Virtuosi movimenta Gravatá com democratização da música clássica

O festival vive a sua 11ª edição desta sexta-feira (2) até o dia 9, com apresentações gratuitas na Igreja Matriz de Sant'Ana

Ilya Ramlav Ilya Ramlav  - Foto: Divulgação

Ana Lúcia Altino e Rafael Garcia são incansáveis quando se fala em democratizar a música clássica. A pianista e o maestro, casados há 52 anos, firmam parceria também na arte. O 11º Festival Virtuosi, do qual são diretores, começa nesta sexta-feira (2), às 20h, na Igreja Matriz de Sant'Ana, em Gravatá. Não há como negar: o evento ganhou corpo e figura na lista dos principais do País. A programação da noite de abertura inclui apresentação inédita do Coro de Câmara de Campina Grande, sob regência do suíço Vladimir Silva e participação do grupo Iamaká, da UFPB. Juntos, executarão o "Requiem dos Oprimidos", do compositor paraibano Eli-Eri Moura, em reverência a Jackson do Pandeiro, uma vez que, este ano, é celebrado o centenário de nascimento do músico.

 

Ana Lúcia e Rafael Garcia estão empenhados em mais uma edição do Virtuosi

Ana Lúcia e Rafael Garcia estão empenhados em mais uma edição do Virtuosi - Crédito: Flora Pimentel/Divulgação

 

Serão sete dias de programação intensa, até o dia 9 de agosto, totalmente gratuita. Nomes da música de todo o mundo participam do festival. A maior professora de violino do País, Elisa Fukuda, que mora em São Paulo; o pianista russo Ilya Ramlav, o uruguaio Nicolas Giordano, o búlgaro Stanimir Tororov, e mais uma lista extensa. A grande festa musical atua não só entretendo, mas formando, vertente das mais importantes para Ana. "São 24 estudantes que estão participando, de Pernambuco, São Paulo, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Formam uma orquestra que fará o encerramento. Eles têm aulas todos os dias com esses professores e artistas", explica.

Se para a grande massa a música clássica parece longe, pouco acessível, o Virtuosi é a oportunidade para conhecer e se encantar. "É distante porque existe pouco investimento. Quando a gente faz Gravatá ou Garanhuns, sempre está cheio. Existe uma demanda, vontade, gente para assistir", garante a pianista, que fala do evento mesmo como um filho gestado. Com carinho. Apego. Uma beleza somente traduzida através dos concertos.

O grupo Iamaká se apresenta na abertura, nesta sexta (2)

O grupo Iamaká se apresenta na abertura, nesta sexta (2) - Crédito: Divulgação

A expectativa é de que passem por dia pela Matriz de Sant'Ana cerca de 1200 pessoas, contando com as que assistem de dentro da igreja e com aquelas que apreciam através dos telões instalados do lado de fora. "Nós somos um pouco conservadores quanto à estrutura, porque não temos tantos recursos para criar coisas novas", esclarece Ana.

Enquanto diretor musical do evento, o maestro Rafael Garcia também está empenhado e focado em mais uma edição. Confia na boa qualidade do festival, à qual, segundo ele, "o público já se acostumou". Tanto que é comum Rafael sair pelo Recife e responder a perguntas sobre o evento. "As pessoas voltam, querem", confirma. 

 

PROGRAMAÇÃO
Igreja Matriz de Sant'Ana (Gravatá)


DE 2 a 9 de agosto de 2019



SEXTA-FEIRA (02/08) - 20h

Requiem dos Oprimidos

CORO DE CAMARA DE CAMPINA GRANDE

IAMAKÁ

VLADIMIR SILVA, regente


SÁBADO (03/08)

11h - Música Medieval & Renascentista

IAMAKÁ


20h - Mozart, Liszt & Rachmaninov

ILYA RAMLAV, piano


SEGUNDA-FEIRA (05/08) - 20h


A Nova Geração

Gilson Filho, violino

Luis Felipe Oliveira, piano


TERÇA-FEIRA (06|08) - 20h

Schubert, Mozart & Guarnieri

ELISA FUKUDA, violino

VERA ASTRACHAN, piano


QUARTA-FEIRA (07|08) - 20h

Schumann & Rachmaninov

NICOLAS GIORDANO, violino

STANIMIR TODOROV, cello

ILYA RAMLAV, piano


QUINTA-FEIRA (08|08) - 20h

Beethoven, Brahms & Chopin

LUIS FELIPE OLIVIERA, piano


SEXTA-FEIRA (09/08) - 20h

ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO

Nicolas Giordano,Taís Gomes, Stanimir Todorov

& Elisa Fukuda

RAFAEL GARCIA, regente  

Veja também

SP terá estátua de Tebas, o homem escravizado que comprou sua liberdade como arquiteto
Arte

SP terá estátua de Tebas, o homem escravizado que comprou sua liberdade como arquiteto

Zé Neto compartilha foto sem camisa e mostra perda de peso
famosos

Zé Neto compartilha foto sem camisa e mostra perda de peso