Cordel do Fogo Encantado lança novo disco após hiato

"Viagem ao Centro do Sol" é o quarto álbum de estúdio da banda pernambucana Cordel do Fogo Encantado, que volta aos palcos após sete anos.

Banda Cordel do Fogo EncantadoBanda Cordel do Fogo Encantado - Foto: Tiago Calazans/Divulgação

Após um hiato de sete anos, o grupo Cordel do Fogo Encantado retorna às atividades com o disco "Viagem ao Coração do Sol", lançado nesta sexta-feira (6). Entoando um canto de liberdade e esperança, Lirinha, Clayton Barros, Emerson Calado, Nego Henrique e Rafa Almeida se reúnem sob os apelos de um público saudoso. "É imensa a concentração de energia que irradia das pessoas que entram em contato com a gente, principalmente pelas redes sociais", celebra Clayton Barros.

O novo disco conta com 13 canções, algumas com arranjos da época em que Cordel deu uma pausa. "A gente precisou desse amadurecimento individual para nos reunirmos novamente, e dar continuidade a essa jornada", relata Clayton. O violonista também destaca que a banda não perdeu seus principais pilares: a poesia, o teatro e a musicalidade presentes quando os cinco músicos se reúnem. "Não dá para deixar esses elementos de lado. Há muito sentimento envolvido", completa.

Ao contrário do que usualmente está sendo produzido, Clayton enfatiza que não é o objetivo principal do Cordel trazer uma mensagem mais política neste novo trabalho. "Apresentamos diversas metáforas através da nossa poesia. Fica a critério do público interpretar essas mensagens, embora seja inevitável o direcionamento para este tema", comenta.

"Viagem ao Coração do Sol" faz jus ao seu título: o quinteto apresenta canções "solares", carregadas de um sentimento de liberdade. O primeiro single do álbum, "Liberdade, A Filha do Vento", realça essa sensação.

Leia também:
#Cazuza60anos - Relembre a história e as músicas do poeta do rock nacional
Banda Sage Act segue firme em seu propósito musical
Veja as atrações do Ouvindo e Fazendo Música de abril


Todo o processo de divulgação de "Viagem..." é autoral, feito pelos próprios músicos. "A gente sentou e planejou este disco. Por um momento, deixamos de lado nossos projetos solo para entrar de cabeça neste trabalho", diz Clayton.

Perdas

A produção ficou por conta do músico Fernando Catatau. Este é o primeiro projeto do Cordel do Fogo Encantado após o falecimento do percussionista pernambucano Naná Vasconcelos, em 2016, e do produtor musical Carlos Eduardo Miranda, gaúcho radicado em São Paulo, este ano, que colaboraram com o grupo em trabalhos anteriores. "Ficamos sentidos demais com essas perdas, mas, além da dor, nós celebramos os seus legados, reverberamos seus conhecimentos", afirma o violonista.

O Cordel do Fogo Encantado planeja realizar uma série de shows para divulgar "Viagem ao Coração do Sol", a começar por Salvador no próximo dia 21 de abril. Em seguida, o Rio de Janeiro recebe a banda, no Circo Voador, dia 28, e o Clube Português do Recife abriga o grupo no dia 12 de maio, além de chegarem a Ribeirão Preto e Fortaleza, em junho.

Serviço:
"Viagem ao Coração do Sol", disco do Cordel do Fogo Encantado
Independente
Preço médio: R$ 25, também disponível nas plataformas digitais

Veja também

'Falta de educação', diz Paolla Oliveira em resposta a comentário sobre preenchimento labial
Famosos

'Falta de educação', diz Paolla Oliveira em resposta a comentário sobre preenchimento labial

MTV anuncia participação especial de Anitta no MTV EMA 2020
Premiação

MTV anuncia participação especial de Anitta no MTV EMA 2020