Berimbau da escultura de Naná Vasconcelos é roubado

Suspeita é que o vandalismo contra a estátua, que fica no Marco Zero,tenha acontecido na sexta-feira (1°).

Estátua foi inagurada em fevereiro deste anoEstátua foi inagurada em fevereiro deste ano - Foto: Mandy Oliver /Folha de Pernambuco

Quem observa a estátua de Naná Vasconcelos, no Marco Zero do Recife, com certeza reparou na falta do berimbau. O instrumento - um dos muitos utilizados pelo músico - foi furtado da escultura. Ainda não se sabe quem foi nem quando aconteceu, mas a suspeita é que tenha sido nesta sexta-feira (1º). Em menos de dois meses, já é o terceiro caso de vandalismo a obras de arte em Pernambuco.

A viúva do instrumentista, Patrícia Vasconcelos, ficou triste e indignada ao saber do caso. “Quem fez isso, fez justamente imaginando o impacto. Foi muito simbólico mexer justo no berimbau”, queixou-se. Atualmente morando nos Estados Unidos, Patrícia espera que as autoridades tomem providências. “É uma maldade fazer isso com uma pessoa que levou a música de Pernambuco para o mundo”, lamentou.

Leia também:
Viúva de Naná se diz triste com possibilidade de Maracatu não abrir Carnaval
Estátua de Naná Vasconcelos é inaugurada no Recife
CowParade presta queixa por vandalismo contra vaca exposta no Ipsep, no Recife

Nas ruas, o assunto chama a atenção. A turista Gomé Araújo, 42, acredita que o vandalismo só aconteceu pela falta de segurança no local. “Falta mais segurança aqui (no Marco Zero)”, disse.

A estátua de Naná Vasconcelos foi inaugurada em fevereiro de 2017, sendo parte integrante do Circuito da Poesia. Feita em concreto, foi produzida pelo escultor Demétrio Albuquerque, responsável por outros monumentos na Capital, como o Tortura Nunca Mais, localizado na Rua da Aurora, em Santo Amaro.

Responsável pela manutenção urbana, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) lamentou o vandalismo, explicando que irá registrar queixa na Polícia. Ainda, em nota, a Emlurb afirmou que “está realizando um levantamento dos custos para programar o reparo necessário”.

Outros vandalismos

Só em novembro, dois casos de vandalismo chamaram a atenção do público. No final do mês, em Gravatá, Agreste do Estado, a imagem de Nossa Senhora das Graças, localizada no mirante da Serra das Russas, às margens da BR-232, foi incinerada. A Polícia Civil da cidade acredita se tratar de um incêndio criminoso, com a possibilidade de estar vinculado à intolerância religiosa.

Ainda no mesmo mês, várias das vaquinhas da CowParade espalhadas pelo Grande Recife sofreram algum tipo de dano. A "My Little Cowny" - que ficava no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem - teve seu chifre de unicórnio quebrado. Já a "Bebeth" - colocada no calçadão da Praia de Boa Viagem - perdeu seu colar de pérolas. Por fim, um homem sujou a “Cowegan” - no Ipsep - com fezes.

Veja também

Ellen Page fala sobre representatividade em série da Netflix e compara com sua infância
streaming

Ellen Page fala sobre representatividade em série da Netflix e compara com sua infância

Dua Lipa mostra tatuagem falsa e internautas comparam ao apresentador Ratinho
celebridades

Dua Lipa mostra tatuagem falsa e internautas comparam ao apresentador Ratinho