Mestre Gennaro recebe título de cidadão pernambucano

A entrega será hoje, às 18h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe)

O forrozeiro integra a segunda geração do Trio Nordestino.O forrozeiro integra a segunda geração do Trio Nordestino. - Foto: Divulgação

Considerado o maior sanfoneiro vivo da geração do forró pé de serra, Mestre Gennaro recebe o título de cidadão pernambucano, por proposição do deputado Paulo Dutra (PSB), hoje, em solenidade às 18h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Antes, no entanto, o músico e o parlamentar serão recebidos pelo governador Paulo Câmara no Palácio das Princesas, às 17h.

De acordo com sanfoneiro, a representação vem como forma ímpar de reconhecimento. "Talvez seja para mim a coisa mais importante da minha vida como artista e também cidadão. Isso é sinônimo de importância para o forró e cultura regional. Além de gerar aproximação do artista com legislativo", destacou em conversa com a Folha de Pernambuco.

Leia também:
Tiago Iorc anuncia turnê após passar mais de um ano 'sumido'
Virtuosi movimenta Gravatá com democratização da música clássica 

 

Paulo Dutra teve a sua proposta aprovada por unanimidade na Alepe. O deputado reafirma a importância do sanfoneiro para Pernambuco: “Como forrozeiro que sou, já conhecia o trabalho do mestre Gennaro. Foi através de um amigo em comum que tive a ideia de homenagear ao ver a importância dele para o Nordeste. Há mais de 25 anos em Pernambuco, Gennaro representa isso e muito mais”.

História
Ao lembrar da sua trajetória, Gennaro destaca a migração para o Rio de Janeiro, aos 13 anos, com os pais. "Toda minha formação humana e artística aconteceu lá, mas foi com quando entrei no Trio Nordestino e passei a vir várias vezes para o Recife. Foi amor à primeira vista. Quando nasci, a cegonha errou o estado ou ela vinha me trazendo do sul pra cá, mas cansou e me deixou em Alagoas (risos)”, brinca. Hoje, com quase cinquenta anos de carreira, Gennaro brilha na segunda geração do Trio Nordestino e é sinônimo de participação ativa na geração forrozeira dos anos 1970. Nomes como Luiz Gonzanga e Dominguinhos foram grandes inspirações da sua trajetória musical.
 

 

Veja também

Justiça manda ex-sócios da Boate Kiss ressarcirem INSS em R$ 93 mil
notícias

Justiça manda ex-sócios da Boate Kiss ressarcirem INSS em R$ 93 mil

Brasil registra 23.227 novos casos e 661 mortes pela Covid-19 nas últimas 24h
Coronavírus

Brasil registra 23.227 novos casos e 661 mortes pela Covid-19 nas últimas 24h