O que a nudez desperta: clipe de Clarice Falcão, provocou polêmicas e retirada do YouTube

Imagens de genitais na produção do audiovisual “Eu escolhi você” tinha sido marcado com restrição de idade

Com o tema “Inovar para as Pessoas”, o Seminário dos marcou também o lançamento da XIII Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais da América LatinaCom o tema “Inovar para as Pessoas”, o Seminário dos marcou também o lançamento da XIII Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais da América Latina - Foto: Hélia Sheppa/SEI

Conhecida pela irreverência, cada vez mais engajada, a cantora recifense Clarice Falcão virou o principal assunto da internet por conta do clipe da música “Eu escolhi você”, lançado na última terça-feira (20) no YouTube. O vídeo mostra as genitais de várias pessoas, entre homens e mulheres, dançando ao som da música que fala com bom humor de um casal que se formou por falta de alternativas.

Embora o clipe tenha sido marcado com restrição de idade (acima de 18 anos) e apresentar nudez não sexualizada, que é permitida no site, o YouTube tirou o vídeo do ar algumas horas após a postagem, provavelmente por conta da denúncia de usuários da rede. “O que é mais chocante: pessoas terem genitais ou pessoas terem ódio de genitais?”, ironizou a compositora na sua conta do Twitter, sobre a repercussão do clipe, que foi posteriormente disponibilizado no Vimeo.

Nos sites de relacionamento, o vídeo dividiu as opiniões dos internautas. “Cara, pra que isso? Não tem lógica, não tem arte, não tem nada... Vocês se queimou com esse clipe”, comentou um usuário do Facebook na página da cantora. “’Nossa, o clipe da Clarice Falcão era para estar no xvideos’. Gente, se vocês acham que aquilo é sexo vocês estão transando errado”, defendeu outro, no Twitter.

Consciente de que o conteúdo causaria polêmica, Clarice brincou no Twitter poucos minutos depois de divulgar o material. “Se não for pra causar melhor nem lançar nada”, disse ela que, segunda a assessoria, postou o vídeo e viajou de férias para fora do Brasil logo em seguida, de modo que não poderia se comunicar com Imprensa nacional.

Depois do clipe de “Survivor”, que traz uma versão mais enxuta da música original do grupo Destiny’s Child, a cantora tem se aproximado cada vez mais dos temas caros ao feminismo. Ao trazer pessoas comuns dançando peladas, tudo indica que a cantora buscava despadronizar o belo e quebrar a sexualização dos corpos.

“Eu Escolhi Você” é o segundo single do álbum “Problema Meu”, lançado no início deste ano. O disco é segundo trabalho musical da carreira da artista, atualmente radicada no Rio de Janeiro, e teve sua turnê iniciada em março, no Recife. Sucessor de “Monomania”, de 2013, o álbum traz uma Clarice mais madura temática e esteticamente, mas sem perder a cômica inocência para abordar temas cotidianos.

Veja também

Morre ator britânico Dave Prowse, que interpretou Darth Vader
Luto

Morre ator britânico Dave Prowse, que interpretou Darth Vader

Leda Nagle recebe alta após ser internada com Covid-19
Alta

Leda Nagle recebe alta após ser internada com Covid-19