Força dentro e fora da lona

Escola Pernambucana de Circo realiza seminário de arte-educação com pesquisadores do Estado e de Campinas

Fátima Pontes - que integra rede de estudo e pesquisa nacional Circus - participa com artigo do livro que será lançado hoje, às 20hFátima Pontes - que integra rede de estudo e pesquisa nacional Circus - participa com artigo do livro que será lançado hoje, às 20h - Foto: Alfeu Tavares/Arquivo Folha

 

“Aacademia ainda tem dificuldade de absorver as artes circenses. Prova disso é que, no Brasil, não existe curso de graduação na área”, afirma Fátima Pontes, diretora da Escola Pernambucana de Circo (EPC), que existe há 21 anos. É por estes e outros motivos que a formação em artes circenses estará em discussão, hoje e amanhã, na primeira edição do Seminário Circo-Educação - Construindo Pontes Entre o Conhecimento e a Prática.

Promovido pela EPC, na sede da instituição, no bairro da Macaxeira, o evento traz ao público atividades relacionadas ao tema, em parceria com a equipe do Circus - Núcleo de Estudo e Pesquisa das Artes Circenses da Faculdade de Educação Física FEF/Unicamp (Universidade de Campinas-SP).
O seminário integra o projeto “Laços de confiança e pontes de relações”, residência artística e pedagógica realizada por Fátima Pontes, no núcleo de pesquisa Circus, com apoio do Funcultura Estadual 2015/2016. “O Circus se tornou uma referência nacional por dar ao conhecimento circense esse reconhecimento acadêmico”, ressalta a arte-educadora pernambucana.
A programação tem início nesta terça-feira (7), às 20h, com o lançamento do livro “Circo - Horizontes Educativos” (R$ 40). Organizada pelo trio de pesquisadores Marco Antonio Coelho Bortoleto, Teresa Otañón Barragán e Erminia Silva, a publicação reúne 13 artigos assinados por pesquisadores e artistas do Brasil e de diversas partes do mundo. “É uma reflexão de como o circo se relaciona com o processo educativo através de diferentes relatos”, explica Bortoleto. Um dos capítulos foi escrito por Fátima Pontes sobre as experiências vividas na EPC.
No segundo dia do evento, ocorrem duas palestras. A primeira, comandada por Ermínia Silva, será realizada das 9h às 12h, e aborda a temática: dramaturgia circense contemporânea. Mais tarde, das 14h às 17h, Marco Antonio Bortoleto fala sobre segurança e estética no circo. “Vou tratar de pontos como riscos, tipos de acidente e prevenção. A proposta é as pessoas entenderem que é possível fazer circo de forma segura, mas sem perder um de seus elementos estéticos mais importantes: o risco”, adianta ele.

 

Veja também

Destaque da cena de humor atual, Karina Ramil estreia no 'Zorra', em temporada produzida à distância
Humor

Destaque da cena de humor atual, Karina Ramil estreia no 'Zorra', em temporada produzida à distância

Adoniran Barbosa é homenageado no dia em que completaria 110 anos
Música

Adoniran Barbosa é homenageado no dia em que completaria 110 anos