Silvio Costa e Bruno Ribeiro conversaram também sobre a situação do Estado
Silvio Costa e Bruno Ribeiro conversaram também sobre a situação do EstadoFoto: Divulgação

No dia seguinte ao jantar entre o ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), senador Armando Monteiro Neto (PTB), os presidentes estaduais do PT, Bruno Ribeiro, e do PTdoB, deputado federal Sílvio Costa, almoçaram juntos nesta sexta-feira (24), no qual fizeram uma análise do quadro político nacional.

Discutiram, principalmente, os últimos acontecimentos envolvendo o governo Michel Temer (PMDB), que demonstram a fragilidade política do Executivo nacional.

A confirmação de Moreira Franco (PMDB) como ministro do governo, ocupando a Secretaria-Geral da Presidência da República, os afastamentos - que pegaram o Brasil de surpresa – do ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB), e do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha (PMDB), e a grave denúncia do advogado José Yunes, amigo de Michel Temer, de que serviu de “mula” para Padilha, foram abordados no encontro.

Bruno Ribeiro e Sílvio Costa discutiram, também, as propostas de reforma previdenciária e trabalhista enviadas pelo governo Temer ao Congresso Nacional. Bruno Ribeiro, que tem relações históricas com os movimentos sindicais, ficou muito satisfeito com a posição de Sílvio Costa de votar contra as reformas da Previdência e Trabalhista.

Na cena política local, Sílvio e Bruno conversaram sobre a crise na segurança pública de Pernambuco e sobre o quadro precário da saúde pública do Estado. Por fim, combinaram ampliar o diálogo e agendar novas reuniões após o Carnaval.

Ministro do STF, Dias Toffoli
Ministro do STF, Dias ToffoliFoto: JEFFERSON BERNARDES / AFP

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli negou, nessa quinta-feira (23),o pedido da Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados Policiais e Bombeiros Militares (ACS) para que fosse cassada a liminar do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que impede a realização de reuniões ou assembleias com o intuito de deflagração de greve na Polícia Militar.

A liminar, do desembargador do TJPE José Fernandes, foi expedida em 7 de dezembro de 2016, um dia antes da realização de assembleia convocada pelas associações.

Em sua reclamação, protocolada em 15 de dezembro, a ACS argumentou que o TJPE, por meio da decisão, estava proibindo a realização de qualquer tipo de manifestação e afrontando julgamento do STF na ADI 1969-4/DF, na qual o STF julgou inconstitucional um decreto do Distrito Federal que restringia manifestações públicas.

A Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) ingressou em 12 de janeiro de 2017 com pedido de ingresso na ação na qualidade de interessada. Na mesma petição, solicitou que fosse negado seguimento à reclamação, apresentando argumentos que foram acolhidos pelo ministro Dias Toffoli.

Em síntese, o ministro julgou que a reclamação não seria cabível porque o acórdão invocado como base da reclamação não dizia respeito à ACS e porque a questão discutida naquele mesmo acórdão não seria idêntica àquela objeto da decisão do desembargador José Fernandes.

Recomendações do TRE-PE para a folia
Recomendações do TRE-PE para a foliaFoto: Reprodução do Facebook

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) lançou uma campanha com orientações para que o Carnaval transcorra sem problemas e na paz. Uma postagem no Facebook traz seis tópicos que ajudam o folião a evitar confusão.

Entre as recomendações está a de que a pessoa não saia com objetos de valor, como relógios, celulares e joias. “Tenha apenas um documento de identidade, o cartão do plano de saúde, dinheiro para pequenos gastos e muita disposição para brincar”, diz trecho da arte.

Também aconselha que o folião não se envolva em briga e acrescenta que as redes sociais não são mesa de bar. “Cuidado com as críticas muito ácidas. O que se escreve vira documento. Calúnia e difamação é crime.”

Também recomenda andar sempre em grupos, ter sempre em mãos os telefones úteis. Também adverte para o uso de preservativo “para evitar doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada”.

Por fim, mas o recado: “Leva as palavrinhas mágicas para a folia: desculpe, por favor e obrigado. Sempre!”

