Ministro faz discurso contra Raduan Nassar no Prêmio Camões

"Quem dá prêmio a adversário político não é a ditadura!", afirmou Roberto Freire

Ministro da Cultura, Roberto FreireMinistro da Cultura, Roberto Freire - Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco

Quando Raduan Nassar chegou ao Museu Lasar Segall, na manhã desta sexta-feira (17), para receber o Prêmio Camões, o autor ganhou um abraço do editor Luiz Schwarcz, que disse:

"Raduan, chegou o dia! Vai passar rápido!", riu Schwarcz.

Mas devem ter sido longos minutos para Raduan. Pelo visto prevendo que o autor de "Lavoura Arcaica" faria um contundente discurso sobre o governo de Michel Temer, o Ministério da Cultura inverteu a ordem tradicional da cerimônia. Em vez de falar por último, Raduan falou primeiro.

Isso permitiu que o ministro Roberto Freire falasse por último, causando constrangimento geral com uma resposta agressiva à Raduan, que acusou o governo de golpista.

O ministro sugeriu que o escritor não deveria aceitar o prêmio.

"É um adversário recebendo um prêmio e um governo que ele considera ilegítimo", disse Freire, debaixo de vaias e gritos da plateia.

"Quem dá prêmio a adversário político não é a ditadura!"

O Camões foi concedido a Raduan 17 dias depois de Dilma ser afastada, quando o processo de impeachment foi aberto, em maio do ano passado.

Em seu discurso, além de acusar o governo de golpista, Raduan criticou a nomeação de Alexandre de Moraes para o STF, a prisão recente de Guilherme Boulos e a diplomacia de Temer.

"Mesmo de exceção, o governo que está aí foi posto, e continua amparado pelo Ministério Público e, de resto, pelo Supremo Tribunal Federal", afirmou o autor, criticando ainda a decisão do STF que permitiu a Moreira Franco virar ministro.

"Em sua decisão, o ministro [Celso de Mello] acrescentou um elogio superlativo a Gilmar Mendes por ter barrado Lula para a Casa Civil. Dois pesos e duas medidas."
Raduan ainda elogiou a ex-presidente Dilma, a quem chamou de íntegra. "Não há como ficar calado", concluiu.

Veja também

Belutti diz ser desengonçado antes de estreia no Dança dos Famosos
Televisão

Belutti diz ser desengonçado antes de estreia no Dança dos Famosos

Compadre de Jojo Todynho é assassinado no Rio de Janeiro
Violência

Compadre de Jojo Todynho é assassinado no Rio de Janeiro