Roma se diverte com sua árvore de Natal 'pelada'

Prefeitura da cidade na Itália abrirá investigações para determinar as causas da "morte" prematura do pinheiro

Árvore enquanto ainda não havia murchadoÁrvore enquanto ainda não havia murchado - Foto: Alberto Pizzoli/AFP

Criticada, dada como morta, "a pelada" árvore de Natal de Roma murchou antes de 25 de dezembro e se tornou motivo de piada entre os internautas. Diante da situação, a prefeita da capital decidiu abrir uma investigação para determinar as causas da "morte" prematura do pinheiro.

"Lidamos com a situação com um sorriso no rosto. De toda forma, abrimos uma investigação interna para saber o motivo de ter secado e pediremos uma indenização. Continua onde estava, nos afeiçoamos a ele", assegurou nesta quinta-feira a prefeita, Virgina Raggi, à margem da inauguração do presépio de Roma na praça de Espanha.

Programado para permanecer ao menos um mês na cêntrica Piazza Venezia, o pinheiro de 25 metros rapidamente ficou frágil e com as folhas secas, se tornando alvo de piadas e comentários amargos nas redes sociais, que o batizaram de "Spelacchio", "o pelado".

Leia também:
Festas antes do Natal também celebram a data
Cantata natalina no Instituto Ricardo Brennand
As confraternizações de Natal


"É a metáfora da capital", tuitou um usuário, enquanto outro se perguntava: "a que horas abre a capela queimada?". Nesta quinta-feira, um grupo de jovens vestidos com jalecos brancos foi até "a cena do crime" para determinar quem o matou.

Para alguns "a agonia do pinheiro" representa a criticada gestão da prefeita Raggi, do Movimento 5 Estrelas, eleita em junho de 2016 como representante da formação antissistema. "A árvore durou o mesmo tempo que os assessores da prefeita", brincou outro usuário, referindo-se aos vários colaboradores que passaram pela prefeitura.

"Na Rússia batizaram nosso pinheiro de 'escova de vaso sanitário'", fez piada o jornal Il Messaggero. Segundo o jornal, o pinheiro secou porque foi parcialmente coberto durante seu transporte da floresta de Dolomitas, no norte do país. "É vendido vivo ou morto por 48.000 euros", sustenta o jornal se referindo ao seu custo.

Veja também

Morre ator britânico Dave Prowse, que interpretou Darth Vader
Luto

Morre ator britânico Dave Prowse, que interpretou Darth Vader

Leda Nagle recebe alta após ser internada com Covid-19
Alta

Leda Nagle recebe alta após ser internada com Covid-19