Apple superou Samsung em vendas no último trimestre de 2017

Empresa assumiu a liderança com 77,3 milhões de iPhones vendidos, o que representou 19,2% do mercado

iPhone 8iPhone 8 - Foto: Reprodução/Internet

A Apple superou a Samsung no quatro trimestre de 2017 como maior vendedor de smartphones em um mercado mundial minguante, segundo estudo publicado nesta sexta-feira.  A empresa assumiu a liderança com 77,3 milhões de iPhones vendidos, o que representou 19,2% do mercado, de acordo com a empresa IDC.

Apesar das vendas da empresa terem caído 1,3% em relação ao ano anterior, conseguiu superar a Samsung, que vendeu 74,1 milhões de dispositivos, 18,4% do mercado.  As chinesas Huawei, Xiaomi e Oppo ficaram em terceiro, quarto e quinto lugares, com 10,2%, 7% e 6,8% do mercado, respectivamente.

Leia também:
Apple, interrogada por agências dos EUA por tornar iPhones mais lentos
ONGs francesas denunciam Samsung por violações de direitos


Segundo o estudo, as vendas de smartphones caíram 6,3%, com 403,5 milhões de dispositivos em todo o mundo.  Os dados indicam, segundo a IDC, que os consumidores não têm pressa de renovar seus smartphones com as novidades oferecidas por Apple e Samsung.

Os últimos dispositivos "mostraram que são mais artigos de luxo que necessidades", apontou Anthony Scarsella, investigador do IDC. Jitesh Ubrani, analista da firma, disse que enquanto as grandes empresas ampliaram sua oferta, "as empresas fora do top cinco enfrentam dificuldades para manter o impulso".

A Apple registrou 20,1 bilhões de dólares em lucros no quarto trimestre do ano passado. A Samsung, que registrou uma queda de 4,4% no quarto trimestre de 2017, se manteve como o maior vendedor de smartphones em todo o ano, com 21,6% do mercado, contra 14,7% da Apple, destacou a empresa.

A venda de smartphones caiu 0,1% no ano passado, totalizando 1,47 bilhão de dispositivos, segundo o relatório.

Veja também

Funcionários tentam derrubar MP que permite privatização de subsidiárias da Caixa
governo

Funcionários tentam derrubar MP que permite privatização de subsidiárias da Caixa

Retorno da Feira da Sulanca de Caruaru contou com fiscalização, testagem e distribuição de EPI
Caruaru

Retorno da Feira da Sulanca de Caruaru contou com fiscalização, testagem e distribuição de EPI