'Hoje em dia não daria para escrever uma novela como Tieta', diz Aguinaldo Silva

Exibida em 1990 pela Globo, a novela foi uma adaptação do romance "Tieta do Agreste", de Jorge Amado

Aguinaldo Silva, autor de novelasAguinaldo Silva, autor de novelas - Foto: Reprodução/Instagram

O "politicamente correto" tem incomodado o autor Aguinaldo Silva. "Hoje em dia não daria para escrever uma novela como Tieta, por exemplo, porque foi uma novela libertária", disse.

Leia também
Globo volta atrás e renova contrato com autor de novelas Walther Negrão


Exibida em 1990 pela Globo, a novela, uma adaptação do romance "Tieta do Agreste", de Jorge Amado, contava a história de uma jovem que foi escorraçada da cidade pelo pai, irritado com o seu comportamento liberal.

"Não se pode mais fazer piadas nem usar certas palavras", completou Silva em entrevista a Luciana Gimenez no programa "Luciana By By Night", da RedeTV!
Mesmo assim, Silva ainda evita beijos entre casais homossexuais nos seus folhetins.

"Sou um pouco reticente a isso, sim, porque você tem que pensar que aquilo vai entrar na casa de pessoas que não são tão liberais quanto você. Tenho que escrever algo que não frustre os progressistas e que não choque os conservadores."

Ao programa, Aguinaldo afirmou que trabalha, em média, de 8 a 10 horas por dia no computador. Nesse tempo, afirma, consegue escrever 45 páginas de uma história, no mínimo. Sobre as inspirações, diz que "todo escritor tem o vício de observar as pessoas."

"Gosto das pessoas que vejo na rua e de ouvir histórias reais que me contam. É só acrescentar a tinta da ficção e aí fica bom."

Bailarino
Durante entrevista ao programa, Silva também falou sobre outra profissão que gostaria de seguir: a de bailarino.

"Sempre [gostei de dançar], era o meu primeiro sonho, mas eu morava no Recife e naquela época, década de 60, homem estudar ballet não podia", diz.

Viviane Araújo
"Lili Carabina", personagem que criou e que agora é interpretada por Viviane Araújo no teatro, também foi assunto da entrevista. "Agora ela é estrela e na minha próxima novela ela entra", diz. O "Luciana By By Night" vai ao ar às 22h30, pela RedeTV!.

Veja também

Camila Pitanga e filha testam positivo para malária
TV

Camila Pitanga e filha testam positivo para malária

Marília Mendonça se retratará sobre fala transfóbica em live: 'Passei o dia todo refletindo'
famosos

Marília Mendonça se retratará sobre fala transfóbica em live: 'Passei o dia todo refletindo'