Ano novo chinês será celebrado neste domingo no Recife

Na China, assim como em diversos países do oriente, o ano novo é comemorado numa data diferente do calendário ocidental por levar em consideração as fases da lua e também a posição do sol

Festa da Primavera - Ano Novo ChinêsFesta da Primavera - Ano Novo Chinês - Foto: Divulgação

O ano novo chinês será celebrado com manifestações culturais neste domingo (22). A celebração, conhecida como Festa da Primavera, é o evento mais importante do ano para o povo chinês. O aumento do intercâmbio cultural entre a China e outros países fez com que o evento se destacasse em diversas cidades do país. No Recife, a data será celebrada no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na Zona Sul da cidade.

A festa, organizada pelo Consulado Geral da China em Recife, em parceria com a Prefeitura do Recife, está na programação do Janeiro de Grandes Espetáculos. A programação conta com apresentação do grupo Zhengzhou Song and Dance Theatre, a partir das 20h, seguido do Grupo Shaolin. O ingresso para o evento é um quilo de alimento não-perecível.

Com a celebração, facilitada e incentivada no Brasil desde 2010, numa ação do Ministério da Cultura e Turismo da China com outras entidades culturais em diversos países, os imigrantes chineses podem partilhar da alegria e representação de sua terra natal. Além da expressão simbólica para oriundos da China, há também a possibilidade de conhecer essa parte da cultura do país asiático para as cidades que sediam a Festa da Primavera.

Leia também:
Huawei, uma gigante da tecnologia no centro da guerra comercial entre EUA e China
China anuncia sanções aos Estados Unidos por protestos em Hong Kong
Espetáculo de dança sobre Frida Kahlo é atração do Janeiro de Grandes Espetáculos

Ano do Rato
Na China, assim como em diversos países do Oriente, o ano novo é comemorado numa data diferente do calendário ocidental por levar em consideração as fases da lua e também a posição do sol. O calendário lunissolar começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo-quinto grau de Aquário. Cada novo ano é relacionado a um dos 12 animais do zodíaco chinês. No ano de 2020, o animal é o rato de metal.


Veja também

Rede nacional de drive-ins montará arena multiuso no Recife
Drive-in

Rede nacional de drive-ins montará arena multiuso no Recife

Filho de Naya Rivera terá estudos custeados por criadores de 'Glee' em homenagem
Tributo

Filho de Naya Rivera terá estudos custeados por criadores de 'Glee' em homenagem