Escritor Marcus Accioly deixou 15 livros inéditos

Nestor Accioly, irmão de Marcus, comentou sobre o legado do poeta na sessão da Saudade na Academia Pernambucana de Letras (APL)

Margarida Cantarelli, presidente da APL, Rostand Paraíso e Glória Dalla Nora, na Sessão da SaudadeMargarida Cantarelli, presidente da APL, Rostand Paraíso e Glória Dalla Nora, na Sessão da Saudade - Foto: Henrique Genecy/Folha de Pernambuco

Muito prestigiada a Sessão da Saudade em memória do poeta pernambucano Marcus Accioly, falecido em outubro do ano passado. O evento ocorreu na tarde desta segunda-feira (27), na Academia Pernambucana de Letras (APL).

Na plateia, o professor Nestor Accioly, irmão de Marcus, disse à Folha de Pernambuco que sua obra inédita é tão ou mais vasta do que a que já foi publicada, e que o público a conhecerá em breve. "São cerca de 15 livros", declara.

Compuseram a mesa a presidenta da APL, Margarida Cantarelli, os acadêmicos Reinaldo de Oliveira, Antônio Campos, André Carneiro Leão, Dirceu Rabelo, Rostand Paraíso, Alvacir Raposo, Luzilá Gonçalves, a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, o secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, o vice-governador Raul Henry, e a viúva de Accioly, Glória Dalla Nora.

Leia também:
Poeta Marcus Accioly, da APL, morre aos 74 anos
"1817: a revolução do futuro" é debatida na APL
Desembargador federal Vladimir Souza Carvalho lança livro de contos

Em sua fala de abertura, a presidente da APL citou os poetas Mário Quintana e Frederico García Lorca para homenagear Accioly. Um dos discursos mais inflamados foi de Alvacir Raposo, que citou o pernambucano homenageado como o maior poeta de sua geração.

"Marcus comia, bebia e respirava versos e poemas que oscilam entre o clássico e o popular", se derramou o imortal, recordando a grande injustiça que foi o poeta não ter ganhado um lugar na Academia Brasileira de Letras.

Veja também

Cartunista Laerte Coutinho é internada em UTI por Covid-19
Covid-19

Cartunista Laerte Coutinho é internada em UTI por Covid-19

Arte Plural Galeria abre mostra coletiva 'Contemplação'
Artes Visuais

Arte Plural Galeria abre mostra coletiva 'Contemplação'