Fundaj celebra 70 anos de história e contribuições

Programação oficial será neste domingo (21) no Engenho Massangana e segue para o campus de Casa Forte

Museu do Homem do NordesteMuseu do Homem do Nordeste - Foto: Divulgação

Museu, cinema, desenvolvimento de pesquisas, cursos, e equipamento cultural com Engenho Massangana, localizado no Cabo de Santo Agostinho. Estes são alguns dos ramos que a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) desenvolveu durante sete décadas de existência nos três campi da instituição, que é ligada ao Ministério da Educação (MEC). Em março, foi dada a largada para a programação comemorativa do aniversário com a Exposição Assucar. A mostra contou com a curadoria da Antropóloga do Muhne, Ciema Mello, em homenagem aos 80 anos do livro homônimo, de Gilberto Freyre. 

A cerimônia oficial ocorre neste domingo (21), a partir das 10h, no Engenho Massangana (Cabo de Santo Agostinho) com o lançamento dos selos comemorativos Joaquim Nabuco e Gilberto Freyre pelo 70 anos da Fundaj 40 anos do Muhne. Serão dez homenageados na solenidade. Entre eles, Pedro Nabuco, representante da família de Joaquim Nabuco, e a presidente da Fundação Gilberto Freyre, Sônia Freyre, filha do sociólogo.

 

 

Leia Também:

Cemo abre inscrições para cursos de música em Olinda

Zélia Duncan esbanja liberdades em show no FIG 2019

O presidente da Fundaj, Antônio Campos, reafirma a importância das festividades para o futuro da instituição e o seu compromisso com a população. “Há um profundo significado em completar 70. Iremos não apenas lembrar a vida e o legado de Joaquim Nabuco e Gilberto Freyre, mas também o que é a Fundaj e o que vamos fazer daqui para frente”, justifica.

No período da tarde, as celebrações chegam ao Campus Gilberto Freyre, em Casa Forte. Às 16h, será realizada a abertura da exposição “40 anos Educando”, na sala Waldemar Valente. Fred Almeida, coordenador do museu, ressalta o objetivo das atividades: “Lançamos, neste domingo, duas exposições como forma de destacar o acervo e as pessoas que compõem o local. A exposição ‘40 anos Educando’ chega para homenagear uma excelente educadora que tivemos o privilégio de ter em nossa equipe. Silvia Brasileiro compôs nossa equipe por mais de 27 anos”. 

Em seguida, acontece a inauguração da intervenção museológica “Muhne 40 Anos, 40 Peças”. “A exposição dará oportunidade às pessoas de conhecerem mais profundamente o museu e entender essa trajetória, que engloba também o Museu do Açúcar, o Museu de Antropologia e o Museu de Arte Popular,” conta o coordenador do setor de Museologia, Albino Oliveira. O evento será coroado com a entrega de medalhas no seu encerramento, que ocorre na parte externa do equipamento cultural. Serão 110 homenageados, entre servidores da casa, personalidades e instituições que contribuíram com a fundação e o museu. Lia de Itamaracá, J. Borges, Academia Pernambucana de Letras, Assembleia Legislativa Pernambuco e Tribunal de Justiça de Pernambuco estão entre os agraciados.

O evento será coroado com a entrega de medalhas no seu encerramento, que ocorre na parte externa do equipamento cultural. Serão 110 homenageados, entre servidores da casa, personalidades e instituições que contribuíram com a fundação e o museu. Lia de Itamaracá, J. Borges, Academia Pernambucana de Letras, Assembleia Legislativa Pernambuco e Tribunal de Justiça de Pernambuco estão entre os agraciados.

A programação dos 70 anos da Fundaj chega ao Cinema da Fundação entre os dias 25 e 28 de julho, com a estreia da Mostra Inéditos do Cinema Português. Em parceria com a Embaixada Portuguesa e o Instituto Camões, serão exibidos sete longas-metragens de diretores contemporâneos portugueses.

Outra parceria especial se deu com o Consulado Geral da Alemanha no Recife, por meio da Exposição “Viagem de Spix e Martius pelo Brasil”, do Instituto Martius-Staden, já em cartaz na Galeria Massangana, no campus Casa Forte da Fundaj. A mostra, que fica até o dia 19 de agosto, apresenta a viagem dos naturalistas bávaros Johann Baptist von Spix e Carl Friedrich von Martius, realizada entre 1817 e 1820.

Veja também

Datena recebe visita de Bruno Covas no hospital após sofrer infarto
Infarto

Datena recebe visita de Bruno Covas no hospital após sofrer infarto

Demi Lovato será a apresentadora do People's Choice Awards 2020
Premiação

Demi Lovato será a apresentadora do People's Choice Awards 2020