Conheça os alimentos essenciais para a saúde do homem

Os nutrientes certos ajudam a amenizar problemas cardíacos, diabetes e câncer de próstata

Saúde do homemSaúde do homem - Foto: Arte/Folha de Pernambuco

Homens tendem a cuidar menos da saúde em comparação com às mulheres. Não à toa, uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que de 100% das consultas médicas anuais, apenas 35% são de pacientes masculinos. No entanto, esse desleixe com atitudes de prevenção podem ser amenizados a partir dos cuidados que começam no prato. É que a boa alimentação ajuda a diminuir o índice de problemas graves, como o câncer de próstata, tão frequente após os 40 anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, além do tumor maligno, também é comum entre os homens, doenças cardiovasculares, como acidente vascular cerebral, cirrose e diabetes. Segundo especialistas, essas enfermidades são diretamente influenciadas pelo hábito alimentar marcado por exageros, como no consumo de carnes e gorduras, bebidas alcoólicas e muito açúcar. Sem esquecer, claro, o sedentarismo estimulado por quem sempre diz “não ter tempo” para praticar exercícios físicos frequentes. Lembrando que jogador de futebol de fim de semana ou férias não é um atleta.

“Aminoácidos essenciais, a exemplo dos vegetais verdes escuros, como brócolis e espinafre, elevam os níveis de testosterona e contêm compostos que ajudam a prevenir várias doenças, incluindo o câncer”, diz a nutricionista Hallina Hayalla. Na lista, o tomate e demais alimentos de casca vermelha possuem nesse pigmento um nutriente chamado licopeno, que tem a capacidade de neutralizar os radicais livres no corpo, através de ação antioxidante.

Leia também:
Desnutrição e obesidade: dois enormes problemas
Nutrição é fator decisivo na compra
Nutrição na Síndrome de Down

“Também é importante consumir o ômega 3 presente em atum, salmão e sardinha, que possui ácido graxo essencial para a saúde do coração e para o sistema nervoso, ajudando a reduzir problemas como a depressão. Aliás, essas carnes brancas também são ricas em colágeno e queratina, que previnem a calvice, problema de 20% da população masculina”, aponta Hayalla. Já quando o assunto é fertilidade masculina, vale incrementar o cardápio com vitamina E, presente em nozes e amendoim, que protege os espermatozoides de mutações e auxilia na produção de hormônios importantes de reprodução. “Mais ainda se associados com fibras contidas em aveia e linhaça que são fundamentais para evitar o desenvolvimento do diabetes tipo 2, uma das principais causas da disfunção erétil”, completa a especialista.

Inclua na rotina:
Morango, amora e maçã: possuem flavonoides que previnem o envelhecimento precoce
Água: ajuda a manter o bom funcionamento do metabolismo. Pelo menos 2 litros/dia
Abacate: fonte de gorduras boas, ótimas para a saúde do coração
Uma taça de vinho tinto: pesquisas apontam que uma taça de vinho tinto no almoço faz bem para o coração



Veja também

Curso online promete desvendar o mundo dos vinhos
Vinhos

Curso online promete desvendar o mundo dos vinhos

Outback vende fondue para aquecer dias de temperatura amena

Outback vende fondue para aquecer dias de temperatura amena