Jonathas de Andrade leva sua "Caravana" para Petrolina

Exposição “Caravana do Homem do Nordeste” entra em cartaz nesta segunda-feira (19), no Sesc Petrolina, mostrando a cultura e as contradições da região

"O Levante", de Jonathas de Andrade, integra a 1ª Corrida de Carroças do Centro do Recife, de 2012"O Levante", de Jonathas de Andrade, integra a 1ª Corrida de Carroças do Centro do Recife, de 2012 - Foto: Jonathas de Andrade/Divulgação

A Caravana Museu Homem do Nordeste aporta, nesta segunda-feira (19), em Petrolina, e de lá segue para Garanhuns e Goiana, localizadas em diferentes regiões de Pernambuco. Para o artista plástico e multimídia Jonathas de Andrade, trata-se de "um projeto de celebração", que vem sendo produzido desde 2008, ao longo de várias exposições.

Aos 37 anos e atuando há 12 no ramo artístico, nos últimos seis anos Jonathas tem se dedicado a repensar a cultura de sua região de origem. Alagoano, ele vive no Recife há uma década e meia. De Pernambuco lançou-se para o mundo, expondo em vários estados brasileiros e em países como o México, o Egito, a França, a Coreia do Sul e os Estados Unidos.

De volta às suas raízes, ele preparou esta mostra tendo como foco questões urgentes como o trabalho, a educação e a disputa entre o urbano e o rural, "sensações ambíguas e complexas" que ele diz sempre ter tido vontade de compartilhar com o mesmo Nordeste que lhe inspira. Pegando emprestado o nome do museu pertencente à Fundação Joaquim Nabuco, Jonathas exercita o lúdico e a crítica em torno de aspectos da cultura nordestina - um exemplo é o fato do museu ser "do homem", explicitando o machismo recorrente na região.

As contradições e perversidades históricas são reveladas pelo artista, mesclando questões de raça e classe, disputas de poder e tensões sociais, resultando em obras como "1ª Corrida de Carroças do Centro do Recife/O Levante" (2012-2014), realizada na época em que este tipo de transporte estava proibido; ou "40 nego bom é um real", que traz a receita do doce em paralelo às histórias reais e fictícias dos funcionários de uma fábrica.

Jonathas de Andrade diz que este é um

Jonathas de Andrade diz que este é um "projeto de celebração" - Crédito: Loiro Cunha/Divulgação

Outra série bastante conhecida é "Cartazes para o Museu do Homem do Nordeste", que mistura o Brasil de ontem e de hoje e será exibida em formato inédito no Brasil, em tecido, conforme apresentado na Bienal de Dakar, no Senegal.

A exposição vai ocupar não apenas o Sesc de Petrolina, mas as ruas da cidade, por onde Jonathas adianta que vai espalhar "gigantografias" do tamanho de outdoors. Pela primeira vez, ele vai ampliar o conceito de sua obra, permitindo ao público criar cartazes interativos. "A pessoa pode mexer em moldes de letras e fazer selfies, postando nas redes sociais e criando seus próprios museus. Dá pra ter um Museu do Jonathas ou da Mariana, por exemplo", adianta. Para ele, essa é uma oportunidade de realizar um processo educativo e permitir um maior alcance de público, indo além daquele que já está acostumado a consumir arte contemporânea nas galerias.
Leia também:
'À Nordeste' traz amplitude de visões para exposição em cartaz em São Paulo
Exposição traz barroco visceral de Adriana Varejão para o Mamam
Amparo 60 traz exposição com Delson Uchôa e José Patrício


 Jonathas atualmente integra o acervo de museus importantes em todo o mundo, como o Tate Modern, de Londres; o Moma e o Guggenheim, de Nova Iorque; e o Georges Pompidou, em Paris. Formado em Comunicação Social e Direito e com interesse em fotografia e cinema, Jonathas reflete toda essa pluralidade em suas produções, sempre tendo como viés condutor a busca por sua identidade e das relações de poder entre as classes sociais que compõem o Brasil.

Serviço:

Exposição “Caravana do Homem do Nordeste”, de Jonathas de Andrade
Onde: Sesc Petrolina (Galeria de Artes Ana das Carrancas - Rua Dr. Pacífico da Luz, 618, Centro)
Quando: Abertura 19 de agosto, às 19h, com visita guiada com o artista. Em cartaz até 11 de outubro
Visitação: Terça a Sexta-feira das 8h às 20h. Sábado, das 16h às 20h.

Veja também

Mayra Cardi diz que se arrepende de expor traições de Arthur Aguiar
Famosos

Mayra Cardi diz que se arrepende de expor traições de Arthur Aguiar

Site traz mapeamento de artesãs têxteis em Pernambuco
Artesanato

Site traz mapeamento de artesãs têxteis em Pernambuco