Marcelo Mário de Melo enfrenta a adversidade com poesia em seu novo livro

Publicação 'Adversos resistentes' será lançada nesta sexta-feira, no Porto Digital, quando será realizado o Sarau da Liberdade

 Marcelo Melo manda recado para quem sente "medo e desencanto" com o Brasil atual Marcelo Melo manda recado para quem sente "medo e desencanto" com o Brasil atual - Foto: Kleyvson Santos/Folha de Pernambuco

O título é um trocadilho: "Adversos resistentes" remete a adversidade, a enfrentamento e a poesia. O novo livro de Marcelo Mário de Melo será lançado nesta sexta-feira (24), no Porto Digital, no Bairro do Recife, a partir das 19h. Nesta data, Marcelo comemora seus 75 anos de vida e 59 de atuação na esquerda (exercidos desde 1960, aos 16 anos).

"A maioria dos poemas foram escritos após o segundo turno da eleição de 2018, com o espírito de animar a resistência", explica o autor. Ele diz que, através da poesia, manda recados para as mulheres, os religiosos, as lideranças sindicais, a velha guarda da esquerda e as novas gerações - enfim, para todos que estão envolvidos com a liderança política e estão sentindo "medo e desencanto" com a situação do Brasil na era Bolsonaro.

 "Passo atrás/ somente / semente / ré / para / re / agir", convoca Marcelo, em "Recuo". À produção recente, ele juntou poemas antigos, que se alinham à temática da ditadura, dialogando e servindo de ponto de encontro com a militância dos anos anteriores e do momento atual. "É um livro contra o neoliberalismo, o neofascismo e o neomachismo", resume.

Leia também:
Poesia e política de A a Z em novo livro de Marcelo Mário de Melo
Seminário abre discussões sobre o experimentalismo na literatura
Três vezes poesia: lançamentos literários privilegiam o gênero no Recife

Com prefácio do cientista político Michel Zaidan, "Adversos resistentes" é dedicado a Rodrigo Celestino e José Bernardo da Silva, dois militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) da Paraíba que foram assassinados por pistoleiros encapuzados em oito de dezembro de 2018.

Em seus poemas, Marcelo também presta homenagens a guerreiros ilustres como a pintora e exilada Tereza Costa Rego e a médica e presa política Marta Teodósio, entre outros. São 90 páginas e 91 poemas, divididos em três capítulos: "Fios e Desafios", "O Fio da História" e "Desembaraçando os Fios". A capa, as ilustrações e a programação visual são de Romildo Araujo Lima, o Ral.

Serviço:
Lançamento do livro "Adversos resistentes"
(MMM Produtos Culturais, 90 págs., R$ 30) e realização do Sarau da Liberdade
Nesta sexta-feira (24), a partir das 19h
Porto Digital (rua do Apolo 235, Bairro do Recife)
Informações: 98151-1944 (whatsapp)/[email protected]

Veja também

Flay aposta em 'funknejo' em seu primeiro single em parceria com Jerry Smith
música

Flay aposta em 'funknejo' em seu primeiro single em parceria com Jerry Smith

Nathalia Dill comemora convite para ser jurada do Emmy Internacional: 'Uma honra'
Televisão

Nathalia Dill comemora convite para ser jurada do Emmy Internacional: 'Uma honra'