‘Grey’s Anatomy’: A trajetória de Alex Karev na série médica

Após 15 anos, o ator Justin Chambers anunciou desligamento da produção

Justin Chambers interpretou Alex Karev por 15 anos em "Grey's Anatomy"Justin Chambers interpretou Alex Karev por 15 anos em "Grey's Anatomy" - Foto: Divulgação

Atenção: Esse texto contém spoilers de todas as temporadas de "Grey's Anatomy".

No início de janeiro os fãs de “Grey’s Anatomy” foram surpreendidos com a notícia de que o ator Justin Chambers, intérprete de Alex Karev na série desde sua estreia, em 2005, deixaria o programa. O astro era um dos poucos do elenco original que ainda permanecia no drama médico, ao lado de Chandra Wilson (Miranda Bailey), James Pickens Jr (Richard Webber) e da protagonista Ellen Pompeo (Meredith Grey).

Em entrevista ao Deadline, Chambers agradeceu o apoio de todos durante a longa caminhada. “Não há boa hora para dizer adeus para uma série e um personagem que definiram tanta coisa da minha vida nos últimos 15 anos. Por algum tempo, por outro lado, eu tenho tido a vontade de diversificar meus papéis e minhas escolhas de carreira”, comenta o ator que agora diz querer se dedicar à produção de documentários.

A saída abrupta parece não ter agradado ao público, já que o personagem não teve um episódio especial ou momento de despedida de “Grey’s”. A esposa de Karev, Jo Wilson (Camilla Luddington), comentou no último episódio transmitido: “Ele foi visitar a mãe”, justificando sua ausência. Será que não o veremos nem para um último adeus?

Leia também:
‘Servant’: Suspense da AppleTV+ entrega mais perguntas que respostas
Mitos e verdades na nova adaptação de ‘Drácula’ da Netflix

Bom, ainda que seu desfecho continue sendo uma questão, não podemos deixar de relembrar a trajetória do personagem. Alex Karev teve um dos desenvolvimentos mais densos na série e foi bonito de acompanhar a transformação de uma pessoa irresponsável e cheia de desvios de caráter se tornando um grande cirurgião, marido e amigo. Relembre:

DR. DEVIL

Quando um grupo de internos entra pela primeira vez no Seattle Grace, somos apresentados à Meredith Grey (Ellen Pompeo), Cristina Yang (Sandra Oh), Izzie Stevens (Katherine Heigl), George O'Malley (T.R. Knight) e Alex Karev (Justin Chambers). Este último, tema desta coluna, logo demonstra ser alguém para se ficar longe. Arrogante e imaturo, Karev diagnosticou um paciente erroneamente logo no primeiro dia e nunca perdia a oportunidade de menosprezar seus colegas. Logo acabou ganhando o apelido de “Dr. Devil”, algo como Doutor Diabo na tradução.

Alex chegou a espalhar fotos de Izzie seminua nas paredes do hospital quando soube que a garota tinha sido modelo antes de ingressar na carreira de cirurgiã. Ele também falava mal dos pacientes, chegando a ser trocado de leito quando foi ouvido por um deles. Também congelou em plena cirurgia, ficando nervoso e tendo que ser substituído por O’malley.

Como residente, antes de flertar com a cirurgia plástica, Karev alternava entre as especializações, já que sempre incomodava todos os atendentes. Não por acaso acabou ficando sob as rédeas de Addison Montgomery (Kate Walsh) como castigo por tê-la tratado mal. Os dias na pediatria que seria apenas uma punição acabaram sendo determinante para o destino profissional do personagem que, indo contra todas as possibilidades, demonstrou enorme talento para se relacionar com as crianças. Talento este que foi notado pela sua futura mentora, Arizona Robbins (Jessica Capshaw), enquanto ela o observa ficando horas sem camisa aquecendo um bebê prematuro para salvar a vida dele.

INFÂNCIA COMPLICADA

Karev sempre levou uma vida difícil. Sua mãe foi diagnosticada com uma doença mental grave enquanto seu pai tinha problemas de alcoolismo, vício em heroína e agredia fisicamente a ambos. Na adolescência, confrontou seu pai até que ele fosse embora de casa, mas isso não impediu que ele e seus dois irmãos, Aaron e Amber, mudassem constantemente de lares adotivos.

