Filme 'Super Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos' estreia

Longa-metragem, dirigido por Sérgio Oliveira e com roteiro dele e de Renata Pinheiro, retrata o Sertão em tom de fábula. Estreia será no São Luiz, nesta quinta-feira (15), às 19h30

Cena de 'Super Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos'Cena de 'Super Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos' - Foto: Inquieta Filmes/Divulgação

O contraste social e a transformação pela qual passou e passa o Sertão nordestino são os protagonistas do filme "Super Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos", dirigido por Sérgio Oliveira, que assina o roteiro em parceria com Renata Pinheiro e Leo Pyrata. Os dois primeiros participarão de debate nesta quinta-feira (15), às 19h30, no Cine São Luiz, após exibição do longa-metragem, que ganha sua estreia nacional e entra em cartaz nesta sala, na rua da Aurora (Boa Vista) e ainda nos cinemas da Fundação Joaquim Nabuco (do Museu e Derby).

A produção pernambucana, que venceu o Prêmio de melhor Direção de Documentário no Rio Festival 2016, será exibida em circuito alternativo nas cidades que teve como locações (Caruaru, Buíque, Belo Jardim, Serra Talhada, Triunfo e Arcoverde, de 22 a 29 deste mês). A ideia inicial de Sérgio Oliveira e Renata Pinheiro era contar a história da sexagenária Orquestra Super Oara, que toca em festas e bailes de debutantes.

Leia também:
Última temporada de 'Game of Thrones' estreia em abril de 2019
Filmes brasileiros são competitivos, segundo estudo da Ancine
Encontro Alumiar de Cinema Acessível começa na Fundaj


Mas, o road-movie tomou outro rumo, numa tentativa de desmitificar a noção de Sertão. A montagem cinematográfica acabou recebendo um tom de fábula, embalada por standards da música norte-americana e até por “A Morte do Cisne”, de Tchaikovsky, numa trilha sonora mesclada a manifestações populares como o bumba-meu-boi e o Reisado.

   Produção

Produzido pela empresa pernambucana Aroma Filmes e distribuído pela Inquieta Cine, o longa conta com os patrocínios do Programa Petrobras Cultural, do BRDE/Fundo Setorial do Audiovisual (FSA)/ANCINE e incentivo do Funcultura/Governo do Estado de Pernambuco.

 

Veja também

Cantora Vanusa: com Alzheimer e internada sob cuidados médicos
Hospitalizada

Cantora Vanusa: com Alzheimer e internada sob cuidados médicos

Novo irmão de Anitta vai adotar sobrenome da família da cantora
Mesmo DNA

Novo irmão de Anitta vai adotar sobrenome da família da cantora