Encontro debateu sobre os cuidados e as orientações para manter a qualidade da água
Encontro debateu sobre os cuidados e as orientações para manter a qualidade da águaFoto: Divulgação

A Prefeitura de Sertânia promoveu na tarde desta quinta-feira (23) um debate sobre os cuidados e as orientações para manter a qualidade da água. O encontro contou com representantes do Ibama e de moradores das comunidades do entorno dos quatro reservatórios que se encontram na cidade, Moxotó, Barreiro, Campos e Barro Branco.

A iniciativa requer a elaboração de um Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório, denominado Pacuera, cuja aprovação depende da realização de uma consulta pública.

O prefeito Ângelo Ferreira, ao abrir o encontro, colocou a equipe da Prefeitura à disposição para auxiliar nesse novo momento e lembrou o quanto é importante essa obra para a população.

“A Transposição do Rio São Francisco é de grande importância para a nossa região. Uma obra grandiosa, no aspecto social e econômico”, pontuou.

Convênio foi firmado entre as prefeituras
Convênio foi firmado entre as prefeiturasFoto: Divulgação

Táxis de Jaboatão dos Guararapes poderão circular livremente na Capital pernambucana durante o Carnaval. O convênio foi firmado entre as prefeituras das duas cidades. Serão 980 veículos cadastrados à disposição dos passageiros que vão se deslocar para os polos de animação.

O convênio determina que os taxistas estarão liberados para circular no Recife a partir das 18h desta sexta-feira (24) e até às 12h da Quarta-Feira de Cinzas. A iniciativa visa, também, favorecer a categoria com uma renda a mais durante os festejos de Momo.

A Prefeitura de Olinda anunciou a antecipação para esta sexta-feira (24) do pagamento da folha salaria. Serão contemplados os sete mil servidores ativos, inativos e contratados do município.

"Decidimos antecipar a folha de pagamento para esta sexta-feira para que os servidores tenham um Carnaval mais tranquilo", explicou a secretária da Fazenda e Administração de Olinda, Janaína Acioli.

De acordo com o calendário anual divulgado em janeiro, o pagamento do mês de fevereiro seria feito no dia 24 apenas para os aposentados e pensionistas. Dia 27 seriam os servidores da Educação, Serviços Públicos, Fazenda e Administração; no dia 28 seriam pagos os servidores da Saúde e demais secretarias. Os temporários seriam pagos no quinto dia útil do mês seguinte.

Ricardo Cruz participou da cerimônia de posse dos mais de 300 novos guardas municipais
Ricardo Cruz participou da cerimônia de posse dos mais de 300 novos guardas municipaisFoto: Divulgação

Integrante da Brigada Ambiental da Guarda Municipal do Recife há 24 anos, o vereador Ricardo Cruz (PPS) sugeriu ao secretário de Segurança Urbana da capital, Murilo Cavalcanti, que a prefeitura utilize os guardas municipais nas abordagens durante o carnaval, nos polos do Bairro do Recife.

"Todos nós sabemos que esse reforço da Guarda Municipal vai ajudar no combate à violência. Essa é uma categoria que tem muito a contribuir. Acredito que se aumentar o número de vistorias com atuação da Guarda, a violência vai ser menor", comentou Ricardo Cruz, ao participar da cerimônia de posse dos mais de 300 novos guardas municipais do Recife, no Compaz do Cordeiro.

Na terça-feira (21), Ricardo Cruz levantou a ideia no plenário da Câmara do Recife quando aparteou a fala do vereador Wanderson Florêncio (PSC).

Wanderson sugeriu que em todas as pontes que dão acesso ao bairro do Recife fossem montadas barreiras da Polícia Militar, e Cruz disse que a Guarda poderia dar apoio, caso a ideia fosse colocada em prática.

Hely Ferreira * 

Bandido bom é bandido morto! Se ele é tão bom, leve para sua casa! São jargões comuns, promovidos principalmente por programas de cunho policial.

Em recente sessão, o Supremo Tribunal Federal entendeu em responsabilizar os Estados pela maneira em que os encarcerados são tratados em presídios e penitenciárias brasileiras. Não é de hoje que se tem conhecimento do descaso com relação ao problema carcerário brasileiro.

Tanto é que um dos motivos que impedem o Brasil de ter um assento permanente nas Organizações das Nações Unidas (ONU) está ligado à falta de respeito aos direitos humanos.

É bem verdade que boa parte da população, defende a ideia de que quem se encontra enclausurado deve ser tratado pior que muitos animais irracionais. Talvez isso seja uma das causas do não sucesso por parte do Estado, em recuperar os apenados que se encontram nas masmorras.

Boa parte dos que costumam fazer apologia ao descaso para com os encarcerados, via de regra, se comportam assim, até o dia em que um parente ou alguém próximo comete algum delito e é levado para o encarceramento. Aí querem que o Estado respeite seus direitos.

O fato é que o desrespeito para com os detentos tornou-se algo tão constante, que a recente decisão do Supremo Tribunal Federal patrocinará uma crise financeira no Brasil, com tanta gente para ser indenizada.

Muitos dos que estão presos são frutos da sociedade espúria, que promove suas anomalias e depois não sabe como tratar, preferindo o discurso falacioso que os direitos humanos só protegem bandidos.

* Hely Ferreira é cientista político e escreve todas as quintas-feiras  no Blog da Folha.