Alex também relata que presenciou seu irmão tentando matar a caçula em um episódio de esquizofrenia severa. Antes de entrar no programa cirúrgico do Seattle Grace, Karev havia se tornado lutador e pago a faculdade de medicina com uma bolsa de atleta.

Dois familiares de Karev aparecem como pacientes no hospital, em momentos distintos. Seu irmão Aaron tem um tumor benigno na barriga e é operado. Seu pai também retorna com uma parada cardíaca provocada pelo vício, mas morre por causa de um erro do interno Shane Ross. Karev espanca o estagiário e é repreendido por Meredith.

RELACIONAMENTOS

Embora só fosse ser revelado muito tempo depois, um dos primeiros encontros amorosos de Alex Karev dentro do hospital foi com Calliope Torres (Sara Ramírez), na época residente no mesmo programa médico. Ainda que seu flerte principal fosse com Izzie, ele também chegou a se envolver com Addison Montgomery enquanto trabalhava para ela e acabou passando sífilis para a enfermeira Olivia Harper – que consequentemente repassou para George.

Deixando de lado qualquer responsabilidade emocional, Alex ficava com outras pessoas e não admitia seus sentimentos por Izzie. Isso serviu de brecha para que ela se apaixonasse por Denny Duquette. O amor não durou e Karev ajudou Izzie a superar a morte de Denny, mesmo que isso não significasse que os dois ficariam juntos.

No acidente da balsa, ele salva uma mulher grávida (Elizabeth Reaser) que acorda com amnésia e passara meses sendo tratada no hospital. Adotando o nome de Ava, a paciente se apaixona por Alex e só recupera a memória depois do parto, descobrindo que seu verdadeiro nome é Rebecca. Ainda que tenha voltado para sua vida normal, Rebecca faz constantes retornos para tentar recuperar a atenção de Karev, que relutava por saber que ela era casada.

Durante as idas e vindas com Ava, Alex mantinha um relacionamento casual com Lexie Grey (Chyler Leigh). O casal dura pouco porque Karev escolhe Ava quando ela retorna fingindo estar grávida. Quando a ex-paciente tenta se matar na cozinha de Meredith, Izzie auxilia Alex na internação da mulher na ala psiquiátrica. Neste ponto, Izzie e Karev ficam juntos oficialmente.

O tempo passa e Izzie desenvolve um melanoma metastático estágio IV. Ela começa a ser tratada no hospital e passa por várias cirurgias complicadas, quase morrendo durante uma delas. Karev não saiu do lado dela em nenhum momento, chegando a se casar com Stevens durante uma cerimonia que seria de Meredith e Derek. Após quase morrer, Izzie volta a ser residente no Seattle Grace e mora com o marido no antigo trailer de Derek, mas é demitida pouco tempo depois e sai da cidade sem dizer nada a ninguém. Izzie só será vista novamente mais uma vez, quando conversa com o Alex procurando perdão, mas ele pede o divórcio. Tempos depois ele chega a ter encontros com Lucy Fields, uma substituta de Arizona Robbins enquanto a médica viajava para a África.



RISCO DE VIDA

Muitos personagens morreram ou ficaram gravemente feridos durante as 16 temporadas da série, com Alex não seria diferente. Depois da separação com Izzie, um atirador invade o hospital e mata várias pessoas. Karev é baleado e fica desacordado dentro do elevador, mas é encontrado e operado por Mark Sloan (Eric Dane) e Lexie. Ele também quase esteve envolvido no acidente de avião que matou Mark e Lexie, mas Arizona trocou de lugar com Karev instantes antes. No mesmo acidente, Arizona perde uma perna e Derek lesiona a mão.

DILEMAS

A viagem de Arizona para a África rendeu uma campanha onde foram trazidas algumas crianças africanas candidatas a cirurgias pagas pelo hospital. Alex assumiu o comando disso, observado por sua mentora. Em paralelo, Meredith desenvolvia uma pesquisa com Derek para a cura do Alzheimer, mas quando Karev descobre que ela estava sabotando para beneficiar a esposa de Webber, ele delata a amiga com o objetivo de se tornar chefe dos residentes. Meredith expulsa Alex de casa, mas os dois fazem as pazes dias depois.

