Caboclinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro

Ministro Roberto Freire participa de solenidade de entrega da titulação nesta quinta-feira (22), às 12h, no Palácio Campo das Princesas

Wanderson Florêncio (PSC) é o presidente do colegiado.Wanderson Florêncio (PSC) é o presidente do colegiado. - Foto: Divulgação

Uma das maiores manifestações culturais de Pernambuco, os Caboclinhos, vai se tornar oficialmente um Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Nesta quinta-feira (22), às 12h, o ministro da Cultura, Roberto Freire, participa de uma solenidade no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, em que fará a entrega desse título. Na cerimônia também serão diplomados seis novos Patrimônios Vivos de Pernambuco e haverá a sanção da Lei de Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco.

Em novembro, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural concedeu o título de Patrimônio Cultural do Brasil ao Caboclinho. A escolha foi unânime. A manifestação ocorre principalmente na Região Metropolitana de Recife e na Zona da Mata Norte do Estado, sendo também muito populares no carnaval.

O caboclinho é uma performance artística que reúne elementos de dança e música e apresenta narrativas de guerreiros e heróis, com forte influência da cultura indígena. Essa manifestação cultural existe desde o século XIX e tem fortes características da cultura afro e indígena brasileira. Musicalmente, recebe o aporte de instrumentos como o Caracaxá e a Preaca, que são exclusivos dessa manifestação.

Veja também

Iza e Tatá Werneck substituem Anitta e apresentarão Prêmio Multishow com Paulo Gustavo
Música

Iza e Tatá Werneck substituem Anitta e apresentarão Prêmio Multishow com Paulo Gustavo

Ator Sean Penn confirma casamento às escondidas com Leila George
Casamento

Sean Penn confirma casamento às escondidas com Leila George