Governador Paulo Câmara enviou projeto à Alepe nesta sexta-feira
Governador Paulo Câmara enviou projeto à Alepe nesta sexta-feiraFoto: Wagner Ramos/Sei

Em mais uma sinalização para a categoria, o governador Paulo Câmara encaminhou, nesta sexta-feira (24) à Assembleia Legislativa de Pernambuco projeto de lei complementar alterando a composição do efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. A medida visa reforçar a valorização a carreira militar no âmbito do Estado.

Paulo Câmara ampliou em 300 as vagas de subtenente (200 em 2017 e 100 em 2018), que é o topo da carreira dos praças. Atualmente há 182 vagas para o posto. Em 2017, serão 382 vagas de subtenentes. Isso representa um crescimento de 109,89%.

“O Governo de Pernambuco enfatiza seu entendimento de que a observância da disciplina e o respeito à hierarquia são condições essenciais ao funcionamento regular das instituições militares, pelo que todas as providências têm sido adotadas para oferecer aos comandos militares as condições de liderança efetiva das corporações”, explicou Paulo Câmara.

“Mais que dobramos o número de vagas de subtenentes, numa demonstração da importância que damos à nossa tropa. Com esse projeto, complementamos o trabalho de valorização dos militares, iniciado com o reajuste dos soldos, já sancionado por mim, que estabeleceu as correções para os meses de maio de 2017, abril de 2018 e dezembro de 2018, com um reajuste médio de 25%”, afirmou o governador.

Com relação ao topo da carreira dos oficiais, que são os coronéis, o projeto de lei prevê a criação de 18 novas vagas (12 em 2017 e 6 em 2018).

Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB)
Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB)Foto: Ivaldo Reges?/Divulgação

A exemplo da Prefeitura de Olinda, outros municípios pernambucanos anteciparam o pagamento dos salários para incrementar a economia durante o Carnaval. Servidores da Prefeitura de Petrolina receberão o pagamento dos salários de fevereiro nesta sexta-feira.

Serão mais de R$ 10 milhões injetados na economia local, fortalecendo o comércio do município.

"Fizemos um esforço significativo para liberar o pagamento antes do Carnaval. Estamos buscando o equilíbrio das contas municipais, mas o servidor é prioridade e autorizamos o pagamento para permitir ao quadro da Prefeitura um Carnaval com um pouco mais de tranquilidade", ressaltou o prefeito.

Em Itaíba, os mais de 800 servidores (ativos, aposentados, pensionistas e comissionados) começaram nessa quinta-feira (24) e os últimos pagamentos ocorrem nesta sexta-feira (24).

Segundo a prefeita Regina Cunha, popularmente conhecida como Regina da Saúde (PTB), a medida tem por objetivo reaquecer a economia local, estagnada nos últimos anos, e valorizar o servidor que por mais de duas décadas foi esquecido e colocado em segundo, e até mesmo último plano, pelos governos passados.

Já em Sertânia, deposita nesta sexta-feira (24) os salários de fevereiro dos funcionários da prefeitura. Todos os servidores efetivos e comissionados da Saúde, Educação, Assistência Social e outras áreas já estão com seus vencimentos em conta.

"Vamos planejando e sem querer gastar demais. Não tem dinheiro sobrando, é tudo no aperto. Em março, também queremos pagar dentro do mês", justificou o prefeito Ângelo Ferreira (PSB).

A Prefeitura do Igarassu também antecipou para esta sexta-feira o pagamento de fevereiro de seus servidores efetivos, contratados e comissionados. Inicialmente, os proventos seriam pagos no último dia deste mês. Com a antecipação da Folha haverá uma disponibilidade melhor de recursos no carnaval do município melhorando a receita dos comerciantes que atuam na festa.

“A medida mostra que, apesar da crise, as ações de austeridade implementadas pelo atual gestão estão dando resultado, vamos fazer o carnaval e pagar os salários antecipadamente. Com isso, teremos um maior consumo na cidade e o folião vai brincar a folia com tranquilidade”, conclui Mario Ricardo.

Líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE)
Líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE)Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Citando dados do IBGE, que apontou que a Região Nordeste que mais perdeu empregos no Brasil em 2016, com a taxa de desocupação subindo de 10,5% para 14,4%, o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE) voltou ao ataque contra o governo do presidente Michel Temer (PMDB).

Segundo ele, os números demonstram que houve uma inversão de prioridades na gestão do peemedebista e apontam a “ausência total” de políticas públicas para o Nordeste.

