Anderson Ferreira durante transmissão de posse em Jaboatão dos GuararapesFoto: Bruno Campos/Folha de Pernambuco

A transmissão do cargo para Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes ocorre com uma bate boca entre o agora ex-prefeito Elias Gomes (PSDB) e uma das pessoas que estiveram presentes no evento. O evento, que marcou a posse do prefeito Anderson Ferreira (PR), ocorreu neste domingo (1º).

Antes do discurso do novo prefeito, Elias sofreu com xingamentos e pediu respeito na solenidade. Em resposta, uma das pessoas que estava no local disse: “E tu merece respeito?”. Em seguida, o tucano falou novamente para ser respeitado o evento: “não é lugar de moleque aqui”.


 
Discurso

Em seu discurso, Anderson Ferreira comentou que o momento era de confraternização e disse que sua campanha eleitoral foi feita sem agressões.

“A página foi virada. Vamos fazer uma gestão onde o povo vai ter voz e direito”, disse Anderson.

O novo prefeito também ressaltou que um dos focos de sua gestão será realizar uma verdadeira transformação na vidas das pessoas.

“O município não é apenas ponte ou uma rua, são pessoas que precisam ter suas vidas transformadas. Se tivermos capacidade de transformar a vida das pessoas, nós transformaremos a nossa cidade”, disse o republicano.

Na sede da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, às 17h30, foi realizada a transmissão de cargo. Às 10h desta segunda-feira (2), o prefeito dará posse ao secretariado, em seu gabinete.

Lupércio disse que não terá preconceito com o povo olidense
Lupércio disse que não terá preconceito com o povo olidenseFoto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

Com direito a pregação de pastor, o Professor Lupércio (SD) tomou posse como prefeito de Olinda neste domingo (1º). Outro fato que chamou atenção foi à ausência do agora ex-prefeito Renildo Calheiros (PCdoB) na transmissão do cargo, o ex-gestor enviou um representante em seu lugar.

O governador Paulo Câmara (PSB), não compareceu ao evento. A assessoria do novo gestor tinha informado que o Chefe do Executivo Estadual marcaria presença na posse.

Evangélico, Lupércio voltou a dizer que não terá nenhuma preconceito com o povo olindense que é adepta a outras religiões.

“A minha fé é inegociável, mas sei separar as coisas”, disse, durante a posse em frente à Prefeitura.

Antes, na Câmara, Lupércio voltou a usar seu discurso popular afirmou que seu mandato será nas ruas, ouvindo o povo e seus secretários terão “que sujar os sapatos”.

“Vou dizer a vocês vereadores e vereadoras, os secretários estarão com os senhores e senhoras. Eu estarei nas ruas, evidentemente vai ter momento que estarei despachando. Mas é nas ruas de onde vim, e é de lá que vou continuar meu trabalho”, disse.

Confusão

Antes mesmo da posse do professor Lupércio, a Câmara de Vereadores de Olinda estava lotada. Por conta da ocupação, muita gente foi impossibilitada de entrar para acompanhar a solenidade.

Um grupo que esteva no local foi convidado a sair para a entrada de alguns convidados. A medida levou a uma pequena discussão e as pessoas acabaram não saindo do local.

Nova Mesa Diretora tomou posse nesse domingo (1º)
Nova Mesa Diretora tomou posse nesse domingo (1º)Foto: Leo Motta/Folha de Pernambuco

A chapa liderada por Marília Arraes (PT) não conseguiu derrotar o vereador Eduardo Marques (PSB), que venceu a disputa à Presidência da Câmara do Recife, neste domingo (1º) com 34 votos dos 39 legisladores da Casa. Carlos Gueiros (PSB) ficou na vice-presidência e Marco Aurélio (PRTB) assumiu a primeira secretaria.

A Mesa Diretora da Casa ainda é composta por Fred Ferreira (PSC), como segundo vice-presidente; Chico Kiko (PP), como segundo vice-presidente; Marcos di Bria (PSDC) na segunda secretaria; e Jairo de Brito (PT), na terceira secretaria – este último é o único da Oposição a ocupar um cargo no colegiado.

Os suplentes de secretário eleitos foram Romerinho Jatobá (PROS) e Aderaldo Pinto (PSB).

Após a votação, o novo presidente da Câmara assumiu o cargo e fez um discurso de agradecimento. Eduardo Marques está no seu sétimo mandato consecutivo na Casa.

A vereadora Marília Arraes, que fez um discurso duro, também antes de ocorrer a votação, obteve quatro votos. André Régis (PSDB) foi o único que votou em branco

O vereador Carlos Gueiros, que discursou antes da votação, disse ter entrado em um consenso com o presidente eleito da comissão que envolve o cumprimento de metas de gestão para a Casa. Gueiros também era cotado para a disputa pela presidência.

Gueiros ainda ressaltou a necessidade de manter a independência do Legislativo municipal.

“As disputas entre as pessoas são características de todos os processos democráticos de escolha, os quais devem ser livres de quaisquer interferências. Em nenhum momento busquei o cargo pleiteado como realização pessoal, mas para usar o cargo para realizar os anseios atuais do povo brasileiro. As mudanças pretendidas foram levadas aos companheiros deste parlamento, dos quais tive plena concordância. Isso é demonstração de responsabilidade. O povo exige de nós novas posturas”, relatou.

Leia também:
Câmara: Marília lança candidatura e critica Geraldo Julio

Geraldo Julio assina termo de posse na Câmara do Recife
Geraldo Julio assina termo de posse na Câmara do RecifeFoto: Leo Motta/Folha de Pernambuco

Antes de tomar posse oficialmente como prefeito do Recife na Câmara de Vereadores, neste domingo (1º), Geraldo Julio (PSB) conversou com a imprensa e comentou sobre suas prioridades na nova gestão. Segundo o socialista, a prioridade é manter os serviços e 'fazer mais com menos'.

"Vamos cuidar da saúde, educação, oferecer oportunidade para a juventude", disse.

Ajudar, sobretudo, a população pobre que está sofrendo com a situação que o Brasil está passando. E vamos fazer, como fizemos nos últimos anos, novas creches, escolas, oferecer mais saúde, oportunidade para juventude", enumerou o gestor.

Posse

Durante seu discurso de posse, Geraldo disse que o Legislativo será tratado com a "dignidade que merece" e terão um Executivo com muito zelo pela Casa.

O governador Paulo Câmara (PSB), a viúva do ex-governador Eduardo Campos, Renata Campos e o chefe do gabinete do Governo do Estado, João Campos, prestigiaram a sessão.

Com informações de Carol Brito, da Folha de Pernambuco.

Elias Gomes entregou o cargo neste domingo (1º)
Elias Gomes entregou o cargo neste domingo (1º)Foto: Bruno Campos/Folha de Pernambuco

Em conversa com a imprensa, antes de entregar o cargo ao prefeito Anderson Ferreira (PR), o agora ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), voltou a enaltecer sua gestão durante os oito anos que esteve à frente da cidade. A solenidade ocorre neste domingo (1º).

O tucano disse que quem conhece Jaboatão do passado “sabe que a cidade não é mais a mesma”. “Saio com consciência de dever cumprido”, disse.

De acordo com Elias, o município passou por várias mudanças em sua gestão.

“Entregamos uma cidade restaurada. Todos os serviços públicos funcionando. Uma gestão vitoriosa e premiada em diversas áreas”, relatou.

Em discurso, Jadeval de Lima agradeceu aos colegas e os seus eleitores
Em discurso, Jadeval de Lima agradeceu aos colegas e os seus eleitoresFoto: Leo Motta/ Folha de Pernambuco

O vereador Jadeval de Lima (PDT) entregou seu cargo durante a posse da 17ª legislatura do Recife, neste domingo (1º); Em discurso, durante a solenidade, o pedetista agradeceu aos colegas pela convivência e aos seus eleitores.

Jadeval de Lima renunciou o cargo para ser um dos suplentes na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ele assumirá uma das vagas deixadas pelos deputados estaduais que irão assumir prefeituras no Estado.

Com informações de Carol Brito, da Folha de Pernambuco.

comece o dia bem informado: