Google Arts & Culture: Qual a obra de arte que é a sua cara?

Plataforma virtual Google Arts & Culture permite tirar uma ‘selfie’ para o app mostrar a pintura que tem traços semelhantes aos do rosto de cada pessoa

Phil Sharp, gerente mundial de produto do Google Arts & CulturePhil Sharp, gerente mundial de produto do Google Arts & Culture - Foto: Divulgação

Já parou para pensar com qual obra de arte você se parece? Será uma criação de Monet, Van Gogh ou Picasso, como a Monalisa? Pois agora você pode descobrir isso. É que o Google lançou esta funcionalidade no seu aplicativo destinado à arte. Basta baixar o Google Arts & Culture e tirar uma ‘selfie’ para o app mostrar a pintura que tem traços semelhantes aos do seu rosto.

“Há milhares de fotos no Google Arts. São 26 parceiros com retratos só no Brasil. Então, vamos pegar o seu rosto e buscar, no mundo todo, retratos que parecem com você. É uma forma de descobrir conexões com trabalhos de arte que provavelmente nunca iria encontrar e um exemplo de como a inteligência artificial pode criar novas conexões entre cultura e arte”, contou o gerente mundial de produto do Google Arts & Culture, Phil Sharp, que veio ao País para lançar a novidade durante o Google For Brasil 2018.

Pinacoteca

O local de lançamento não foi à toa: o museu que tem mais retratos disponíveis para os “matches” do Art Selfie estão no Brasil. É a Pinacoteca de São Paulo, que já teve 80 obras capturadas pela Art Camera do Google e ainda terá mais digitalizações até o fim do ano. Ainda há outros 420 obras de museus brasileiros na plataforma. Mas também há retratos de todo o resto do mundo. No total, são 1,6 mil até agora. Mas esse número ainda tende a crescer.

Leia também:
Exposição 'O Tempo dos Sonhos' traz arte tradicional aborígene para a Caixa Cultural
Exposição 'Caleidoscópio' está em cartaz no Museu do Trem
Potência do armorial em exposição que começa na Caixa Cultural Recife


Apesar de rastrear todo esse amplo acervo, o aplicativo mostra o seu ‘match’ artístico em poucos segundos. Normalmente, oferece até mais de uma combinação. E o usuário pode compartilhar a brincadeira nas redes sociais. O compartilhamento é até recomendado, porque, ao sair do aplicativo, os “matches” são perdidos. Afinal, a ideia é estar sempre disponível para uma nova selfie e uma nova combinação.

Há retratos de trabalhos artísticos de todo o mundo, com um acervo de 1,6 mil deles até o momento

Há retratos de trabalhos artísticos de todo o mundo, com um acervo de 1,6 mil deles até o momento - Crédito: Divulgação

 

   Acervo

O Google Arts & Culture é uma plataforma que reúne milhões de obras de museus de todo o mundo e permite que os usuários conheçam esse acervo com imagens de alta resolução. Ainda dá até para fazer um passeio virtual pelas salas de exposição. Os pernambucanos Paço do Frevo e Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam) também podem ser explorados na plataforma.

O Brasil ainda está representado por pastas temáticas especiais como a que mostra os projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer e a que detalha o Movimento Tropicália - esta última, por sinal, acaba de ser lançada pela Google.

Veja também

Carlinhos Maia diz que se reinventou na pandemia e projeta filme e reality show
famosos

Carlinhos Maia diz que se reinventou na pandemia e projeta filme e reality show

Justiça nega liminar e diz que Cinemateca deve ser gerida pela União
governo

Justiça nega liminar e diz que Cinemateca deve ser gerida pela União