Operação da Polícia Federal
Operação da Polícia FederalFoto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

O empresário pernambucano Apolo Vieira Santana, um dos donos do avião que caiu em agosto de 2014 com Eduardo Campos, foi um dos alvos da Operação Blackout, a 38ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada nesta quinta-feira (23). De acordo com o Estadão, ele chegou a ter prisão decretada pelo juiz federal Sérgio Moro, mas foi negociada a delação premiada e o pedido foi suspenso.

Ele foi alvo de uma ação penal dentro da Operação Turbulência, deflagrada pela Polícia Federal, e que foi arquivada após determinação do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

A advogada Silvana Barreto, na foto à esquerda de Terezinha Nunes
A advogada Silvana Barreto, na foto à esquerda de Terezinha NunesFoto: Divulgação

A advogada tributarista Silvana Barreto recebeu o apoio do PSDB Mulher de Pernambuco para a vaga de desembargadora do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, sediado no Estado. Silvana foi recebida pela deputada estadual Terezinha Nunes, que preside o colegiado, na sede do partido. A advogada integra a lista tríplice que será submetida ao presidente Michel Temer (PMDB), concorrendo com os advogados Leonardo Carvalho, do Ceará, e Luciano Guimarães, de Alagoas.

Terezinha Nunes lamentou que o TRF5 não tenha uma única mulher em sua composição e disse que Pernambuco oferece uma oportunidade de corrigir essa distorção.

"Estamos apoiando Silvana nessa luta porque é uma luta de todas nós mulheres, de todos nós pernambucanos que queremos igualdade de gêneros. Não é possível que tenhamos um TRF funcionando no Estado sem nenhuma mulher representando o segmento feminino. Esperamos que o presidente Michel Temer a indique desembargadora. Estamos nessa luta", justificou a tucana.

Perfil
Silvana Barreto é pós-graduada em Direito Tributário pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Cursou o programa internacional de treinamento em administração judiciária norte-americana pela Universidade da Georgia, nos Estados Unidos, e é responsável pelas áreas tributária e aduaneira do escritório Albuquerque Pinto advogados. Silvana foi a mais votada entre os magistrados do TRF com 13 votos contra oito obtidos por cada um dos demais concorrentes.

Encontro ocorreu em Brasília, nessa quarta-feira (22)
Encontro ocorreu em Brasília, nessa quarta-feira (22)Foto: Divulgação

O deputado estadual Claudiano Martins Filho (PP) viajou até Brasília, nessa quarta-feira (22), e teve encontro com o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM). Acompanhado dos prefeitos de Calçado, Expedito Nogueira (PP), e de Quipapá, Cristiano Martins (PSB), o parlamentar solicitou ao ministro uma maior atenção na educação dos municípios da região Agreste.

Um dos pleitos apresentados no encontro foi a implantação de uma escola técnica no município de Águas Belas. A escola pode beneficiar os jovens que estão em busca de uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.

Fernando Monteiro apresentou projeto de lei
Fernando Monteiro apresentou projeto de leiFoto: Divulgação

O deputado federal Fernando Monteiro (PP) apresentou um projeto de lei que visa alterar o Estatuto do Estrangeiro no sentido de permitir que o Poder Executivo conceda dispensa unilateral de visto de turista. De acordo com o parlamentar, o Brasil tem grande potencial turístico, mas é prejudicado pela burocracia, o que leva o turista estrangeiro a procurar outros destinos.

O deputado lembrou a experiência vivenciada durante os Jogos Olímpicos, quando 75% dos turistas estrangeiros foram beneficiados pela isenção de visto. Dados do Ministério do Turismo mostram que o benefício atingiu cerca de 40 mil pessoas não residentes e injetou US$ 48,5 milhões na economia.

“Estou empenhado em incentivar o turismo no País e, em especial, no Nordeste. Para isso, temos que facilitar o acesso do turista e favorecer investimentos no setor”, disse Fernando Monteiro.

A Organização Mundial do Turismo (OMT) defende a isenção de vistos, argumentando que quando um país concede a isenção, aumenta, em média, 20% a entrada de pessoa de recursos. Durante os Jogos Olímpicos tiveram isenção de visto os turistas vindos dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão. A escolha dos quatro países, segundo o Ministério do Turismo, levou em conta, entre outros pontos, o fluxo e os gastos desses turistas no País.

Reunião ocorreu na manhã desta quinta-feira (23)
Reunião ocorreu na manhã desta quinta-feira (23)Foto: Divulgação

Em reunião de campanha salarial, realizada na manhã desta quinta-feira (23), a Prefeitura do Paulista, por meio de seu secretário de Educação, Carlos Junior, firmou acordo com os representantes do Sindicato dos Professores do município (Sinprop) que garante o reajuste do piso salarial de 7,64%. O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Educação, no Centro da cidade.

De acordo com a Prefeitura, o reajuste será implantado na folha de pagamento do mês de março. Os valores retroativos, referentes aos meses de janeiro e fevereiro, serão acrescidos nos vencimentos dos meses de abril e maio.

“Garantir o piso nacional dos professores demonstra que a gestão do prefeito Junior Matuto (PSB) valoriza o profissional da Educação. O reajuste está assegurado para todos os níveis previstos no Plano de Cargos e Carreira”, enfatizou Carlos Junior.

Além da questão do piso salarial, a prefeitura garantiu todos os pontos de pauta da campanha deste ano, a exemplo do diário de classe, que possibilita um melhor planejamento escolar, além de acompanhar a rotina dos estudantes e o fortalecimento dos conselhos escolares garantindo a democratização do sistema de educação no município.

comece o dia bem informado: