Aplicativo promete agilizar atendimento em hospitais

Check-in da Saúde, desenvolvido pela empresa MV, espera reduzir em até 80% o tempo de espera nas unidades de saúde

O novo app ajuda o paciente a encontrar atendimento hospitalar de urgência O novo app ajuda o paciente a encontrar atendimento hospitalar de urgência  - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Nos aeroportos, o check-in online é uma prática corriqueira para quem viaja, para evitar filas e economizar tempo antes do voo. Pensando nisso, a MV, empresa que desenvolve softwares de gestão e saúde, criou o Check-in da Saúde, um recurso voltado para pessoas que buscam atendimento em hospitais, com o objetivo de agilizar os processos relacionados a cadastro de pacientes, reduzindo em até 80% o tempo de espera para o atendimento.

Anualmente a empresa investe cerca de R$ 50 milhões em inovação tecnológica, estando o aplicativo dentro desse investimento. A tecnologia da MV é cedida a instituições de saúde que tem a flexibilidade de aplica-lá ao seu modelo de negócio com o objetivo de agilizar os serviços prestados. O aplicativo já está sendo usado na urgência do Hospital LeForte, em São Paulo. 


Leia também:
'Unicórnios' invadem o mundo dos negócios
No Estado, aposta de US$ 1 bi é da startup In Loco

A ideia do recurso surgiu em 2016, a partir de pesquisas para identificação de soluções a serem criadas, com o objetivo de garantir o atendimento para as pessoas, com a consequente redução do tempo de espera, propiciando um aumento no fluxo de atendimento.

O aplicativo - feito pelo Núcleo de Inovação da empresa em Recife - possibilita ao usuário já cadastrado no programa uma procura por um hospital de urgência, disponibilizando uma lista de centros de saúde próximos de sua localização. O sistema informa o tempo de espera para atendimento em cada unidade, ficando a cargo da pessoa a escolha pelo local desejado. No programa, é necessário informar ainda a sua queixa principal, e selecionar o plano de saúde já cadastrado, que irá autorizar o seu atendimento, finalizando o seu check-in online.

Segundo o diretor do Núcleo de Inovação da MV, Emerson Zarour, o recurso possibilita uma maior duração da consulta, evitando que o paciente perca tempo com confirmação de dados na recepção. “Ele foi criado para cuidar da jornada do paciente, desde que localiza a unidade, até a realização de todo o atendimento. Em uma primeira visita, você reduz em quase 80% o tempo da sua consulta”, destacou.

O diretor explicou ainda que o sistema realiza operações automáticas e armazena em uma nuvem informações sobre a consulta. “O sistema responde diversas perguntas, e cuida de entrar em contato com o plano de saúde. Chegando ao local você só confere os dados e apresenta a tela do aplicativo. Após a consulta, sai com dados sobre o atendimento, registrado na nuvem pelo aplicativo para acesso do paciente, e até mesmo do médico, se for autorizado”, disse Zarour.

Além de consultas médicas de urgência, o Check-in da Saúde oferece ainda a possibilidade de agendamento de consultas e exames, podendo ser utilizado em clínicas e laboratórios, onde o usuário realiza processo semelhante ao de consulta de urgência.

Veja também

Confiança na economia é central para superar crise da Covid-19, diz Davos
Economia

Confiança na economia é central para superar Covid-19, diz Davos

Grupo farmacêutico Roche anuncia fechamento de fábrica no Brasil
Medicamentos

Grupo farmacêutico Roche anuncia fechamento de fábrica no Brasil