FestCine, que começa nesta segunda, é janela para o cinema pernambucano

Em sua 20ª edição, o festival bate recorde de inscrições este ano, tendo recebido 209 curtas-metragens. Cine São Luiz irá abrigar as sessões desta segunda-feira (3) até o sábado (9)

20º FestCine começa nesta segunda-feira20º FestCine começa nesta segunda-feira - Foto: Secult PE

Nesta segunda-feira (3), começa o 20º Festival de Curtas de Pernambuco - FestCine. Gratuito, o evento é realizado pelo 20º ano consecutivo e exibirá 64 curtas pernambucanos até o próximo sábado, no Cinema São Luiz, no Recife. Este ano, o festival homenageia o ex-programador Arlindo Gusmão e a jornalista Graça Araújo, que faleceu no último mês de setembro. Matheus Lins, coordenador geral do FestCine, destaca a importância e a força do encontro.

"São 20 anos ininterruptos da realização de uma das janelas mais importantes de difusão dos curtas pernambucanos. O evento vem, ao longo desse tempo, acompanhando todo o processo de construção de pensar e fazer cinema no nosso Estado", ressalta Matheus.

Este ano, o Festival bateu o recorde de incrições, contabilizando 209 ao todo. Os curtas selecionados concorrem a uma premiação total no valor de R$ 66,5 mil. Neste montante, consta também o prêmio inédito no Festival, o Ciario/Conne que concederá ao filme eleito pelo Juri Oficial como "melhor curta de Pernambuco", um crédito na empresa Naymar de R$ 8 mil em locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria para uma futura obra audiovisual.

Para Matheus, a premiação em forma de equipamento é também uma forma de incentivar a continuidade de produção. "Com os equipamentos, o ganhador já pode começar a pensar em produções futuras, o que vai estimular ainda mais a produção na região", afirma. Ainda de acordo com Matheus, outro destaque dessa edição do FestCine é a quantidade de videoclipes inscritos. Em 2017, foram registradas 19 isncrições, número que saltou para 73 neste ano. "O aumento de videoclipes também é um indicador das novas tendências do cenário musical do estado, que está em crescimento. Os artistas lançam as músicas já pensando no videoclipe de divulgação", pontua.

A mostra competitiva é formada por 64 filmes de todas as macrorregiões de Pernambuco e traz uma diversidade de temas, estéticas, narrativas e formas de construção. "Não houve uma temática estabelecida para o 'aceite' dos filmes inscritos. Porém, foi percebido que grande parte dos curtas abordam a temática da resistência e da diversidade em diversos aspectos, como a cultural, de gênero, entre outras. Nesta edição, o festival investiu também em acessibilidade. No sábado, duas sessões especiais serão realizadas. A primeira, às 17h, apresenta, em parceria com Alumiar/Fundação Joaquim Nabuco, dois filmes com audiodescrição e outros recursos de acessibilidade comunicacional: o curta "Frequências", de Adalberto Oliveira, e o longa "O Auto da Compadecida", de Guel Arraes

Cena do documentário 'Eu Sou Lamento'

Cena do documentário 'Eu Sou Lamento' - Crédito: Camilla Santos Dias/Divulgação

   Eu Sou Lamento

Um dos curtas concorrentes é o documentário "Eu Sou Lamento", que apresenta a influência do bloco afro Lamento Negro dentro do cenário musical desenvolvido em Pernambuco. Contendo relatos de personagens fundamentais para a fundação do bloco ao longo de 30 anos, o documentário aborda o auge, com a disseminação do movimento Manguebeat, além do momento e da estrutura atual. Dirigido por Almir Cunha, estudande de Jornalismo, o produto conta com a participação de Osmair José, Marcela Coutinho, Tyago Bianchi, Camilla Santos Dias e Antônio Gabriel Machado, também estudantes. A exibição do curta será na sexta-feira, às 19h, no Cinema São Luiz.

Serviço:
20º Festival de Curtas de Pernambuco - FestCine
Quando: De 3 a 8 de dezembro. A abertura, na segunda-feira (3), será às 19h
Onde: Cinema São Luiz (r. da Aurora, 175, Boa Vista)
Entrada Gratuita

Programação Geral 20º Festcine by Folha de Pernambuco on Scribd

Veja também

Rede nacional de drive-ins montará arena multiuso no Recife
Drive-in

Rede nacional de drive-ins montará arena multiuso no Recife

Filho de Naya Rivera terá estudos custeados por criadores de 'Glee' em homenagem
Tributo

Filho de Naya Rivera terá estudos custeados por criadores de 'Glee' em homenagem