Com Alcione, FIG promove noite de samba nesta sexta-feira

Além da Marrom, sobem ao Palco Mestre Dominguinhos os pernambucanos Belo Xis, Karynna Spinelli, Gerlane Lops e Carla Rio

AlcioneAlcione - Foto: Divulgação

Já cantava Jackson do Pandeiro: "É samba que eles querem". Seguindo a deixa do seu homenageado, a 29ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) dedica uma noite inteira ao ritmo que se popularizou nos morros cariocas, mas também tem um pé no Nordeste. E nessa noite de bambas, que ocorre nesta sexta-feira (26), não faltarão reverências à obra de Beth Carvalho, que faleceu em abril. Sobem ao palco Mestre Dominguinhos, a partir das 20h, Belo Xis, Gerlane Lops, Carla Rio, Karynna Spinelli e Alcione.

Com mais de 40 anos de carreira, Alcione mantém uma relação antiga com o FIG. Essa é a terceira vez que ela participa do evento, ao qual não poupa elogios. "É um festival de expressão nacional que agrega artistas de diversas tendências. Todos sem exceção, talentosíssimos", pontua. Neste reencontro com os fãs pernambucanos, a Marrom pretende repetir o sucesso das experiências anteriores. "Será um espetáculo norteado pelos meus maiores hits de carreira, para o povão interagir, participar. Gosto dessa interação com as plateias. É muito bom poder contar com esse carinho do público", afirma.

Homenageada no Carnaval do Recife deste ano, Gerlane Lops promete um bloco inteiro do seu show repleto de clássicos da eterna Beth Carvalho. Também estarão no repertório canções autorais que farão parte do próximo disco da cantora, que deve ser lançado em outubro. "Vamos levar 'Obá obá', que teve clipe gravado em Fernando de Noronha, e 'Tudo novo de novo', canção minha em parceria com Jades Sales. Também teremos trabalhos mais antigos, como 'Da Branca'. Na verdade, a gente mistura um pouco de tudo da minha trajetória", adianta.

Leia também:
Prêmio voltado para o circo é lançado no FIG
Disco: voz e violão para o samba com Alfredo Del-Penho


Madrinha de vários artistas consagrados, Beth também é o foco do setlist de Carla Rio, que promete visitar os clássicos da cantora. O roteiro e a direção musical da apresentação têm a assinatura de Alceu Maia, primo e músico da saudosa sambista, que trabalhou com ela por mais de 15 anos. Além disso, Carla vai mostrar a sua nova canção de trabalho, "Uma prova de amor", de Toninho Geraes e Nelson Rufino, que foi sucesso na voz de Zeca Pagodinho.

Já Karynna Spinelli chega ao Agreste com o espetáculo "ABAYOMI – Encontro Precioso", que homenageia grandes mulheres do samba. "Vou cantar músicas imortalizadas por Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra, Leci Brandão, além de faixas do meu novo EP, que pretendo lançar ainda esse ano. Esse é um CD que estou esperando muito, porque mostra minha veia compositora. Começamos a produção dele em agosto", conta. A pernambucana volta a se apresentar após um período de afastamento dos palcos de quatro meses, devido a um tratamento de saúde.



"Ainda estou nesse processo de cuidar da saúde, mas fui liberada pelos médicos para fazer algumas coisas, mantendo uma agenda leve. Fiz o Festival Divas do Samba, em Brasília, no último final de semana, e agora reencontro o público do meu estado", diz Karynna. O show em Garanhuns terá participação da sambista Helena Cristina e dará início a uma série de comemorações. "São 15 anos de carreira, 40 de vida e 10 de Clube do Samba de Recife. Momentos bem marcantes para mim e que eu poderei celebrar no palco", afirma.

Para Karynna, é simbólica a presença de tantas vozes femininas na programação do FIG. "É público e notório que hoje o mercado de samba em Pernambuco tem sido alavancado e conduzido pelas mulheres. Nesta noite, serão quatro mulheres representando a força do samba e da mulher na música brasileira", comenta. Gerlane Lops vê como muito importante o espaço cedido pelo festival aos sambistas locais, uma vez que Alcione é o único nome de fora entre as atrações de hoje. "Eu me sinto feliz de verdade ao ver tantos pernambucanos em cena fazendo samba, cada um do seu jeito. Vejo isso como uma vitória para o samba de Pernambuco", diz.

Veja também

Ludmilla é internada após uma de suas próteses de silicone apresentar problema
Música

Ludmilla é internada após uma de suas próteses de silicone apresentar problema

Karina Bacchi diz que ter posado nua é um dos maiores arrependimentos de sua vida
Celebridade

Karina Bacchi diz que ter posado nua é um dos maiores arrependimentos de sua vida