“O número recorde de desempregados no Nordeste mostra que a região foi a que mais sofreu com o golpe. Nos governos de Lula e Dilma havia uma preocupação com o desenvolvimento regional e uma série de ações voltadas para cá. Com Temer, essa política acabou. O que a gente vê são cortes e mais cortes de investimentos na região. E programas como o de distribuição de cisternas, fundamental para garantir água para milhares de pessoas neste período de seca, estão à míngua”, afirmou Humberto.

 

Encontro contou ainda com as presenças de Álvaro Porto (PSD) e do ex-governador João Lyra Neto (PSDB), que articularam a reunião
Encontro contou ainda com as presenças de Álvaro Porto (PSD) e do ex-governador João Lyra Neto (PSDB), que articularam a reuniãoFoto: Divulgação

De olho em 2018, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) e o ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), se reuniram para tratar de possibilidades que se desenham no cenário nacional e estadual. O encontro, articulado pelo ex-governador João Lyra Neto (PSDB) e pelo deputado estadual Álvaro Porto (PSD), ocorreu na noite dessa quinta-feira (23), na casa do senador petebista.

O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM) não pôde comparecer, mas falou por telefone com cada um dos participantes do encontro. A reunião reuniu lideranças que se contrapõem ao Governo Paulo Câmara (PSB).

Apesar de integrar a base governista, Álvaro Porto, no entanto, se posiciona como independente na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Publicação na página do PMDB compara a gestão de Temer com a de Dilma
Publicação na página do PMDB compara a gestão de Temer com a de DilmaFoto: Reprodução do Facebook

De aliados e companheiros de chapa a arquirrivais. Depois de toda batalha travada no impeachment da então presidente Dilma Rousseff, o PMDB parece querer levar adiante a disputa contra o ex-parceiro.

No início da tarde desta quinta-feira (23), publicou em sua página do Facebook um “comparativo” entre as duas gestões.

Aproveitando o meme que compara uma atividade de Raiz e Nutella, os peemedebista listou as diferenças entre o “Governo Raiz” de Michel Temer e o “Governo Ruim”, da ex-presidente Dilma Rousseff.

Do lado do presidente Temer, está escrito: "’Inflação só cai’, ‘Indústria se recupera’, ‘País tem novos parceiros’, ‘Brasil se fortalece’ e ‘Economia cresce’". Do lado do PT, está: "’Inflação só aumentava’, ‘Petrobras quebrada’, ‘Brasil não crescia’, ‘Bolivariano’, ‘Desemprego recorde’". 

Encontro debateu sobre os cuidados e as orientações para manter a qualidade da água
Encontro debateu sobre os cuidados e as orientações para manter a qualidade da águaFoto: Divulgação

A Prefeitura de Sertânia promoveu na tarde desta quinta-feira (23) um debate sobre os cuidados e as orientações para manter a qualidade da água. O encontro contou com representantes do Ibama e de moradores das comunidades do entorno dos quatro reservatórios que se encontram na cidade, Moxotó, Barreiro, Campos e Barro Branco.

A iniciativa requer a elaboração de um Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório, denominado Pacuera, cuja aprovação depende da realização de uma consulta pública.

O prefeito Ângelo Ferreira, ao abrir o encontro, colocou a equipe da Prefeitura à disposição para auxiliar nesse novo momento e lembrou o quanto é importante essa obra para a população.

“A Transposição do Rio São Francisco é de grande importância para a nossa região. Uma obra grandiosa, no aspecto social e econômico”, pontuou.

Convênio foi firmado entre as prefeituras
Convênio foi firmado entre as prefeiturasFoto: Divulgação

Táxis de Jaboatão dos Guararapes poderão circular livremente na Capital pernambucana durante o Carnaval. O convênio foi firmado entre as prefeituras das duas cidades. Serão 980 veículos cadastrados à disposição dos passageiros que vão se deslocar para os polos de animação.

O convênio determina que os taxistas estarão liberados para circular no Recife a partir das 18h desta sexta-feira (24) e até às 12h da Quarta-Feira de Cinzas. A iniciativa visa, também, favorecer a categoria com uma renda a mais durante os festejos de Momo.

comece o dia bem informado: