Fechado desde 2010, Teatro do Parque recebe nova visita técnica

Reforma está paralisada há mais de um ano; Nova licitação para conclusão das obras será lançada em outubro

Teatro do ParqueTeatro do Parque - Foto: Daniel Medeiros/Folha de Pernambuco

Foi realizada, na manhã desta quarta-feira (20), uma nova visita técnica ao Teatro do Parque, no Centro da capital pernambucana. Técnicos da Prefeitura do Recife receberam jornalistas, artistas e representantes do poder público para mostrar o atual estado do equipamento cultural, que está fechado para o público desde 2010.

Leia também:
Teatro do Parque pode ser reaberto em 2019, diz Prefeitura
Teatro do Parque está entregue ao abandono
Em protesto, Cineclube exibe filmes em frente ao Teatro do Parque


A visita foi solicitada por artistas que estiveram presentes na audiência pública realizada na Câmara dos Vereadores, em 24 de agosto. Na ocasião, foi sugerida a formação de uma comissão para acompanhar o restauro, composta por líderes de movimentos ligados à cultura, representantes do pode público e dos conselhos municipais e estaduais de cultura.

Durante a vistoria, a gerente geral de projetos do Gabinete de Projetos Especiais, Simone Osias, os serviços já executados no local buscou sanar problemas emergenciais, como substituição da coberta e eliminação de infiltrações.

"Os problemas principais eram causados por causa da água. Havia muitas infiltrações no prédio, que foram sanadas durante a primeira etapa da obra. Neste período, também foi substituída a cobertura e retirada das instalações hidráulicas e elétricas antigas", disse a arquiteta.

Para o ator e produtor Oséas Borba, que participa da comissão de acompanhamento, a Prefeitura do Recife tenta esconder o abandono do teatro. “Desde a última visita, feita em 2015, não mudou nada. Só o que fizeram foi tentar maquiar a degradação. Dá para perceber que foi feita uma limpeza recente no lugar. O plástico que cobre as cadeiras, por exemplo, não tinha nem pó, o que indica que ele foi colocado recentemente”, aponta.

O processo de requalificação do imóvel está paralisado há mais de um ano. Uma nova licitação para conclusão das obras será lançada em outubro. Outro edital, voltado para a contratação de uma empresa que execute a reforma das poltronas do teatro, está previsto ainda para setembro. O prazo estabelecido para a reabertura do espaço é julho de 2019.

Veja também

Belutti diz ser desengonçado antes de estreia no Dança dos Famosos
Televisão

Belutti diz ser desengonçado antes de estreia no Dança dos Famosos

Compadre de Jojo Todynho é assassinado no Rio de Janeiro
Violência

Compadre de Jojo Todynho é assassinado no Rio de Janeiro