Marilena de Castro, médica e escritora, lança o livro "O passado é noite"

Dividida em três partes, obra reúne poesias que falam sobre a fluência do tempo

Marilena de Castro, escritora Marilena de Castro, escritora  - Foto: Divulgação

Carioca radicada no Recife, a médica e escritora Marilena de Castro volta a imergir no universo literário. Seu segundo livro de poesia, "O passado é noite" (Editora Mondrongo, 64 páginas, R$ 30), ganha lançamento nesta quinta-feira (23), às 20h, no Centro Cultural Raimundo Carrero, no bairro do Espinheiro. Durante o evento, a atriz Fabiana Pirro comanda um recital.

Leia também:
Livro 'A Pequena Prisão' tem lançamento duplo e com roda de conversas
Vladimir Carvalho lança livro 'Fogo de Monturo e Outras Fumaças'
José Almino de Alencar e Aluízio Falcão se encontram para o lançamento dos seus livros


"Esses poemas que coloquei no livro eu já os tinha guardados há algum tempo. Consultei outras pessoas, que me incentivaram a publicá-los. Então, resolvi lançar o livro", conta Marilena, que, em 2004, publicou "A outra face", sua primeira coletânea de poemas. Ao longo dos versos deste novo trabalho, a autora faz reflexões sobre a fluidez dos dias.

"Nós seres humanos não sabemos de onde viemos e nem para onde vamos. Em muitos dos textos, escrevi sobre o tempo que vai e não volta mais. O título vem dessa ideia de que o passado, tanto quanto o futuro, é um ponto cego para nós todos", explica. A publicação é dividida em três partes. A primeira faz referências ao mito grego das Moiras, o segundo remete ao pensamento do filósofo francês Gaston Bachelard e o terceiro é inspirado na mitologia germânica. O escritor Marcelino Freire assina o prefácio do livro.

Casada há 17 anos com o também escritor Raimundo Carrero, Marilena divide seu tempo entre a medicina e a literatura. "Gosto muito da minha profissão. Na verdade, a medicina é uma fonte inesgotável de inspiração para mim", defende.

Serviço
Lançamento do livro "O passado é noite", de Marilena de Castro
Nesta quinta-feira (23), às 20h
No Centro Cultural Raimundo Carrero (Av. João de Barros, 1468, Galeria Alameda João de Barros, Espinheiro)

Veja também

Cartunista Laerte Coutinho é internada em UTI por Covid-19
Covid-19

Cartunista Laerte Coutinho é internada em UTI por Covid-19

Arte Plural Galeria abre mostra coletiva 'Contemplação'
Artes Visuais

Arte Plural Galeria abre mostra coletiva 'Contemplação'