Avianca cancela voos em Pernambuco, mas não impacta na movimentação de turistas

Associação Brasileira dos Agentes de Viagens de Pernambuco (Abav-PE) acredita que o cancelamento dos voos da Avianca não deve afetar a chegada de turistas

AviancaAvianca - Foto: Divulgação

Passando por um processo de recuperação judicial e com um número menor de aviões, a Avianca Brasil cancelou até o momento 305 voos em todo o País. A companhia terá que devolver oito aeronaves até a próxima segunda-feira (22), e terá a sua frota de aviões reduzidas, passando a ter apenas 17 em operação.

Só nos aeroportos do Recife e de Petrolina, a Avianca cancelou até o fechamento desta reportagem, quase 40 voos que partiriam da capital pernambucana para outros destinos e que chegariam à cidade, até a próxima segunda-feira.

A Avianca informou que não irá se pronunciar sobre o assunto, mas destacou em seu site que é possível ter acesso a uma lista que é atualizada constantemente com os voos cancelados pela companhia, e lamentou todos os problemas. Por meio de nota, a companhia aérea afirmou que caso o voo seja cancelado, o passageiro terá direito a reembolso e opções de reacomodação, e aconselha os seus clientes a chegarem com 4 horas de antecedência aos aeroportos.

Mesmo com os quase 40 voos cancelados no aeroporto do Recife pela companhia, a Associação Brasileira dos Agentes de Viagens de Pernambuco (Abav-PE) está otimista com a movimentação. Segundo o presidente, Marcos Teixeira, para viajar nesse período as pessoas se programam e não compram de última hora. “Isso não representa uma queda tão grande a essa altura do campeonato, não impacta muito, a programação da Semana Santa não se resolve próxima da data, as pessoas tem que se programar e se deixar para comprar perto da data ela vai pagar caro. Toda essa situação fez as pessoas se precaverem, e quem quiser vir para Recife já não conta com a Avianca”, disse.

Leia também:
Leilão de aeroportos mostra que país "voltou ao jogo", diz ministro
Anac fechará postos presenciais de atendimento em aeroportos

Marcos disse ainda que a expectativa com o feriado este ano é positiva, e acredita em uma movimentação maior do que a do ano passado nos aeroportos. “A ocupação e a expectativa para esse período é muito boa, com hotelaria bastante ocupada, com grupos vindos de fora. Esse ano a movimentação está melhor, cerca de 10% melhor do que o ano passado”, contou o presidente.

Apesar de terem voos cancelados pela Avianca, outras companhias aéreas anunciaram acréscimos de voos para o feriado da Semana Santa. A Gol foi uma delas, a empresa disponibiliza até a segunda-feira (22), 104 voos extras em todo o País, incluindo Recife, totalizando 17 mil assentos adicionais. Já a Azul, que mantém um hub na capital pernambucana, ampliou a sua malha aérea em 13 operações extras, totalizando 26 voos e 1.470 assentos extras.

Ocupação

E a movimentação positiva de turistas em Pernambuco se confirma. Segundo a Secretaria de Turismo do Estado cerca de 800 mil pessoas devem passar pelo Estado, e a ocupação hoteleira deve ser de 82%. De acordo com a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) a receita turística deve ficar em torno de R$ 512 milhões, que foi o mesmo número do ano passado.

Um dos pontos fortes do turismo nesta temporada da Semana Santa, segundo o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, é o turismo religioso, que faz com que as pessoas venham para o Estado. “Vamos receber turistas de todas as partes do Brasil e do mundo. O turismo religioso é um grande impulsionador de visitantes para o Estado nesta época. Vários municípios estão com a rede hoteleira praticamente lotada, como Triunfo, que já está com expectativa de 95% de ocupação”, disse.

Ainda segundo a Empetur, os turistas devem permanecer cerca de três dias no Estado. Entre as cidades que terão uma maior movimentação estão os municípios de Brejo da Madre de Deus, Caruaru e Gravatá, no Agreste Pernambucano, com uma ocupação de 95%, 93% e 92% na rede hoteleira, respectivamente.

Veja também

Cresce na Europa pressão contra produtos brasileiros
Negócios

Cresce na Europa pressão contra produtos brasileiros

Missa de Sétimo Dia de Luciano Fernandes de Albuquerque será nesta segunda
LUTO

Missa de Sétimo Dia de Luciano Fernandes de Albuquerque será nesta segunda