Passa Disco faz festa para comemorar 15 anos em defesa da boa música pernambucana

Loja Passa Disco, no Espinheiro, celebra aniversário lançando coletânea com a participação de artistas da nova cena pernambucana, nesta quarta-feira (28)

Há 15 anos, Fábio Cabral divulga a música pernambucana através da Passa DiscoHá 15 anos, Fábio Cabral divulga a música pernambucana através da Passa Disco - Foto: Alfeu Tavares/Arquivo Folha

"Somos aliados da resistência musical", resume o músico Jáder Cabral. A fala se refere à loja Passa Disco, que ele viu nascer quando era um menino de onze anos e que comemora uma década e meia de existência.

Criada de maneira despretensiosa por Fábio, pai de Jáder, a "Passa", como é carinhosamente conhecida, celebra nesta quarta-feira (28) seus quinze anos com o lançamento da coletânea "Arrisque!" e pocket-shows de vários artistas - do próprio Jáder, que integra o Projeto Sal, a gente como Romero Ferro, Juliano Holanda, Lucas dos Prazeres, Sofia Freire, Tonfil, André Macambira e vários outros.

Leia também:
Passa Disco muda de endereço e reabre com show em galeria no Espinheiro
Marco Polo Guimarães e Geraldo Maia lançam livros na Passa Disco

"A gente vai fazendo e não percebe. Esta semana, fui contabilizar e sei que foram quase 200 discos lançados em nosso espaço, incluindo oito coletâneas próprias", comemora Fábio Cabral, que confessa estar "meio aéreo de tanta emoção".

O empresário diz que não tinha noção de quanto tempo seu negócio iria durar, quando abriu a primeira sede da loja, próximo ao Sítio da Trindade. Em meio às críticas e ao pessimismo de quem desde então prevê o fim dos discos, Fábio persiste em seu trabalho de trazer música de qualidade para os locais e divulgar a produção pernambucana para o Brasil e para o mundo.

A festa tem entrada gratuita e é um tributo feito por quem acredita na boa música. O novo álbum, por exemplo, foi feito "na brodagem", de forma voluntária. Os artistas tocaram de graça, cedendo faixas para que o projeto pudesse ser viabilizado, e vão tocar também sem receber cachê, por entenderem a importância da Passa Disco como um espaço estratégico de divulgação.

Em paralelo ao lançamento, o artista plástico João Lin vai expor os desenhos que criou para o projeto gráfico da coletânea, trazendo também uma coleção de camisetas e ecobags que serão comercializadas na Passa.

Ícone da cultura pernambucana desde os anos 1990, quando desfilava por todo o Recife na companhia de seu falecido irmão Abrahão, Joel Datz (mais conhecido como "Irmão Evento") será homenageado e empossado na Academia Passa Disco da Música Nordestina, tendo escolhido como patrono o maestro e compositor Nelson Ferreira. "Joel sempre esteve presente em nossos eventos, e é uma pessoa que aprecia e propaga a nossa cultura. Nada mais justo que reconhecer isso", aponta Fábio.

Serviço:

Lançamento da coletânea "Arrisque!" e comemoração dos 15 anos da Passa Disco
Nesta quarta-feira (28), a partir das 20h
Galeria Hora Center (rua da Hora, 345 - Espinheiro)
Entrada gratuita para o evento
Preço do disco: R$ 19,90

Veja também

Irmão de Julio Andrade vai fazer papel do jovem Evandro em especial de 'Sob Pressão'
televisão

Irmão de Julio Andrade vai fazer papel do jovem Evandro em especial de 'Sob Pressão'

Tatá Werneck diz que vai providenciar irmão para a filha Maria Clara
Celebridades

Tatá Werneck diz que vai providenciar irmão para a filha Maria Clara