NOVOS RUMOS

Quando os residentes passam nas provas e ganham o título de atendentes, Karev permanece na pediatria, tendo que lidar com a culpa que Arizona colocava nele por ter perdido a perna. Quando Meredith vai morar com Derek, Alex compra a antiga casa dela e passa a morar nela com Cristina. Com a chegada dos novos internos, Karev conhece Jo Wilson e os dois logo começam um romance.

Alex cresce como cirurgião ao ponto de ser desejado por outras clínicas que pagam mais. Ele aceita trabalhar em uma delas, mas logo percebe que seu lugar é no Seattle Grace, voltando para o lado de Arizona. Cristina decide se mudar para Suíça, deixando sua parte no conselho para Karev. Ele ainda disputa o cargo de chefe de cirurgia, mas perde para Miranda Bailey.

MINHA PESSOA

Na falta de Cristina, a amizade entre Meredith e Alex cresce. Os dois estreitam a relação e se tornam grandes amigos. Quando Derek morre e Meredith passa um ano longe, ele é acionado como contato de emergência de Grey, que estava entrando em trabalho de parto. Ele traz Meredith de volta para Seattle e revende a casa para ela, alugando um lugar menor para ele e Jo.

CASAMENTO E VIOLÊNCIA

O relacionamento de Alex e Jo se fortalece ao ponto de Karev querer se casar. Em algumas investidas sobre o assunto, Jo desconversa e diz que não pode se casar com ele. Ela reluta em contar o que aconteceu na vida dela e os dois brigam. Wilson fica bêbada e DeLuca a deixa em casa, mas Karev chega a tempo de ver sua namorada seminua na cama com Andrew tentando ajuda-la. Interpretando a situação de maneira errada, Karev espanca o residente.

Alex recorre à Meredith, mas ela percebe que mesmo o amando, precisa reportar para Bailey. Karev é preso e DeLuca é operado entre a vida e a morte. Mais tarde, ele é liberado para aguardar julgamento em liberdade, mas Miranda suspende suas atividades, permitindo apenas sua interação na clínica Denny Duquette. Nas vésperas do julgamento, Alex está pronto para assumir a culpa e ir preso, mas Meredith tenta o impedir alegando que ele é uma das poucas pessoas que resta na vida dela. Andrew retira as acusações e Jo explica já ser casada e que seu marido é um abusador.

Jo passa por várias provações psicológicas, incluindo a volta do marido abusivo, o confronto com ele e sua morte acidental. Finalmente livre, ela cresce muito na carreira fazendo parceria com Meredith Grey. Wilson conhece a mãe de Alex e os dois se casam com a benção de Meredith.



CHEFE KAREV

Jo se torna atendente e ganha uma bolsa de inovação cirúrgica. Bailey decide tirar um ano sabático e coloca Karev como seu substituto temporário, já que Teddy Altman não estava disponível. A vida de Alex se torna uma constante positiva, estando casado com a mulher que ama e vendo a mãe periodicamente. Ele também apoia Meredith em seu novo romance com Andrew DeLuca, mas acaba apoiando Meredith na falsificação do seguro médico para beneficiar uma criança imigrante que precisava de tratamento.

Karev, Meredith e Richard são demitidos por se envolverem na fraude. Enquanto Meredith entra no serviço comunitário e corre o risco de perder sua licença médica, Alex consegue um emprego como chefe de cirurgia em um hospital precário. Depois que Karev reúne depoimentos de pacientes e de vários colegas cirurgiões diante do Juiz, Meredith recupera seu direito de exercer medicina diante do julgamento. Alex consegue contratar Webber e Owen Hunt (Kevin McKidd) e os três tentam repaginar o novo hospital.



*Fernando começou a assistir a séries de TV e streaming em 2009 e nunca mais parou. Atualmente ele já maratonou mais de 300 produções, totalizando aproximadamente 7 mil episódios. A série mais assistida - a favorita - é 'Grey's Anatomy', à qual ele reassiste com qualquer pessoa que esteja disposta a começar uma maratona. Acesse o Portal, Podcast e redes sociais do Uma Série de Coisas neste link.

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Whitney Houston se torna a primeira artista negra a conseguir três discos de Diamante
música

Whitney Houston se torna a primeira artista negra a conseguir três discos de Diamante

Veja quem as celebridades apoiam nas eleições dos EUA
EUA

Veja quem as celebridades apoiam nas eleições dos EUA