Câmara setorial do setor sucroalcooleiro será reinstalada na segunda-feira

Reunião ocorre na sede da Ad Diper, a partir das 16h, nesta segunda-feira (9). Encontro também terá palestra com engenheiro Luiz Otávio Koblitz

Renato Cunha, presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE)Renato Cunha, presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE) - Foto: Anderson Stevens

Com objetivo de dinamizar a agenda 2020 do setor sucroalcooleiro em Pernambuco, será reinstalada na próxima segunda, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Sucroalcooleiro. O encontro acontece a partir das 16h, no auditório da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Ad Diper), nas Graças.

Assim como em todas as Câmaras já instaladas, a do setor sucroalcooleiro conta em sua composição com componentes da iniciativa privada e governamental. Originalmente, integram a parte privada representantes do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE); Sindicato dos Cultivadores de Cana de Pernambuco (Sindicape); Associação dos Fornecedores de Cana (AFCP) e da Associação de Aguardente de Cana e Rapadura (Apar).

De acordo com o presidente do Sindaçúcar -PE, Renato Cunha, nesta reinstalação, membros de outras instituições foram convidados a integrar esse ambiente de discussão sobre temas ligados ao setor. “Membros da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Bongi; Porto de Suape e da Secretaria da Fazenda, além de outros serão convidados a participar dos encontros da Câmara”, destaca Renato Cunha.

Ainda segundo o presidente do Sindaçúcar-PE, nesse encontro, haverá inicialmente uma reunião de nivelamento para composição da diretoria da Câmara Setorial para que em seguida seja estabelecido o cronograma de reuniões para o próximo ano.

Leia também:
Fundaj firma acordo com com setor sucroalcooleiro
Produção de etanol em Pernambuco será de 420 milhões de litros

Representando o governo de Pernambuco, o evento conta com a presença de integrantes da Ad Diper, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sdec), além da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Como além de discutir estratégias para o setor, a Câmara setorial também é oportunidade para qualificação, a convite do Sindaçúcar-PE, o encontro será palco de palestra do engenheiro Luiz Otávio Koblitz. Na ocasião, ele fala sobre biomassa e florestas energéticas. “Entendemos que a câmara tem um papel relevante na medida em que reúne os componentes e fomenta discussão, inclusive, palestras, pesquisas e planejamento estratégico. Por isso, o Sindaçúcar sugeriu a presença de Koblitz, que desenvolve estudos científicos e práticos na área de cultivo de florestas energéticas com aproveitamento da biomassa para geração de energia elétrica, limpa, firme e distribuída, além da produção de pellets para melhoria do combustível ambiental”, destaca Cunha.

Veja também

Confira os novos horários de funcionamento dos shoppings da RMR
Reabertura

Confira os novos horários de funcionamento dos shoppings da RMR

Governo e Congresso negociam três propostas para Reforma Tributária
MUDANÇAS

Governo e Congresso negociam três propostas para Reforma Tributária