Obras inspiradas nas forças da natureza, em exposição na Caixa Cultural

'Cultura Insônia', do artista Tomaz Viana, o Toz, fica em exposição a partir do próximo dia 20 de dezembro; o acesso é gratuito.

Mostra Cultura InsôniaMostra Cultura Insônia - Foto: Divulgação/Rogério Resende

Uma civilização imaginária, representada por figuras míticas, inspiradas nas forças da natureza, dão o tom para a exposição "Cultura Insônia", do artista urbano Tomaz Viana, o Toz – que criou em 2010 o personagem que se tornaria um dos mais significativos entre suas obras: Insônia, uma entidade noturna e onipresente.

A mostra, gratuita, fica em cartaz na Caixa Cultural Recife – localizada no Marco Zero, Bairro do Recife – a partir do próximo dia 20 de dezembro e segue até 17 de fevereiro de 2019. A abertura contará com a presença do artista, ocasião em que também será lançado o catálogo, com visita guiada junto ao público.

Leia também:
Sinagoga abriga exposição sobre sionismo no Festival de Cultura Judaica
Raimundo Carrero ganha megaexposição comemorativa de seus 70 anos
Exposição reúne obras do artista Jota Zer0ff


Entre os trabalhos apresentados na mostra, alguns deles são inéditos. Além disso o público poderá conferir telas e esculturas de materiais diversos, intervenções no espaço expográfico repleto de manequins com pinturas e figurinos especialmente criados pelo artista e sua equipe, além de duas instalações, sendo uma delas interativa.

Peças Exclusivas
Para a mostra no Recife foi criado um conjunto de esculturas intituladas "Herança cósmica", que traz uma série pensada com o intuito de demonstrar a resistência da Cultura Insonia e sua travessia no tempo, desde as primeiras civilizações, e homenagear a própria construção arquitetônica da Galeria 1 da Caixa Cultural, de estilo neoclássico e integrada a um sítio arqueológico, propondo um diálogo atemporal e um tributo à herança ancestral de todos os povos.

A exposição também abordará temáticas como tolerância, diversidade, desigualdade, pertencimento, sincretismo, ressignificação, afetividade, memória e ancestralidade.

Serviço:
Exposição "Toz - Cultura Insônia"
Caixa Cultural Recife, de 20 de dezembro a 17 de fevereiro, de terça a sábado, das 10h às 20h e aos domingos, das 10h às 17h
Acesso gratuito
avenida Alfredo Lisboa, 505, Praça do Marco Zero, Bairro do Recife
Informações: (81) 3425-1915

Veja também

Após desfalcar The Voice Kids, Claudia Leitte volta como jurada em versão sênior do programa
disputa musical

Após desfalcar The Voice Kids, Claudia Leitte volta como jurada em versão sênior do programa

Com A Fazenda, Record fica à frente da Globo pela terceira vez em uma semana
televisão

Com A Fazenda, Record fica à frente da Globo pela terceira vez em uma semana