Atores de 'Os Vingadores' protagonizam minisséries dignas de Emmy

Chris Evans e Mark Ruffalo estreiam produções distintas na TV

Mark Ruffalo interpreta gêmeos em minissérie da HBOMark Ruffalo interpreta gêmeos em minissérie da HBO - Foto: Divulgação/HBO

O universo cinematográfico da Marvel é bem vasto e faturou bilhões se juntarmos todos os 22 filmes da Saga do Infinito. O que começou com Homem de Ferro (Robert Downey Jr), logo se tornou um grupo de grandes heróis que conquistaram o público. A coluna desta sexta-feira (5) destaca o Capitão América e o Incrível Hulk, especificamente seus intérpretes, Chris Evans e Mark Ruffalo, que após “Vingadores: Ultimato” fazem suas estreias na indústria televisiva e protagonizam minisséries de streaming com carga dramática intensa.

“Defending Jacob”, da AppleTV+, e “I Know This Much Is True”, da HBO Go, são tramas distintas, mas que possuem um ponto em comum: a angústia do protagonista ao ver a pessoa que ama sofrer e o caminho tortuoso em busca de ajuda-los. Em ambos os casos, esse amor não se trata de romantismo. Enquanto Chris Evans vive um pai que quer justiça para seu filho acusado de assassinato, Mark Ruffalo procura defender o irmão gêmeo esquizofrênico de si mesmo e das consequências da sua doença.

Leia também:
‘White Lines’ mistura trama morna em paisagens atraentes
Racismo e maternidade são temas fortes em “Little Fires Everywhere”

Baseada no livro homônimo de William Landay, “Defending Jacob” estreou em abril deste ano e traz Evans no papel de um promotor. Quando um jovem de 14 anos morre perto dos terrenos de uma escola de classe média alta, seu filho Jacob se torna o principal suspeito, uma vez que a vítima praticava bullying com o acusado. Tudo se complica quando uma faca é encontrada pelo pai, nas coisas de Jacob.

As histórias de assassinatos na maioria das séries e filmes desenvolvem o enigma de quem foi o responsável pelo crime. Esse enredo pode parecer clichê, mas certamente está longe de cair em desuso. A minissérie da Apple, porém, vai além e mostra o que a culpa, a mídia e até a genética, podem fazer com uma família traumatizada. A incerteza sobre a inocência de Jacob é levada até o último episódio, com idas e vindas ao tribunal, desenvolvendo uma adrenalina silenciosa.

O elenco, acompanhando Chris Evans, conta com a atriz Michelle Dockery (Godless) interpretando uma mãe fora dos padrões emocionais. Ao invés de chorar e demonstrar desespero, Laurie carrega a tensão nos olhos assustados, causando a impressão de ser uma mãe ingrata – situação que terá de lidar fora dos tribunais. O ator Jaeden Martell (It, A Coisa) interpreta Jacob, que também é certeiro no papel ambíguo. Pablo Schreiber (Orange Is The New Black), Cherry Jones (The Handmaid’s Tale) e J. K. Simmons, vencedor do Oscar, também estão na trama.



Já Mark Ruffalo protagoniza dois personagens em “I Know This Much Is True”, os irmãos gêmeos Dominick e Thomas. Apesar da semelhança genética, a diferença de personalidade é quase instantânea. O mérito, claro, é inteiramente do ator, que tem experiência em apresentar personagens diferentes dentro da mesma história, a exemplo do Hulk e Bruce Banner na Marvel. Na minissérie da HBO que também é baseada em um livro homônimo, a relação conturbada entre os irmãos se torna a base do drama. Thomas é esquizofrênico e frequentemente precisa da assistência de Dominick, que sacrifica sua rotina já difícil para suprir todas as demandas necessárias. Em paralelo, vemos a dupla quando criança e a vivência deles com uma mãe submissa e um padrasto abusivo.

Logo no episódio piloto já fica claro para o público que o objetivo será tentar entender como é cuidar de alguém com esquizofrenia. Os primeiros minutos da narrativa choca ao mostrar Thomas dentro de uma biblioteca pública, convencido de que precisa fazer um sacrifício. Tendo em vista que o canal HBO é famoso pelo seu conteúdo adulto e gráfico, não é preciso dizer que logo as coisas ficam sangrentas. A situação acaba forçando Dominick a fazer escolhas que ele não queria, desencadeando uma sequência de problemas e dilemas.

Faltando pouco menos de um mês para a divulgação do Emmy 2020, não seria uma surpresa se “Defending Jacob” e “I Know This Much Is True” fossem encontradas listadas na categoria de Melhor Minissérie e Melhor Ator em Minissérie. Vale lembrar que a primeira está disponível na AppleTV+ e a segunda exibe o último episódio neste domingo, às 22h, na HBO – e disponível no streaming da mesma.



*Fernando começou a assistir a séries de TV e streaming em 2009 e nunca mais parou. Atualmente ele já maratonou mais de 300 produções, totalizando aproximadamente 7 mil episódios. A série mais assistida - a favorita - é 'Grey's Anatomy', à qual ele reassiste com qualquer pessoa que esteja disposta a começar uma maratona. Acesse o Portal, Podcast e redes sociais do Uma Série de Coisas neste link.

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Nicolas Prattes adota cachorra após antiga dona morrer de Covid-19
Celebridades

Nicolas Prattes adota cachorra após antiga dona morrer de Covid-19

Kanye West anuncia que concorrerá à presidência dos EUA
Celebridades

Kanye West anuncia que concorrerá à presidência dos EUA