'Há muito machismo na área', diz desenvolvedora de jogos

Amora Bettany, 30, acredita que o setor, apesar de estar se tornando mais democrático, ainda é excludente em relação às mulheres

Amora BettanyAmora Bettany - Foto: Reprodução/Twitter

O Pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera, recebe a partir desta quarta-feira (16) a exposição "A Era dos Games", que conta a história dos videogames e permite que os visitantes joguem cerca de 150 títulos.

Alguns deles foram desenvolvidos pela MiniBoss, estúdio independente criado pela dupla Pedro Medeiros, 30, e Amora Bettany, 30, que acredita que o setor, apesar de estar se tornando mais democrático, ainda é excludente em relação às mulheres.

"Há muito machismo, então os desafios acabam sendo os mesmos de qualquer outra área dominada por homens: ter que se provar o tempo todo e ter que conquistar um espaço que já é dos caras", comenta.

De acordo com a pesquisa Game Brasil 2016, o público feminino ultrapassou o masculino no mercado de videogames: elas já representam 52,6% dos jogadores brasileiros. Realizado pela agência de tecnologia Sioux em parceria com a Blend New Research e a ESPM, o estudo também mostra que, até 2015, os homens ainda eram maioria entre os gamers.

"Eu fico feliz de ver a força que estamos ganhando por estarmos nos unindo, nos ouvindo. Mas ainda falta muito para que as mulheres parem de ter receio de entrar nessa área." No caso de Amora, a entrada no universo dos videogames aconteceu por acaso: "Não foi uma decisão consciente. Na verdade, tento fazer jogos com amigos desde que era muito nova."

O hobby virou coisa séria quando ela encontrou Pedro, em 2010, e juntos começaram a desenvolver pequenos projetos, criando o selo MiniBoss, que tem no catálogo títulos como "Celeste", "Skytorn" e "TowerFall".

Leia também:
Taylor Swift vence processo por abuso sexual
Rayza Alcântara, atriz de 'Velho Chico', estreia peça no Recife
Livro traz radiografia do universo feminino nas artes visuais em Pernambuco


A exposição fica em cartaz até 12 de novembro, de terça a domingo, das 11h às 20h.

Veja também

Morre ator britânico Dave Prowse, que interpretou Darth Vader
Luto

Morre ator britânico Dave Prowse, que interpretou Darth Vader

Leda Nagle recebe alta após ser internada com Covid-19
Alta

Leda Nagle recebe alta após ser internada com Covid-19